segunda-feira, 26 de julho de 2010

AOS ARTISTAS DA ESCRITA


Categorizar alguém como escritor é diferente de definir o que seja um escritor no meu tosco entendimento. Uma espécie em extinção é fácil a gente identificar. Está lá a raça do bicho ou planta, há estudos e minúcias bem definidas que lhes dão a conformação como tal ou qual. Já o escritor, eu considero uma espécie em formação. Não me leve ao pé da letra pensando que estou comparando-o a vegetais ou animais. Se bem que animais racionais, tá de bom tamanho. Mas a categoria, a ponto de ter um dia comemorativo é que me deixa assim meio de soslaio, formando opinião ainda. Um escritor com dia, tal como uma mãe, por exemplo, não pode ser considerado um imperativo categórico. Se bem que poderão dizer que ele da à luz obras de literatura. Mas há aquele negócio: você não escreve uma obra e fica ali alimentando-a depois de pronta, ensinando como se comportar no mundo. Trafega exatamente pelo caminho oposto ao de uma mãe. Põe o filho no mundo e solta ele para se virar sozinho, tornando-se potencial vítima de qualquer um que botar as mãos e os olhos, para devorar, abominar, ignorar, amar mais do que você, chegando em alguns casos extremos de psicopatia literária a rasgar e botar fogo.

A menos que seja um caso de sobrevivência exclusiva por conta da escrita, como há muitos poucos seres alçados a esta condição, o dia do escritor deve sim, ser comemorado sem nenhuma preocupação com o rotulo. Também, não devemos nos preocupar se nos sentimos escritores. Vamos ganhar parabéns de quem nos considera. A maioria tem a escrita como hobby, terapia, lazer, diversão...

O poeta: vejamos o caso dos poetas: eles são uns nefelibatas, uns sibaritas, uns doidivanas da melhor qualidade, escritores e construtores de sonhos, demolidores de ilusões, fazedores de magia, apanágios, mezinhas e muitos outros adjetivos da mais alta recomendação. E mais, tem o seu próprio dia, além do dia da poesia.

Já ouviu dizer que tem dia da prosa, da redação, da dissertação, do romance ou da ficção? Pois é. Um brinde e desculpem a brincadeira. Foi o que me ocorreu para homenagear quem encanta o mundo com a palavra. Parabéns amplos, gerais  e irrestritos a todos os que alinhavam a palavra, transformando-a em alimento para a alma, conhecimento, diversão, versos e prosas de encanto.

Homenagem ao dia do escritor: 25/07/10


5 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Boa esta reflexão. Como temos acompanhado, hoje, há dia para tudo, como tem para todos os santos. Enfim, como é dificil esta carcterização, podemos ofendar a muitos que se consideram escritor. Portanto, achei excelente a forma como fez sua homenagem e se me permitir faço o mesmo.
Meu carinho para vc, erspecial neste dia.

Celina disse...

CACÁ BOA TARDE, VENHO LEMBRAR A VC QUE A MINHA POSTAGEM SAIU HOJE ONME DO BLOG O QUE ELAS ESTÃO LENDO GOSTARIA QUE OLHASSE PARA MIM LÍ O SEU POST PARABENS A TODOS OS ESCRITORES VC ESTÁ COM CERTEZA ENTRE ELES. UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

Isadora disse...

Cacá concordo com você que devemos comemorar a data sem rótulos. Nós que passeamos por entre tantos blogs e como tantas coisas boas escritas que o digamos.
Seja por hobby ou não o fato é que muitos escrevem com perfeição, ainda que não seja o ganha pão e que bom podermos compartilhar isso.
Um beijo e parabéns a você.

gorettiguerreira disse...

Olá meu querido!
Sou um pontinho a meio a tantos versos e belas Crônicas como as suas Cacá modesto.
Meu nobre Escritor que, se faz pequenino sempre e, ainda lembra-se de nos homenagear de forma linda.
Repasso essa beleza de Crônica para você meu amigo que enriquece meu cantinho a cada passadinha.
Beijos de luz.
Goretti

israel batista disse...

maravilhoso esse texto vou copia-lo para meu blog abração o seu blog é show de bola fique com Deus

Web Statistics