terça-feira, 23 de agosto de 2011

FELICIDADE DELIVERY

imagem daqui

Ser feliz custa baratinho e vende nas farmácias. Muitas entregam em casa, se a gente preferir. Estava demorando a acabar o acanhamento das indústrias de remédios para declararem que a felicidade pode ser adquirida em pílulas. Desde o lançamento do Prozac que isso vem sendo perseguido por milhões e milhões de pessoas.  E agora assumiram de vez. Vejo uma matéria no jornal* em que o aumento do consumo entre brasileiros no último ano foi de quase 140%, que os mais jovens estão embarcando a toda velocidade no uso e que até cachorros estão tomando anti-depressivos. Pudera, com donos estressados o efeito em cascata torna-se inevitável nos  animais.

Não poderíamos esperar outra coisa, afinal a artificialidade vem nos fazendo companhia há quase um século. Nossa comida não é mais natural, já se pode clonar um humano (e feliz), nossas relações não são mais naturais; até o amor, essa coisa tão decantada em prosa, verso e desejos está deixando de ser um sentimento com pretensões de desprendido. E se não tiver um toma-lá-dá-cá, ama-se apenas a prole, e olhe lá. O restante funciona na base do popular “a fila anda”.

Aonde vamos chegar? No extremo do artificialismo, robotizado mesmo,eu acho. Depois de tantas modificações evolutivas que o organismo humano já sofreu e que tivemos notícias apenas pelas literaturas médico-científicas, acho uma coisa absurdamente fantástica poder ser testemunha dessa nova onda de desumanização pelo afastamento da natureza. Ter a possibilidade de deixar o testemunho registrado é ainda melhor. As futuras gerações que julguem a partir do que já foi e do que poderia ter sido. De preferência comendo uma refeição que alimente o dia inteiro com apenas um comprimidinho. Ah, e outro para garantir a felicidade, tomado após a refeição. Pode ser que ao sair de casa não encontrem barreiras para estragar o dia ou aborrecer. Provavelmente nas ruas estarão todos felizes também.


*Fonte: jornal Estado de Minas, 22/03/11, pg 14/15  
SOBRE OS RISCOS DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA, LEIA AQUI





38 comentários:

Jaime Guimarães disse...

"Não tendo os homens podido curar a morte, a miséria, a ignorância, resolveram, para ficar felizes, não mais pensar nisso" - Pascal.

E como não pense mais nisso hoje, Cacá? Com pílulas. Com fórmulas milagrosas. Felicidade Delivery. Ou usando máscaras e muletas como as redes sociais, onde todos aparentam estarem felizes, afinal é isso o que todos procuram, não?

E a felicidade, nestes moldes, ligada ao consumismo, inclusive das pílulas milagrosas. Tudo faz sentido...

Abs, Cacá!

Yasmine Lemos disse...

AFFF tô fora! Felicidade urgente para todos sem receituário...
Cacá estou rindo aqui ,vc comentou no blog de Zélia pensando que era o meu!
abração
e um ótimo dia!

Aleatoriamente disse...

Risos...
Ai Cacá, e o que estão querendo aprontar agora?
Para a felicidade precisamos não dessas “pílulas do resolve tudo”.
Precisamos nos amar um ao outro, ser felizes naturalmente sem artifícios.
O que seria da vida sem suas barreiras?
Viver é isso ir à luta, aprender, chorar, sorrir, afagar, amar, isso já é felicidade.
Belo texto moço.

Bom dia querido.
Beijinho

chica disse...

Isso tudo é triste demais.A felicidade não pode ser tomada e sim percebida...E ela está aí!


abração,chica

Casal 20 disse...

É a desumanização do ser humano! Estamos cada vez mais fugindo de nós mesmos, quando nos escondemos de nos relacionarmos verdadeiramente com o outro (haja pílulas!!!).

Triste e irrevogável abismo.

Abraços sempre muito afetuosos.

PS - Obrigado pelo carinho de mais uma vez ter passado lá no blog. Sempre estou atento às tuas palavras.

Berzé disse...

"sem um pouco de tristeza, não se faz um samba não". Vinícius, não é? e Toquinho?
Se todo mundo estiver alegre, cadê a graça?
Isso dá pano pra manga.
Abração Cacá!
Berzé

Misturação - Ana Karla disse...

Uma pena que a felicidade tenha que ser comprada, mas será mesmo que podemos comprar?
Que nada!
Se existe receita para isso, é enganação a si mesmo.
Já sabemos perfeitamente o caminho da felicidade.
É pegar ou largar.
Lamento pelas pessoas que precisam fazer uso de antidepressivos.
Bom dia Cacá!
Xeros

Valéria disse...

Oi Cacá!
É uma ilusória felicidade! Se anestesia os sintomas, mas nas profundezas do íntimo ela permanece, deixe de se medicar pra ver o monstro.rsss
Viver não é fácil pra ninguém e cada qual tem suas mazelas, temos que procurar torná-las o mais suave possível e andar pra frente, afinal tantos conseguem. Damos muito valor a insignificâncias que abarrotam nosso viver, temos que nos desvencilhar disso tudo, chega!
Melhor remédio, dar valor a vida!

Abraço!

Anônimo disse...

Sempre perspicaz, amigo. Tem algo mais subjetivo que felicidade? E no entanto, quantas as nossas tentativas de materializá-la??

Bjs!!

Meire Oliveira disse...

Cacá querido, a cada dez pessoas que conheço 11 tomam antidepressivo. Em alguns casos é sim necessário e eu concordo que tomem, mas há pessoas que querem apenas fugir do problema, pois é isso que eles fazem; deixam a pessoa em OFF por um tempo.
Logo mais vamos tomar pilulas de amor pq as pessoas não terão mais amor pra dar, já pensou que loucura total?!
Aff, viajei! rsrs

Linda terça pra ti, adoro seus comments, já disse isso, mas vale a pena repetir ;)
bjokitas mil!

zelia maria disse...

Sonha zé, enquanto a " piulinha" da felicidade não chega, hahahaha, texto excelente, beijo de zélia

Milla Pereira disse...

É, Cacá. A pílula da felicidade existe, de fato. Em nosso dia a dia, exatamente ao sairmos de casa. Um bom dia, um sorriso, um gesto de complacência, são antídotos para a infelicidade. Belo post, beijos.

Eva disse...

Sabe Cacá, é triste mas é verdade, o mundo tá tão encolhido ou preguiçoso não sei, a espera de milagres e é aí que mora o perigo, felicidade é uma conquista e superação ela não cai do céu nem vem em caixinhas, que cosita não? como diria minha avó. beijos, paz e bem para vc também.

Celina disse...

Oi Cacá, é só ilusão, tem pessoas que precisam mesmo´ no dia que inventarem a pilula da verdadeira felicidade o inventor vai ficar rico para sempre, é o que o ser humano busca maiss é a verdadeira felicidade, esta é muito dificil, em vista disso a maioria das veses tem mesmo de se contentar em ter quase tudo e se der por feliz. Um abraço Celina

pensandoemfamilia disse...

Eu não sou adepta. Não há como induzir felicidade. Fico triste, mudando de fórmulas milagrosas de alegria, quando vejo os jovens bebendo antes de sair para noitada. Dizem que é para dar entusiasmo.
bjs

lis disse...

"Procura-se a felicidade" - nome de filme , andam procurando onde nao está ,essa é a verdade ! rs
enfim quem somos nós prá garantir o que é e onde achamrmos?
tenho pânico de remédios Cacá,até pra dorzinha de cabeça eu eevito.
portando a mim nao convencem rs
um grande abraço

Anne Lieri disse...

Cacá,não sei se funciona essa tal pílula da felicidade!Tenho minhas dúvidas!Acredito na convivencia humana,na amizade sincera,nas relações familiares saudaveis...isso sim, traz felicidade!Obrigada por postar meu livro por aqui tb!Bjs,

Anne Lieri disse...

Cacá,não sei se funciona essa tal pílula da felicidade!Tenho minhas dúvidas!Acredito na convivencia humana,na amizade sincera,nas relações familiares saudaveis...isso sim, traz felicidade!Obrigada por postar meu livro por aqui tb!Bjs,

Anne Lieri disse...

Cacá,não sei se funciona essa tal pílula da felicidade!Tenho minhas dúvidas!Acredito na convivencia humana,na amizade sincera,nas relações familiares saudaveis...isso sim, traz felicidade!Obrigada por postar meu livro por aqui tb!Bjs,

Anne Lieri disse...

Cacá,não sei se funciona essa tal pílula da felicidade!Tenho minhas dúvidas!Acredito na convivencia humana,na amizade sincera,nas relações familiares saudaveis...isso sim, traz felicidade!Obrigada por postar meu livro por aqui tb!Bjs,

MARILENE disse...

AS PÍLULAS DA FELICIDADE ESTÃO A IMPEDIR QUE AS PESSOAS VIVAM, QUE ENFRENTEM SEUS MEDOS, QUE SE TORNEM FORTES, QUE CHOREM, QUE CAIAM, QUE APRENDAM. NÃO DESVALORIZO SUA NECESSIDADE, EM CASOS ESPECIAIS. HÁ ANGUSTIAS E MEDOS QUE ULTRAPASSAM O LIMITE DA NORMALIDADE E REQUEREM TRATAMENTO.
MAS A PROPAGANDA GENERALIZOU TUDO. JOVENS AS TOMAM ATÉ PARA PERFORMANCE SEXUAL, QUANDO NO AUGE DE SUA POTÊNCIA.

DAQUI A ALGUM TEMPO, PARA QUE AS NOVAS GERAÇÕES SAIBAM O QUE É SAÚDE, O QUE É ALIMENTAÇÃO CORRETA, O QUE É SONO TRANQUILO, OS PAIS DEVERÃO DEIXAR AOS BISNETOS, GRAVADAS, ESSAS IMAGENS, A FIM DE QUE POSSAM NELAS CRER.

Bjs.

Anônimo disse...

Muito obrigada pelo carinho em meu blog, seja muito bem-vindo! Amanhã posto outra mensagem. Realmente seu texto falou tudo! Um futuro talvez robotizado, temo pelo futuro das crianças, ainda bem que não tive os meus! Tudo está se tornando realmente artificial, salve-se que puder amigo. Beijos e muito obrigada!

Vera Lúcia disse...

Olá CACÁ,
A maioria dos médicos preferem prescrever tais pílulas do que encaminhar seus pacientes para tratamentos mais naturais, ou mesmo sugerir-lhes um acompanhamento psicológico ou espiritual.
Para alguns casos, os anti-depressíveis são mesmo recomendados.
Há crises de pânico que somente são tratáveis com medicamentos.
Mas nunca haverá uma pílula para a felicidade, pois esta depende de nosso estado interior e da forma como enfrentamos as dificuldades normais da vida. Devemos aprender
a buscá-la por nós mesmos e não
através da bengala de medicamentos.
Abraço.

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

É amigo, tens razão quando diz que daqui a pouco estaremos todos robotizados...
Ainda não quero pensar que o amor se contaminou de vez...
Deus tenha piedade de nós!

Texto muito sábio, como todos os que são escritos por você!

Meu amigo, quero agradecer por sua sincera e iluminada amizade, viu?
Deus te abençoe!!!

Carinhos mil pra ti!
Beijos
Suelzy

Toninho disse...

Pois é Seu Zé, lembra do Gil cantando Tom Zé?

"Retocai o céu de anil
Bandeirolas no cordão
Grande festa em toda a nação
Despertai com orações
O avanço industrial
Vem trazer nossa redenção
Tem garotas propaganda
Aeromoças e ternura no cartaz
Basta olhar na parede
Minha alegria num instante se refaz
Pois temos o sorriso engarrafado
Já vem pronto e tabelado
É somente requentar e usar
É somente requentar e usar
O que é made, made, made
Made in Brazil
O que é made, made, made
Made in Brazil"

Muito boa sua reflexão nesta coisa plastica,artificial que virou a vida.
Um abração de paz e luz amigo.

Leninha Brandão disse...

Cacá querido,tantas formas de se encontrar a felicidade real,autêntica
e o ser humano a buscar em comprimidos,em pílulas mágicas o que está ao alcance de suas mãos:flores se abrindo, a natureza a nos mostrar que há tempo para todas as coisas,o amor ao próximo,a solidariedade,o encanto de uma tarde de primavera e mais,muito mais motivos prá gente ser e fazer felizes os que nos cercam.
Bjssssss,
Leninha

Milla Pereira disse...

Bom dia, Cacá! Obrigada por ser o primeiro a visitar meu novo Blog. Vai lá seguir, vai... Bjs.

Flor.MCecilia disse...

Sabe,Cacá,penso que o amor está somente nas poesias atualmente.Pois se vendem formulas fantásticas para ser feliz,é porque o amor despareceu do coração das pessoas.E se contaminaram com os cifrões da vida.Tudo isto acho lastimável.Parabéns.Sucesso sempre.
Bjus\Flor*

Emilia Vaz disse...

Oi,Caca.Belo Post!
Obrigada por passar lá no blog e deixar tua opinião sempre que pode.Gostaria de te fazer um convite.Me manda teu e-mail até amanha?Pode ser lá no blog mesmo.
Obrigada
Bjka

Anônimo disse...

Se mais autoconfiança e menos autorrejeição pudessem ser vendidos em cápsulas, talvez fossem a solução do problema. Abraços, Cacá!

Lena disse...

Cacá
Fantástica a crônica! Impressionante como vc descreve tão bem o contexto do nosso cotidiando. É Cacá, profissionais inescrupulosos de diversas áreas têm induzido o indivíduo a pensar que tristeza é depressão profunda e que somente a tarja preta resolve seu problema. E aí vêm as facilidades: receitas fraudadas, delivery, falsos médicos, remédios via web, comércio ilegal, contrabando, e nós cidadãos, mais uma vez desamparados, não pela lei, mas por aqueles que conduzem o país e intepretam as leis. Bjs com carinho!

Aleatoriamente disse...

Boa noite amado.
Ler teus comentários me deixa maravilhada.
Você é um ser humano maravilhoso Cacá e eu te gosto muito.
Obrigada!

Beijinho.

Inaie disse...

eu nao sou a favor de antidepressivos, principalmente do jeito que as pessoas os tomam por ai, como se fossem jujubas...

Mas pra mim o antidepressivo e como a cesarea - uma bosta, que quando necessaria salva vidas!!

Minha unica tristeza e que sem os esquizofrenicos de plantao, o mundo perde os grandes artistas. pense nos grandes mestres...poucos tinham todos os parafusos apertadinhos! Tinha pintor ate cortando orelha pra dar pra namorada. se ele tivesse tomado um Prozac, teria morrido com as orelhas intactas e o mundo nunca teria visto os seus 350 quadros de girassois... bjs

Nice Bacchini disse...

FELICIDADE NÃO SE COMPRA, SE CONQUISTA...
REALMENTE A SOCIEDADE ESTÁ MUITO ESQUISITA..
ADOREI O TEXTO!
BOA NOITE.. ABRAÇOS

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Querido Cacá, meu amigo, é tão triste não é? Felicidade neste mundo não existe, mas se conseguimos vivermos em paz conosco mesmo teremos muitos momentos felizes, beijos Luconi

Web Statistics