terça-feira, 4 de março de 2008

A TIRACOLO

O Brasil está crescendo, a economia vai de vento em popa, mas o povo continua pobre, desvalido, humilhado e ofendido por tantos e tantos séculos de sempre o mesmo. Aos amigos do poder e do dinheiro, tudo, aos e inimigos e ao povo em geral e lei e as bolsas com o que estiver sobrando. Ou com alguns anéis para garantir os dedos dos donos. E já que a moda governativa é impressionar com números, cifras e pouco planejamento e visão abrangente e futura, vou aproveitar a onda e sugerir ao governo o lançamento de mais algumas bolsas que possam mitigar tantas mazelas sociais e psicológicas. Isso porque acabo de ler na imprensa que foi lançado no Rio de Janeiro uma nova modalidade: a bolsa-formação-policial em que a polícia militar, bombeiros, policia civil, carcereiros e afins vão receber uma verba para se para qualificarem melhor e diminuir a criminalidade.

Junto à bolsa família, bolsa educação, bolsa gás, bolsa remédio, bolsa isso, bolsa aquilo, acrescentemos, a tira-colo,

- A primeira tem de ser a bolsa apaga incêndio. Que não será de uso exclusivo do corpo de bombeiros, mas dos corpos de bombeiros, ou seja, naquilo em que todos nós nos transformaremos para ajudar a administrar essas políticas do tipo “tapa-buraco”,” cala-a-boca”,” pensemos no aqui e agora” ou,” o futuro a Deus pertence”.

- A bolsa anti-especulação financeira a ser paga pelos “mercados”. Deverá vir acompanhada de lupas e câmeras para os bolsistas procurarem esses agentes invisíveis, mas muito ricos. E conterá uma advertência. Proibido fazer retirada de seus recursos para pagamentos de juros de dívidas públicas e não poderá se contingenciar recursos para manter esse tal de superávit fiscal, que é o mesmo que um adulto malvado tirar o doce de uma criança prestes a ficar feliz por comer.

- A bolsa geradora, estabilizadora de empregos e diminuidora de jornada de trabalho, acompanhada de cartilha de argumentos de defesa anti-mídia (defensora dos privilégios dos donos do dinheiro). Quando ouvir ou vir na televisão ou outro meio de comunicação dizendo que isso inviabiliza o país, é só abrir na página tal e ler o artigo tal que diz o seguinte; “o que inviabiliza o país é a ganância e a sede do lucro como únicas metas possíveis para o desenvolvimento.”

- A bolsa peroba, que vem com milhares de mudinhas daquela árvore que faz brilhar qualquer cara de pau, que todo mundo sabe muito bem onde encontrar. Tem que se fazer um ato solene, porém público para entregar ao agraciado, ensinando como se obter o óleo e passar na cara para sair bonito na fita ou na foto. Ideal para ser usada nas Câmaras, assembléias, prefeituras, governos estaduais, senado, justiça, imprensa, partidos, clubes e congêneres e afins e outros tantos lugares e situações mais.

- E, finalmente, a grande e, redentora estrela: a bolsa corporativa – crédito aberto e saques à vontade para todas as necessidades de todos os cidadãos. Essa ia derrubar de vez a oposição e acabar com qualquer possibilidade de CPI. Detalhe: deverá ser de plástico transparente para ninguém precisar suspeitar de ninguém.

0 comentários:

Web Statistics