terça-feira, 29 de junho de 2010

MÃOS DE DEUS

Marcelo Adão é um jovem pintor de belas telas. Eu divido a pintura em telas de retrato e telas de introspecção expressa. As evidências numa paisagem, torso, rosto ou objeto são de leitura imediata, gostando-se ou não à primeira vista. As de introspecção são mais complicadas de se gostar antes de algum entendimento. Tem gente que já fala logo de cara que adorou tal quadro, sem sequer se dar conta daquilo que está admirando. É chique, dá um ar de conhecimento e erudição. Entendo muito pouco de iconografia e iconologia*. Uma raspadela que pude absorver nos conceitos e métodos em umas aulas no semestre que fiz de história da arte na época da universidade.

Há uma tela do Marcelo na casa do meu pai que é um sol com formas bem próximas da visão, bem colorido e muito impressionante para os sentidos. Daquelas telas que não conseguem passar despercebidas onde quer que estejam ornando. Me parece uma expressão mais latente de seu desejo de elucidação da vida, de clareamento das existências, da busca de uma liberdade que não encontra limites nos obstáculos onde os raios do sol tentam penetrar. Assim eu o vejo.

Conversávamos ouvindo Bach e depois Handel, Puccini, Mozart e aproveitamos para falar do quanto eram inspirados os compositores clássicos. Parecendo um toque de Deus em suas em suas mãos na hora de compor. Foi nesse instante que ele afirmou ser isso mesmo o que ocorre com os artistas que atingem uma plenitude tal que nos toque tão profundamente a alma. Assim é na pintura, na música e na literatura. Seriam essas pessoas apenas instrumentos que Deus utilizaria para mandar espalhar a beleza no seu estado mais tocante pelo mundo.

Na literatura, psicografia é quando espíritos desencarnados lançam suas energias cósmicas para mãos escolhidas e estas reproduzem textos e mensagens de todos os matizes e para todos os gostos. Às vezes para satisfação de algumas necessidades, no caso de mensagens. Na pintura também chamam de psicografia, mas eu não acho que seja a denominação mais apropriada. No entanto, que diferença faz, diante do momento inexplicavelmente lindo que é essa espécie de transmutação cósmica para o sublime ato da criação artística? São uns iluminados, seres especiais, ungidos pela mediunidade. Possuem as mãos prontas para os chamados. De tantos conhecidos nossos, creio que o Chico Xavier seja o mais famoso e o que mais tenha produzido obras de psicografia.

Enteografia** é que o que chamo a partir de agora aquelas escritas que acredito terem vindo de um sopro de Deus. Uma manifestação mais elevada ainda. A epifania traduzida em poesia, prosa e letras de música. Seus escritos falam com a alma humana.. Aqueles que se comunicam lá nos cantos mais profundos de nossa mente, fazem rir e chorar ao coração, estimulam mudanças interiores em busca de uma elevação espiritual sempre que os lemos, ouvimos ou vemos. Já elegi alguns dos que considero enteógrafos.

Fernando Pessoa
Chico Buarque
Niezstche
Sócrates (Platão)
Drummond
Clarice Lispector
Machado de Assis
Brecht
Aristóteles

Escolha os seus.

___________________________________________
* Iconografia é a descrição para o conhecimento de imagens

* Iconologia é a explicação simbólica ou alegórica de imagens.

**Enteografia – Seria a escrita, a composição ou a pintura divina. Deriva da palavra ENTEU, eu quer dizer “inspirado por Deus”

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostei do teu elenco. Sabes, Cacá, eu acrescentaria: Isabel Allende e Ernest Hemingway. Mas também não posse deixar de lado George Orwell. São entenógrafos de mão cheia! Parabéns pelo post,adorei!
Bjs

chica disse...

Muito bom reconhecer esses iluminados e tem outra, quem percebe isso também não é bem comunzinho...é presenteado com um dom especial!abração,tudo de bom,chica

Celina disse...

OI CACÁ BOM DIA, ADOREI O SEU POST COMO SEMPRE MUITO EDUCATIVO. NÃO VÃO TODOS AQUELEES QUE ADMIRO,SHOPENHAUER, AKIRA KUROSAWA, NIETZCHE, DOSTOEWSKY,SÓCRATES, GIORDANO BRUNO, VICTOR HUGO,AMADEUS MOZART,NOEL ROSA,GRACILIANO RAMOS. TEM TANTA GENTE BOA, ESTES LEMBRADOS REPRESENTA OS ENTENÓGRAFOS CITADOS POR VC, UM ABRAÇO FRATERNO CELINA.

lis disse...

Oi Cacá
Fico embevecida diante desses enteógrafos e agora agradecida por me ensinar essa palavrinha rsrs
A mão de Deus abençoa a todos ,mas tem alguns que ele fixa com mais força e aí é essa beleza que vemos na música, na pintura , nas palavras.
Concordei com voce nas escolhas porque minha lista é extensa.Sou fã ardorosa de quem sabe usar as palavras e encantar em prosa e versos.
abraços Cacá

pensandoemfamilia disse...

Olá Caca

Sou fã da arte e o espaço não caberia para nomear tantas pessoas que me tocam à alma. Você expôs de forma muito interessante esta temática.
Penso que nós blogueiros buscamos o dom de atingir aos corações, naõ tendo a pretensão (rs,rs,) de sermos como os deuses mencionados.

Flor.MCecilia disse...

Olá,vim te ver e estou feliz com toda alegria que há aqui..Belo elenco das artes..gosto de todos,mas sempre Clarice e Fernando
falam mais alto.Parabéns..Moro aqui vizinha tua..Bjuss\Mil\Flor**

Maria Rodrigues disse...

Meu amigo adorei ler o seu texto, obrigado por me ter encaminhado até aqui. Não conhecia essa terminologia, concordo plenamente que há pessoas que são iluminadas, são especiais, têm em si as mãos de Deus para um proposito muito especial, o mostrar ao mundo quanta beleza o homem pode criar.
Uma Santa semana, plena de amor de paz.
Beijinhos
Maria

Web Statistics