quarta-feira, 16 de junho de 2010

MEU PÃOZINHO DE SAL

Eu não tinha conhecimento do tal de glúten até pouquíssimo tempo atrás. De repente, começou aparecer em quase tudo quanto é embalagem de alimentos o alerta de NÃO CONTÉM GLUTEN. A princípio eu pensei se tratar de algo que poderia viciar e me deixar guloso. Relacionei com glutão. A gente, pouco acostumada com alertas das indústrias alimentícias, de remédios, bebidas e outras coisas que entram pela boca, já coloca logo um pé atrás. Êpa, isso deve ser coisa da vigilância sanitária ou do ministério da saúde! Indústria nenhuma até hoje, pelo que eu sei coloca avisos maiúsculos se não for uma exigência dos órgãos de controle e fiscalização. O comum é esperar morrer alguém, intoxicar, ou adoecer primeiro a população para depois as providências serem tomadas pela via da lei. Já li e ouvi um amontoado de explicações acerca do glúten, já pesquisei eu mesmo com a minha leiguice inconformada e inquieta e não me convenci ainda de que é apenas uma proteína que causa alergia. Tem coisa aí! Será que estávamos consumindo pizza esse anos todos com glúten? Ainda bem que a broa de fubá que ajudou a me dar sustância a vida inteira não contém esse elemento. Da minha parte, as pesquisas que fiz na internet, há o que eu já suspeitava: muitos artigos acadêmicos, umas definições léxicas e quase nada dos fabricantes de alimentos. Eles não se expõem de jeito nenhum. Já pensou os embutidos todos, os muitos derivados do trigo? Os biscoitos, massas prontas, bolos, doces... Ah, melhor deixar pra lá. Acho que se for preocupar em excesso com esses mistérios que cercam a maioria dos produtos industrializados, eu vou querer voltar meus olhos para um pasto verdejante, me agachar e pastar... Não, não, pode ter agrotóxico. Há pouco tempo um pesquisador* disse que o processo de industrialização retira tantos nutrientes do alimento que é necessário acrescenta-los novamente de forma sintética. E os principais são: conservantes, anti-oxidantes, corantes, intensificadores de sabor, edulcorantes, reguladores de acidez, emulsionantes, estabilizadores e espessantes.... É por isso que tem aquele monte de produtos escritos: enriquecido de ferro, vitamina, ômega 3, 4, e mais um monte de coisa que saiu e voltou depois quimicamente. (Deus me acuda!). Estou mesmo preocupado é com o pãozinho de sal. Alguém já viu um aviso na padaria que o pão contém glúten?




* fonte: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/bioquimicaalimentos.htm

5 comentários:

chica disse...

É brincadeira esse vai e vem dos produtos"proibidos" que depois de um tempo são liberados novamente.Se formos olhar tuuuuuuudo, nada mais comemos...abração,chica

Elaine Barnes disse...

Ah amigo,sei lá. Minha ex sogra sempre foi doente e com o colesterol altíssimo. Foi recomendado a ela há uns 30 anos ou mais que comesse somente pão de glutén. Ela come só esse todos estes anos. Resultado: Já enterrou meu ex sogro,cunhado,sogra,irmãos,sobrinhos e ela está aí,ainda cuidando de todo mundo. Doente do coração e vivinha da Silva! Montão de bjs e abraços

lis disse...

Oi Cacá
Desconfio tanto dessas modernices como dizem por aí rsrs É Interesssante como elegem um produto e o colocam em evidência, ora pro bem ora pro mal. Sempre com muito embasamento , propaganda e tal. Parece coisa encomendada, sei não.
Há tanta esperteza em todos os setores que claro eu leio tudo, me previno mas sempre me perguntando até onde isso é isso mesmo ? rrs
a história do glúten é mais ou menos assim, muita propaganda pra vender produtos que nao contém gluten , tiraram com tanta facilidade ou eles nem nunca existiram lá ?
Amigo, acabei de chegar da padaria e trouxe paezinhos de sal ,quentinhos.
Lancha comigo? rsrs
tudo sem glúten , certamente. rs
abraços

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Ei amigo, adorei esse texto!
Muito rico em informações e
divertido também, aliás, essa
forma divertida com que coloca
as palavras é que torna a
leitura de seus textos em uma
gratificante leitura, pois
aprendemos sorrindo...
Deixo a você um carinhoso e
fraterno abraço... Paz e luz

Mari disse...

Ah Cacá...

Adorei a parte de se agachar na grama verdde e pastar rsrs..mas ai tem o agrotóxico!!! rs
Um beijo

PS: a palavra de verificação que apareceu "comem" rsrs

Web Statistics