domingo, 31 de outubro de 2010

O BRASIL QUE ESCREVE

privacidadeoculta.blogspot.com

Já próximo de completar dois anos no Recanto das Letras e três anos com o meu blog Uaimundo, tenho escrito bastante, mas tenho lido muito mais. Quem me dera se minha capacidade entre ler e escrever se equiparasse em quantidade! Acho que já seria autor do zilhões de páginas. Mas isso não vem ao caso, é apenas um desejo de disputar comigo mesmo mais um desafio inalcançável. Se eu fosse topar a parada, Deus ia ter que me dar uma forcinha e dobrar a minha expectativa de vida. Se Ele me desse um sinal de pelo menos mais uns cinqüenta anos, eu ia fazer até um planejamento. Metade do meu tempo para leitura e a outra metade para a escrita. Que maravilha, não é mesmo? Sonhos não envelhecem e eu fico pedindo carona na juventude dos meus.

Andei fazendo umas estatísticas - mais no Recanto do que no blog e cheguei a um número aproximado de 20.000 autores fixos existentes ali. Levo em conta que entram cerca de 30 novos escritores todos os dias e chego a uma conclusão estimada que de norte a sul do Brasil se escreve muito. Isso é um dado tirado de apenas um site de literatura entre tantos que há por aí. Acho fabuloso. Mesmo que a maioria das pessoas diga que a sua atividade escrita seja apenas um passatempo sem compromisso editorial futuro, é de encher os olhos. Quem dera se proporcionalmente o restante do Brasil que não escreve, se dedicasse a ler. Seria a glória de um povo, a redenção revolucionária de uma nação. Do jeito que vão as coisas no campo educacional, estamos vendo que apenas a escolarização não tem sido suficiente. Ser escolarizado não significa ser bem formado, numa perspectiva mais holística. Só aproximamos de uma formação mais abrangente com acumulo de conhecimentos e leitura, muita leitura.

Eu bem que gostaria de solicitar aos responsáveis pelo Recanto que disponibilizassem mais uma aba na página inicial do site com a divisão de autores por estado. Quando visito as escrivaninhas dos iniciantes, fico prazerosamente espantado de ver que dos quatro cantos do país há gente participando. De lugares tão longínquos desde o Oiapoque, até o Chuí, cruzando com o Pantanal no lado oeste e toda a costa leste litorânea, vamos encontrar pessoas vinte e quatro horas por dia produzindo textos de prosa, poesia, acadêmicos, artigos, humor, mensagens, homenagens, cartas, letras de música e até livros virtuais inteiros. A qualidade é variada, cabendo a cada pessoa, autor ou visitante uma possibilidade de escolher entre os estilos, gêneros e o que mais lhe aprouver. Eu quero ufanar esse lado tão positivo do Brasil, que é fonte de inspiração para tantas críticas negativas por outras muitas mazelas que produz.
Um VIVA à palavra escrita.

21 comentários:

chica disse...

Que cada vez mais leiam por aqui! Acho que depende muito de incentivos também.Tenho um devorador de livros com apenas 8 anso aqui em casa...Isso é maravilhoso! Tomara o fututo seja de grandes leitores nesse Brasil, pelo menos isso...abração, chica

Unknown disse...

Tem selo de presente pra você em meu blog

umcoracaoqueama.blogspot.com

Zélia Guardiano disse...

Meu querido Cacá
Lindíssimo texto!
Fico emocionada: nem tudo está perdido.
Estou feliz porque você me lembra que sonhos não envelhecem.
E VIVA a palavra escrita!!!

Adh2BS disse...

Prezado companheiro das letraS!
"Sonhos não envelhecem e eu fico pedindo carona na juventude dos meus." Lindo isso, não precisamos dizer mais nada, você já disse tudo. Uma calorosa saudação a todos aqueles que, por esporte ou devoção, se aventuram no mundo de escrever.
Grande abraço,
Adh

Miriam de Sales disse...

Graças a Deus,amigo,estamos aumentando o nº de leitores e escritores.A internet alavancou esse comportamento,difícil antes dela,de despertar o desejo de escrever e facilitar a laitura;hoje já se baixam livros no Google Books,uma boa idéia para quem não pode adquirir muitos exemplares de livros diferentes.
E,vir aqui ,não precisa de plebiscito;o clique chega,naturalmente. bjs

shintoni disse...

Cacá:
Passei para agradecer sua participação no Tema do Mês do Duelos e dizer que seu texto já está postado.
Valeu mesmo!
Aproveitei para admirar seus posts.
Seu blog é ótimo!
Abração e ótima semana!

pensandoemfamilia disse...

Oi Caca
Temos muitos escritores e vc é wxcelente e com alma se poeta, linda esta frase "Sonhos não envelhecem e eu fico pedindo carona na juventude dos meus."
Bom domingo.

Diogo Didier disse...

Obrigado eplas palavras amigo. Concordo com vc, pois a lei do PL122/06 vai instaurar uma verdadeira caça as bruxas.

Mundando um pouco de assunto, eu também gosto muito de ler e escrever, mas confesso que escrever eu gosto bem mais. Se eu pudesso eu também pediria a Deus para prolongar a minha expectativa de vida só para ler e escrever sobre tantas coisas que a vida nos oferece.

Boa semana querido!
bjoxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Flor.MCecilia disse...

Maravilha ein?Cacá foi uma excelente pesquisa que tu fez..é um grande incentivo a outros jovens principalmente..Eu fico feliz de encontrar joven se dedicando a nossa literatura..
Parabéns.Bjuss\Mil\Flor*

Toninho disse...

Boa observação com olhos de lince Zé.O Recanto é mesmo algo interessante para analise e voce fez muito bem.Há um Brasil escrevendo e muito.Tenho tido grata satisfação de encontrado jovens escritores, o que enche os olhos mesmo.As vezes percebo um numero elevado dos estados do Sul, ou talvez uma coincidencia de troca de comentarios.Sua solicitação seria boa da nova aba.Acho posso ver se no motor de busca dentro do site é possivel filtrar.Acho que vivemos tal angustia do tempo nao permitir ler o quanto queriamos.Enfim é muito bom sentir este gosto pela leitura que aflora pelo país.Um abraço de paz.

Anônimo disse...

Através do Recanto das Letras, encontrei-o também aqui. Saudações!

Tatiana disse...

Oi Cacá!
Admiro demais os que como voce tem essa maravilhosa facilidade com as palavras!!!Com certeza a leitura fez a sua parte nessa conquista!!!
Parabens!!
Um dos meus desafios é conseguir fomentar esse costume nos meus adolescentes aqui em casa...uffa...tarefa ardua..rs!!
Bjs.

Mariana disse...

Eu adoro ler, fico fascinada dentro d um livraria oubiblioteca, apesa r q acho o preço mt alto.
incentivo a leitura neste país, não é o forte..
adoro passar aqui e ler-te

Carla Farinazzi disse...

Um VIVA à palavra escrita! E aqui, pelo visto, ela é da maior qualidade, Cacá...
Como disse a Zélia, nem tudo está perdido, afinal.

Beijos

Carla

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bem, eu sou uma devoradora de livros.A propósito, obrigada pela visita e pelo comentário deixado no meu post. penso que você está correto na sua linha de pensamento, mas a coisa é muito mais séria em alguns aspectos, como esssas esqueléticas que a gente vê no mundo da moda nos EUA. E muitas brasileiras se matando porque não conseguem se enfiar no tamanhoa de roupa que, naturalmente, não tem nada a ver com a gente. Mas vai fazer entender. Eu não gosto dos EUA.

Glorinha L de Lion disse...

Cacá, ótimo texto! Realmente concordo com tudo o que disse: gostaria de ter mais uns cinquenta anos para ler e escrever tudo o que desejo. E que bom que a escrita anda em alta em nosso país, embora por vezes, fique triste com a banalização e a proliferação de mediocridades. Mas no meio do joio há o trigo e trigo dourado, lindo, que merece ser lido e publicado. Infelizmente o mercado editorial no país se encolhe a cada dia. Mas novos escritores de qualidade surgindo, são sim, motivo de alegria e regozijo para todos.Viva a literatura, viva o amor pelas letras! Abraços,

lis disse...

Oi Cacá
Ler é bom demais , o Recanto é um ótimo caminho , já coloquei a sua página de lá nos meus favoritos pra ler cada palavrinha devagar , afinal são 275 crônicas ... que bom porque gosto mesmo Cacá. já escrever nao é meu forte ( nem sei se tenho forte rsrs)
Pior que sonhos nao envelhecem nao,a experiencia ajuda a controlá-los
senão fica difícil rs
abraços boa semana , vamos com Dilma mesmo rs!
que ela consiga se desviar dos maus
políticos e que faça bonito!
abraço

Thatica. disse...

Obrigada pelos recadinhos em meu blog.. sua opinião é muito importante para mim.

Legal seu post.. vc escreve muito bem!

beijo.

boutique de ideias disse...

Oi Cacá!!!!!! Que expectativa bacana essa sua, hein!!! Nao havia parado ainda para pensar a respeito, mas vc cogitou mesmo a possibilidade de escrever na medida que le?? Uauauuu, isso seria um sonho muito arrojado, a nao ser, que a pessoa leia pouquinho... aí tudo bem (o que nao vem ao caso). Falar em Recanto, tenho esquecido daquele espacinho tao especial, é mesmo inacreditável a quantidade de escritores iniciantes, amadores, profissionais, assíduos, pensadores.... tem tanta gente que escreve maravilhosamente, lastimável que nao tenham o espaco devido, a valorizacao, consideracao e terminem no anonimato....
Beijao grandaoooo pra vc!!!!!

Solange Maia disse...

Viva !!!

Cacá...
compartilho com você esse amor pela palavras escritas... e que nós, cada qual a seu modo, possamos espalhar esse bem querer....

beijo carinhoso e parabéns !

Elayne Aguiar disse...

HHUuuMMM...Bem, e eu achando que vc andava meio sumido do recanto..acho que a gente se entende melhor pelo blog! rsrsrsrss beijos!

Web Statistics