quinta-feira, 15 de julho de 2010

BAHIA DE OUTRORA - UMA RESENHA

“Queres escrever para o mundo? Então canta a tua aldeia!” (Tolstoi)

Miriam de Sales levou esse ensinamento aos quatro pontos cardeais. Afinal, estamos num mundo cheio de confusão, aventura e magia e é a partir de Bahia, sua terá Natal que ela nos encanta com o relato vida de ontem que ainda é um tanto a de hoje. Será a de amanhã? São tradições que se perdem, são tradições que se criam, são tradições que se transformam.

O autor do prefácio disse diz que as pessoas são estranhas, boas ou más em qualquer lugar. E as tradições de um povo que encontram na oralidade a sua manutenção estão perdendo força significativamente com a velocidade do mundo. Então é um trabalho que garante seu lugar na história. Mais tarde vamos poder saber se o que fizemos agora ao dispensá-las em nome do novo foi uma grande bobagem ou não.

Pelo aspecto narrativo, mais do que contar a Bahia, o atrativo maior é como a Miram canta a Bahia e nos faz encantar com ela. Seu refinado humor junto com o criterioso trabalho de pesquisa compõem o prato gostoso que a Bahia fez pelas mãos dedicadas da autora. Uma delícia de se ler, de se lembrar e para quem não viu nada disso ainda, de conhecer. Vale a pena ler o Bahia de Outrora. Fica ao final o gostinho de atender ao convite :
“Você já foi à Bahia, nega? Não: Então vá.” (Caymmi)


Livro: BAHIA DE OUTRORA


Autor(a): Miriam de Sales Oliveira


Ed. Via Literatum, 2010



Miriam é autora no Recanto das Letras e dos sites


http://wwwfiatluxblogspotcom.blogspot.com/


http://contosecausos24x7.blogspot.com/

4 comentários:

chica disse...

Esse livro , como todos que li da Mirtiam, é muito legal! Linda resenha!abração,até a volta(ou a qq. edição extraordinária, caso eu tenha acesso,rsrsr)chica

VILMASUELY disse...

Que bom passar por aqui e descobrir coisas boas!! Bahia..realmente é mesmo tudo de bom..já fui e amei.

Toninho disse...

Pois é Claudio,a Marina eu passei a conhecer agora, alguem teria me indicado a ela lá no Recanto e voce belamente rapidamente já faz uma leitura dela e compartilha.É isto voce é o cara. Um abraço de luz.

Web Statistics