domingo, 11 de julho de 2010

VAIDADE

Tudo começou pelo excesso. Nos primeiros tempos a humanidade produzia tudo o que era necessário para seu sustento e reprodução até que algumas coisas começaram a sobrar. E em vez de repartir o homem começou a acumular. O que acumulava era guardado em algum lugar. Dinheiro nos sacos, depois em colchões e depois bancos. Mercadorias em silos e depois galpões e depois lojas e supermercados. E veio a usura e o comércio. E a riqueza e fartura não eram mais de todos, mas de quem as acumulava.

Enquanto o homem consumia a gordura e o açúcar para seu sustento e reprodução ia tudo muito bem. São elas que dão sabor aos alimentos e são naturais e necessárias ao corpo. Até aparecerem os gulosos, os mesmo já acostumados à acumulação. E começaram também a acumular gorduras. Só que nos lugares mais indesejados. Barrigas, pernas, braços e em outras partes do corpo por não terem como guardá-las em outro lugar. Com sua inteligência o homem foi disfarçando o seu consumo porque, diferentemente de outras sobras que acumulou, a gordura não lhe dá soberba nem vaidade. E foi inventando coisas como os realçadores de sabor que não são gordura nem açúcar, mas fazem tanto ou mais mal à sua beleza e vaidade que os originais.

A ansiedade, que havia sido criada para a preocupação com a acumulação de bens materiais aumentou com a de acumulação de gordura. E com ela aparecem os médicos especialistas e os psicanalistas. Os primeiros para oferecer as panacéias para a diminuição do corpo adiposo e os segundos para curar os incômodos da alma rechonchuda.

Então, o envelhecimento passou a fazer parte das preocupações juntamente com tudo isso através dos radicais livres. Como foi em uma época de ditadura que eles foram descobertos, tinha-se que eliminar os radicais. Ainda mais os livres. Como não havia como eliminá-los com tortura ou à bala, foram criados medicamentos e descobertos alimentos que os combatem sem muito sofrimento, mantendo uma pele linda e saudável (mesmo que envelhecida por dentro).
Assim caminha a vaidade.

2 comentários:

chica disse...

Muito legal tua crônica e faz pensar...Há pessoas que vão,pela vida afora, com gavetas cheias de medicamentos de A a Z pra rejuvenescer ou se manter bem por fora.Esquecem o interior...Daí dá cada uma,né???abraç~/ao,lindo domingo,chica

Web Statistics