quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS



A simplicidade nos nossos dias está virando sinônimo de sofisticação. De tanto ler e ouvir que “no meu tempo tinha bom dia, como vai, obrigado, com licença, por favor, e outras generosidades e gentilezas tão comuns”, eu só tenho a agradecer a toda essa grande e grandiosa comunidade com a qual tenho tido o privilégio de conviver nos últimos quatro anos.  (Grande comunidade em números e grandiosa porque concordo com todas as afirmações anteriores que ela me proporciona).OBRIGADO A TODOS pela companhia, mesmo comigo meio ausente nos últimos meses da minha rotina quase diária de publicações e contatos tão caros para mim. Aproveito para desejar a todos ótimas festas, comemorações - seja lá como e com quem for - e também desejar ainda com a intensidade mais sincera (já que o mundo não vai mesmo acabar dia 21) que 2013 venha e permaneça saudável, fecundo, cheio de muita paz e muito bem a todos. Abraços.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RIR É O MELHOR REMÉDIO

imagem google

Hospitais: mais vale um preenchimento do que um procedimento

Ontem fui a um hospital, - no pronto socorro - para um atendimento, que se não tinha tanta urgência, também não era para tanta displicência. A atendente fez minha ficha. Dalí fui para o “acolhimento”. Muito simpática a senhora. Ela só estava com pressa porque tinha que fumar um cigarro (disse-me que estava precisando dar uma “vitamina para seu coração”). Eu fiquei imaginando qual vitamina iam dar ao meu, afinal, fui lá ver se estava tudo bem com ele. Aí, depois dela, num quase sim, fui para a triagem. O rapaz, muito solícito (mas louco de pressa para atender o próximo) fez outra ficha minha. Então pensei. Isso tudo vai lá para dentro e assim que o médico me chamar ela já terá uma anamnese completa de minha vida pregressa e atual. 

Depois de três horas, finalmente o médico me chamou, junto com mais seis pessoas e fomos para uma nova sala de espera. Ele foi “limpando a área”, liberando cada um que entrava em sua sala em menos de cinco minutos. Competente o cara – pensei eu. Isso foi até eu entrar lá, pois ele me perguntou tudo novamente, desde a primeira pergunta da primeira atendente, depois as da mulher do acolhimento e depois, as do rapaz da triagem e mais as dele como médico. (Engraçado é que ele conversava comigo sem sequer olhar na minha cara uma única vez, mas tudo bem - pensei, ele não deve ir com a cara de muita gente que entra em seu consultório).  A lógica é que eu saísse de lá tinindo de novo, afinal, tanta investigação costuma dar em bons diagnósticos e ótimas prescrições. De cara, já me mandou tomar um ansiolítico (rivotril). 

- Doutor, mas pra que rivotril? Eu durmo bem, sou calmo!
- É só pra “quebrar a ansiedade”, umas gotinhas apenas. E você fica lá na observação enquanto vou pedir ao pessoal para lhe fazer uns exames. Sua pressão está um pouco alta. 

Chego lá no “ponto dos aflitos”, que é o local onde ficam as pessoas em observação (umas 60 ao todo que eu contei), descobri a verdadeira causa da prescrição do rivotril. Era para eu dormir um tempo (apenas o necessário para ele atender a mais e mais pessoas que aguardavam lá fora).
Foi assim que descobri que minha saúde tava boa, meu coração tá ótimo , pois a situação era para me enfartar de raiva, fome e sede (depois de eu ter ficado lá na observação mesmo sem ser muito notado por alguém) durante mais de 12 horas e ter ido embora desistindo arrependido de ter saído de casa.

Não pensem que isso tudo foi atendimento do mal falado SUS. Foi particular.





sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MEMÓRIA E IDENTIDADE NACIONAL

Adicionar legenda
Está se tornando difícil falar em identidade nacional. Já passamos por tanta aculturação e massificação que considera-se coisa exótica tudo que seja genuinamente brasileiro.  Veja bem:

Produto importado sempre foi considerado melhor que o nacional

Programa televisivo americano sempre foi considerado melhor (senão não copiavam tanto)

Filme estrangeiro sempre foi considerado melhor

Dia das bruxas sempre teve mais valor do que o folclore nacional

Dia da bandeira quase ninguém tá nem aí

Dia do índio é considerado quase um favor

Independência é um feriado como outro qualquer

Dia do professor: ah, quanta saudade da louvação de significados que havia aos mestres!

Quem se lembra da Gurgel, única fábrica de carros 100% brasileira?

Nas ruas, pouco a pouco as camisas dos times Milan, Barcelona, Chelsea, Internacionale e outros vão tomando o lugar dos times brasileiros.

O recenseador do IBGE que esteve em minha casa me disse que a esmagadora maioria das pessoas por onde passou não se declara negra, a despeito das evidências.

Guaraná é uma planta nativa do Brasil e o refrigerante nem de longe é privilegiado como a Coca cola. Confesso que é difícil concorrer, mas não custa privilegiar o nosso tão bom guaraná.

Qual dos hinos a gente sabe a letra?
- De nossa cidade
- Do nosso estado
- Da bandeira
- Da independência
- Do hino nacional

Em minha opinião, um país só se torna uma grande nação se tiver, além da famigerada economia forte, valores que as pessoas se orgulhem deles. Não sou xenófobo nem nacionalista, mas essa tão propalada globalização se resume a aspectos econômicos. Basta tentar entrar num país qualquer como se estivesse andando nas ruas do Brasil, mesmo sendo a pessoa bem intencionada ou turista. Integração é uma coisa, dominação é outra muito diferente - e nefasta.

domingo, 2 de setembro de 2012

50 ANOS

EU E A KOMBI*









Meu maior consolo é que a Kombi é mais velha do que eu. 

A Kombi nasceu para carregar pesos e levar pessoas. 

Eu, não! Nasci leve e era para caminhar com gente lado a lado.

 Nesses anos todos transportamos cargas de toda espécie, 

levamos gente a muitos lugares, carregamos alegrias, problemas e algumas soluções. 

Promovemos encontros, levamos mensagens, rompemos  barreiras e tabus

 - mesmo com estabilidade frágil e derrapagens fáceis.

A fraqueza na hora de subidas íngremes ou quando a carga era demasiada,

fez  precisarmos ser empurrados muitas vezes. 

A Kombi sempre sendo reinventada, já teve a carroceria aberta,

cabine dupla para melhorar o conforto de quem era transportado junto com a carga,

Feito costas que se alargam

E  levam mais pesos do que gente junta.

 Já foi beberrona e mudou o combustível muitas vezes, 

quase matando o carburador de cirrose

  perdeu potência , depois tornou-se mais flexível,  ganhou novamente energia.

 E, nos últimos tempos, um certo charme, 

aprendido de tanto ter que ir-se adaptando. 

Pelo menos até agora não há perspectiva dela sair de linha. 

Com a loucura que se tornou a vida, com pressa e impaciência ,

ela precisará reforçar-se com air bags e freios ABS  para sobreviver.

 Sua saúde e esperança de longevidade dependerão disso.

 São recursos de autoproteção e proteção dos pesos e das pessoas que vão fazer parte ainda de sua vida.  




* A Kombi foi lançada no Brasil em 02/09/1957 e Eu fui lançado ao mundo em 02/09/1962

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DO VENTRE DA CORDILHEIRA


Em épocas diferentes da minha vida li três relatos sobre personagens de uma guerrilha urbana no Brasil e na América do Sul e todas elas me impactaram de formas diferentes no que diz respeito aos significados políticos destas lutas contras as ditaduras militares que se instalaram quase que simultaneamente no Brasil e na maioria dos países da América do Sul. O primeiro, sobre um outro lado de Che Guevara, foi escrito por um amigo sobrevivente ao extermínio de Che na Bolívia, nos anos 60 do século XX. Che, além de um guerrilheiro e feroz combatente contra os regimes ditatoriais tinha seu lado justiceiro e um outro que, para mim, era o maior motivador de sua incursão na luta armada: o amor a uma causa, a um ideal e este pode ser traduzido por amor universal. Impressionaram-me dentre tantas outras coisas, a sua promessa de construir uma sociedade melhor e mais justa para suas filhas. No livro MEU AMIGO CHE, de Ricardo Rojo, há alguns excertos de cartas que ele enviava às suas filhas sempre que estavam acampados em algum lugar escondido entre as montanhas que abrigaram a clandestinidade naqueles tempos. Declarava repetidamente seu amor de pai e sua vontade de entregar-lhes um mundo melhor, mais humano, menos desigual.

Muitos anos depois li COMPANHEIRA CARMELA, escrito por Maurício Paiva, uma emocionante abordagem sobre  uma mãe que abandonou sua pacata e rica vida de fazendeira no Triângulo Mineiro(Araxá) para acompanhar seus dois filhos que entraram no combate pela liberdade e pela igualdade, sendo presos e depois exilados juntamente com ela, que, mesmo não sendo nenhuma guerrilheira nem mesmo militante de qualquer movimento de libertação fez tudo pelo ideal de conservar os laços familiares e de alguma forma proteger os filhos idealistas.
imagem da capa

Agora, acabo de ter a satisfação de ler o terceiro livro, DO VENTE DA CORDILHEIRA, uma carta (que para mim nunca terá fim) de uma mãe e uma mulher apaixonada pelos filhos e pelo companheiro, que vai ao encontro de seu amor com um filho ainda nos cueiros e outra no ventre (a quem ela dedica as falas da narrativa, sua filha Yasmine, que veio  nascer em pleno furor da repressão , torturas, assassinatos e censura dos governos militares que fincaram pé no Brasil em 1964 e só devolveram o poder ao povo em 1985. O longo episódio narrado por Isolda Melo Lemos passou-se no Chile entre 71 e 72, onde seu companheiro estava exilado e para onde foi a maior parte dos Brasileiros expulsos pelo regime militar ou que conseguiram escapar de suas garras. Era assim com todos aqueles que ousavam desafiar as verdades plantadas como ameaça de comunismo no país, vinda através dos ecos da guerra fria que se estabeleceu por muitas décadas entre os blocos capitalista e comunista, liderados respectivamente pelos EUA e URSS (hoje Rússia). Uma mãe grávida, a despeito de todos os riscos, confundida com guerrilheira, terrorista,  intimidada e vigiada, mesmo não tendo ligação alguma com os ideais revolucionários dos que foram à luta, enfrentou com impávida bravura o que era preciso em nome da manutenção de sua família. Ao completar 18 anos, sua filha recebeu os manuscritos da mãe como um presente histórico e mais do que isso, como registro de uma inesquecível saga. Era amor em estado puro, incontestável sob qualquer olhar que se coloque nos seus gestos.

Acostumamo-nos a interpretar de forma maniqueísta o que ocorreu no Brasil durante a ditadura. De um lado os “terroristas”, assim tratados pelo regime e pela maior parte da imprensa. De outro lado, os “salvadores da pátria” de um espectro de comunistas que comiam criancinhas e que iriam tomar todo o dinheiro dos ricos. Isso quase desumanizou os personagens, fez com que suas vidas não passassem de ficção tal como mocinhos e bandidos de um filme mal feito.  Para mim, o que moveu Isolda, tal como o que moveu Che e moveu Carmela foi aquilo que nos move a todos, mais ou menos intensamente, mais ou menos ousadamente, mais ou menos destemidamente: a busca que empreendemos pelo Amor  fraterno, filial, conjugal,  universal. O amor que torna-nos idealistas a ponto de arriscar a própria vida por uma causa que, mesmo não sendo a nossa perspectiva, supera tudo o mais: medo, ideologias, cansaço, pessimismo e prevalece a crença inabalável (porque acompanhada de atos quase heroicos) de que ao final, ele, o amor, triunfará. Quem é pai, quem é mãe, quem ama seus irmãos, seus amigos, enfim, quem coloca como tônica de sua vida o amor sabe do que falo e há de se emocionar e entender o significado tão profundo do amor, a importância de um ideal para nossas vidas em qualquer época. A carta é toda linda, o livro é todo emocionante.

Parabéns a você, Yasmine e a toda esta linda família-amor




DESCULPAS: Amigos, perdoem a minha ausência momentânea em seus blogs. Estou num ritmo frenético de viagens e o tempo anda meio apertado. Assim que me acomodar mais um pouco eu retorno em cada um, com prazer, alegria e gratidão. Abraços. Paz e bem.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

DEUS E A MEGA SENA

imagem google

A chance de uma pessoa acertar as seis dezenas da mega-sena num jogo simples é uma em 50 milhões. Considerando-se que somos já 200 milhões de pessoas no Brasil e nem todos jogam, as chances aumentam consideravelmente. Coisa de 1 para 40 milhões mais ou menos quando ela está acumulada. Muita gente nem se dá conta disso e outras pessoas dão, pois leram atrás do cartão a explicação matematicamente certinha. Mas um e outro mesmo assim costumam apelar para Deus. 

Outro dia eu estava numa fila da loteria (adivinhem para que?) e comecei a prestar a atenção nos papos de fila. O valor acumulado era de mais de 30 milhões de reais e a previsão de que o próximo sorteio ia bater nos 40. Coisa para atiçar os devaneios e intensificar a fé. Até mesmo de criar uma fé súbita
.
- Se Deus me ajudar a ganhar eu prometo ajudar toda a minha família e os meus amigos, disse uma senhora.

- Ah, minha filha, se Deus me der uma forcinha eu repagino a minha matéria plástica no Pitanguy e vou conhecer o mundo todo, disse outra.

“Se Ele ajudar somente a um ou dois eu protesto.” Pensei baixinho e não disse nada para não cometer heresia aos olhos de quem se imagina na fila de Deus sem contrapartida. Ia dizer que Ele é bairrista, discriminador e desnaturado. Onde já se viu com tantos filhos dar preferência a um ou outro, ainda mais em jogo de azar? Voltei pra casa pensando em alguns preceitos bíblicos: “faça a tua parte e eu te ajudarei”. A minha parte não poderia ser apenas um joguinho de mega sena. Senão onde ficaria aquele outro ensinamento “ganharás o teu pão com o suor de teu rosto”? Apesar de todo o calor que estava fazendo naquela fila, mesmo assim seria muita injustiça com quem rala muitas horas por dia atrás do sustento (por muito menos do que uma bolada daquelas). 

Transferir o fardo pesado que temos que carregar em vida é uma constante em muitos de nós. Até me lembrei do refrão de uma música sacra que diz assim: “segura na mão de Deus e vai.” Tem gente entregando na mão de Deus e ficando sentado esperando ele carregar sozinho.





AMIGOS, SEMANA QUE VEM EU VOLTO E AGRADEÇO AS VISITAS. PAZ E BEM



terça-feira, 17 de julho de 2012

LANÇAMENTOS

A TODOS OS AMIGOS
O meu agradecimento e um abraço






Rua Guarda Mor Custódio, 156, Casa do Bras - Itabira-MG
(Dentro da programação do 38. Festival de Inverno)




domingo, 15 de julho de 2012

LER NÃO CAUSA L.E.R.* - DIA DO HOMEM


A imprensa brasileira tem noticiado que algumas empresas têm investido em ações de marketing alusivas ao Dia do Homem, que é comemorado no país em 15 de julho. A data – internacionalmente celebrada em 19 de novembro – foi estabelecida por Mikhail Gorbachev, ex-presidente Russo, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e de grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. A proposta inicial era promover a igualdade entre os gêneros e incentivar a população masculina a cuidar da saúde de forma preventiva.

Mas, posso discordar dessas sugestões de presentes? Creio que seria melhor presentear com um livro. Sim, um singelo livro! Exatamente porque os homens brasileiros precisam ler mais – é o que mostra a terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, conduzida pelo Instituto Pró-Livro. Os dados revelam que apenas 43% dos leitores brasileiros são homens. As mulheres – 53% das leitoras do país – têm um papel fundamental para incentivá-los a tornar a leitura um hábito. Professoras e mães, em especial, pois são responsáveis pela indicação e incentivo à leitura: 45% e 43%, respectivamente.

Em um artigo muito interessante, o professor e escritor Mario Sérgio Cortella nos lembra da cartilha Caminho suave, de Branca Alves de Lima. Ele conta que no capítulo sobre a família, a ilustração mostrava um pai sentado em uma poltrona, lendo o jornal. Atrás dele, em pé, a mãe vestida com um avental, segurava uma bandeja com um café. A imagem era composta, ainda, de uma menina, brincando com uma boneca e um menino, com um carrinho. Não acredito que tenha sido proposital, mas a imagem passava a clara mensagem que os homens leem e as mulheres servem. Uma indução inocente, mas desagradável.
No mundo contemporâneo, por que os homens brasileiros leem menos? Antes que alguém evoque a maior sensibilidade feminina para as artes, o hipotético “tempo de sobra” ou argumentos similarmente frágeis, recorro novamente às pesquisas. Quando questionados em estudos sobre o que estão fazendo nos momentos de lazer, homens e meninos revelam: dedicam mais tempo à televisão – especialmente programas de esportes –, acessam a internet e convidam os amigos para jogar videogame.

De toda forma, a questão da leitura no Brasil é extremamente delicada. A pesquisa mostrou que a parcela de leitores caiu de 55%, em 2007, para 50% em 2011. O número de brasileiros considerados leitores – que leram uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões, em 2007, para 88,2 milhões em 2011. Os dados mostram que precisamos investir em uma nova cultura capaz de formar uma nova geração de homens e mulheres; uma nova geração de leitores.

Lourdes Magalhães é presidente da Primavera Editorial

L.E.R. – Lesão por Esforço Repetitivo
Web Statistics