segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O ASSUNTO DO MOMENTO


A Geyme escreve no Recanto das Letras e no blog Boutique de Ideias e mora na Alemanha. Ela me enviou um vídeo sobre uma menina que tentou fazer o mundo ouvi-la por 5 minutos, com uma fala contundente. Imediatamente após assistir, enviei para umas cento e vinte pessoas. No mesmo dia recebi comentários da Bahia, São Paulo, Rio, Brasília, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Pará, Minas, Polônia, Holanda e Portugal. É impressionante o que a internet pode fazer com a nossa vida. Pode até nos salvar de uma guerra iminente pela possibilidade de mobilizar o mundo em pouquíssimo tempo. Estamos usando-a como usamos todas as tecnologias, para o mal e pelo bem. O vídeo trata da visão das crianças sobre o que estamos fazendo com o meio ambiente. E não fala vagamente de meio ambiente como água, lixo e poluição. Vai além, incomodando os todo-poderosos do dinheiro: fala da ganância excessiva e da má distribuição da renda mundial como fontes de destruição das riquezas naturais, o ponto central da polêmica defesa ambiental. Nunca, jamais vamos viver num mundo preservado de suas condições naturais salubres com a desigualdade gigantesca entre países ou entre os pobres demais e os ricos demais. Uns vão continuar destruindo pela falta de alternativas e os outros pela não otimização das alternativas que o dinheiro pode proporcionar. Irracionalidade dos dois lados. Todos optam pelo caminho mais fácil, o que dá menos trabalho, que gera menos despesas, que dá resultados instantâneos. Nesses tempos de afastamento das pessoas das outras pessoas, quando não mais se vê grandes mobilizações de rua em favor de causas coletivas, a internet vai lentamente substituindo o corpo a corpo. Ainda bem que algo vai ficando no lugar, apesar daquele calor humano emocionante das ruas não ser possível diante de uma solitária tela nas casas e locais de trabalho de cada um.

Se alguém se interessar por essa cruzada mundial pelo bem, eis o vídeo:

10 comentários:

chica disse...

Essa criança faz pensar e deixa esperanças no ar...as crianças poderão fazer muito!abração,linda semana,chica

Adh2BS disse...

Puxa...
Ainda bem que há jovens pensando assim. Dá até um pouco de vergonha, mesmo não sendo totalmente responsável pelo estado de coisas que está aí, acho que a gente é meio cúmplice, nunca esperneamos o suficiente para demonstrar nosso desagrado... Fui brincar dizendo que não quero salvar o mundo, olha aí: vem uma criança e dá um tapa com luva de pelica na gente...
Grande abraço, ótima semana, grato por compartilhar essa manifestação.
Adh

Mariana disse...

Esta garota mostrou q responsabilidade, conciência não tem idade.
Espero q os adultos coloquem em prática este belo discurso, pois o mundo, o planeta pode ser melhor, só depende d nós.

Unknown disse...

Oi CACÁ,

Já conhecia o video, mas é sempre atual, estamos matando o planeta e conseguentemente a nós todos, um absurdo e estas vozes que denunciam isso são caladas em nome do progresso, que nunca vem. O que é progresso? É deixar de ter esperanças? É matar quem está a nossa volta? É desprezar outros seres vivos e outros seres humanos? É mandar crianças pegarem em armas e matar? Esse é um mundo louco, destruimos o que criamos, até nossos filhos...

Até quando? ...

Abraços

Hugo de Oliveira disse...

Eu tenho esse vídeo salvo aqui...é ótimo. Apresentei aos professores em um curso, alguns chegaram a chorar...

abraços
de luz e paz

Hugo

pensandoemfamilia disse...

Olá
Já tinha visto este video, inclusive foi mostrado na Tv.
Não sei se o calor humano pode ser substituido pela NEt, por mais que repassemos, mobilizemos falta o fogo da paixão para aquilo que nos destinamos. Porém, é uma possibilidade de arregimentarmos forças e, quem sabe, fazermos a diferença num mundo futuro.
bjs

lis disse...

Oi Cacá
um tantinho de esperanças mesmo sabendo que as crianças do Canadá estão além das nossas ,pode ser o exemplo que precisamos !
quais seraim as proridades dos nossos polticos pra salvar o planeta?
aqui precisamos muito mais que discursos Cacá , precisamos muito mais.
Linda fala, que floresça !

Anônimo disse...

Oiiii Cacá
Gosto muito desse vídeo, é um puxão de orelhas, um convite à ação, pois precisamos mesmo é de ações. Menos de discursos. Já estamos por aqui! Eu acho muito bem escrito e muito bem "discursado" esse texto. A garotinha foi fantástica. Tomara que os resultados apareçam, sem demora. Mas, a bem da verdade, suas intervenções aqui nesse post, a respeito da difusão da informação, trouxeram-me esperanças bem mais concretas. Bjsssssss, ótimo post.

Toninho disse...

Quando vi este video achei o maximo,e pensei será que ainda temos esperanças? Ai lembro das nossas bandeiras em praça,nossas corridas da policia lembro dos caras pintadas...Mas as praças parecem clamar a efervescencia,com aquelas pessoas que sonham a mudança.Os DAs, DCEs, a universidade nao vejo mais aquele posicionamento.Há que acordar e vamos por palavras empurrando o sentimento, multiplicando informações nesta velocidade estonteante.Parabens por esta postagem e vamos por aí gritando,que é possivel,apesar de tanta desilusão.Meu abraço.

boutique de ideias disse...

Nossa, Cacá!! Só hoje "vasculhando" seu blog, vi que vc postou o vídeo!! Poxa, se todo mundo se sensibilizasse e tocasse (nao somente o vídeo), mas as ideias dessa menina, adiante, como seria nosso novo mundo, nao?? Lembro uma noite que mostrei o vídeo ao meu marido, (acredito que ele teve a mesma reacao que vc), quase nao conseguiu falar ao final, e depois, enviou o vídeo a todos os amigos pedindo participacao de alguma forma... Fiquei feliz ao ver o vídeo aqui, amigos como vc, com essa sensibilidade e brio, valem ouro!!!!!!!!

Web Statistics