sexta-feira, 28 de março de 2008

A COISA PÚBLICA E A COISA PRIVADA (COM TROCADILHO)

Houve uma época em que eu assinava o Jornal Folha de São Paulo e ele tinha um caderno chamado cotidiano, recheado de coisas do cotidiano (risos meus), curiosidades, notícias de São Paulo e do Brasil. E era nelas que o grandíssíssimo escritor Moacir Scliar (assim mesmo, no superlativo aumentado, que o homem é da mais alta estatura literária) se inspirava para recolher um retalho do essencial de determinada matéria e dela produzir belas crônicas. Gostava tanto que, do jornal colecionei por um bom período, esses recortes e o caderno Ilustrada, que privilegiava o debate, a exposição de idéias, a literatura e música, cinema e outras coisa menos graves ou urgentes. Falei outras vezes que boa parte do que se noticia na tv e na internet serve muito mais à inspiração do que à relevância, portanto resolvi transformar em ficção a bizarrice de certas gentes e de certos (ou errados) fatos. Que me perdoe o escritor, mas não é cópia, nem plágio. É inspiração também, já que não tenho a pretensão de atingir a qualidade correspondente e nem sou capaz para tanto brilho, viu mestre? Começo já.

Família inteira de Prefeito é aprovada em concurso em MG

“O resultado de um concurso público está causando polêmica entre os moradores da cidade de Ipaba, no Vale do Aço, a 250 quilômetros de Belo Horizonte. Tudo porque, na relação dos aprovados, aparecem os nomes da mulher, de três filhos e dois sobrinhos do prefeito José Vieira de Almeida (DEM). A lista de aprovados também se estende a secretários e a uma filha do vice-prefeito. A polêmica já chegou ao Ministério Público. Na semana passada, o advogado Denner Franco Reis fez uma representação à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público em Ipatinga pedindo a anulação do concurso...

...As suspeitas de favorecimento, de acordo com a representação, também recaem sobre a filha do vice-prefeito, José celestino Pena (PSB), Janaína Silus Pena, aprovada para a única vaga ao cargo de atendente de consultório odontológico da prefeitura. Também foi aprovado no concurso o secretário de Saúde, Weber Freire Pascoal, para a vaga de motorista. Ele receberá salário mínimo. Já o secretário de Tributos, Everton dos Reis Couto, foi aprovado para o cargo de encarregado de serviços, também com salário mínimo. “Os salários deles giravam em torno de R$ 2 mil. Agora, com a aprovação no concurso, eles podem ser apostilados em seus cargos, ou seja, exercem a função para a qual foram aprovados no concurso e recebem o salário do cargo de comissão” disse Denner Reis.

...A secretária Sebastiana Souza de Oliveira foi uma das que concorreram à vaga de secretária-executiva, na qual foi aprovada a mulher do prefeito. Segundo ela, o resultado não foi o esperado por quem participou das provas. “Eu me preparei e acredito que fiz uma boa avaliação, mas já suspeitava que esse resultado poderia ser de cartas marcadas” disse a secretária. De acordo com ela, as provas para conhecimentos gerais foram direcionadas a pessoas que trabalhavam dentro da prefeitura. “Uma das questões da prova foi escrever o nome completo do prefeito. Outra foi dizer quais as distâncias entre Ipaba e Ipatinga e Belo Horizonte”. Candidatos que vieram de fora, segundo ela, teriam dificuldades para acertar essas questões...”

(FONTE: www.uai.com.br/UAI/html/seção_3) Domingo 23 de março de 2008 08h33min

Imagino a Prova.

CADERNO DE QUESTÕES – INFORMAÇÕES AO CANDIDATO.

- Não é permitido o uso de calculadoras, celulares ou cola de papel, mão, canela, braço, etc.

- Os candidatos não poderão comunicar-se entre si em nenhuma hipótese e nem valer-se de outros meios de consultas a livros, mapas, documentos de uso exclusivo da prefeitura, cartórios, certidões e documentos de identificação de terceiros de qualquer espécie, sob pena de anulação da prova.

- O apostilamento, ou melhor, o resultado será publicado no diário oficial.

BOA SORTE (se ajudar em alguma coisa).

Responda objetivamente as questões abaixo:

1 – As iniciais do nome do prefeito do município são J.V.A. Escreva por extenso o seu nome completo (o dele, não o seu, não é para confundir). (Uma dica: o primeiro nome é José).

2 – Sabendo-se que Ipatinga é cidade pólo do Vale do Aço e que concentra a maior parte dos serviços de saúde, em casos de emergência em Ipaba, quando quilômetros deverão ser percorridos até se chegar lá?

3 – Em caso de não haver recursos suficientes em Ipatinga, qual a distância desta até Belo Horizonte?

4 – Você é de fora ou de dentro? (não da prefeitura, mas da cidade, só para não confundir, de novo!).

Gostaria de ver a classificação geral para conferir quantos primeiros lugares foram obtidos nesse concurso, se é que algum parente não errou alguma dessas questões mais difíceis.

0 comentários:

Web Statistics