quarta-feira, 29 de julho de 2009

VIDA DE PEÃO

Ralou que seja, é peão. Não tem esse negócio de diploma para escamotear a condição. Acha que por que é médico, tem dêerre na frente do nome não é peão? Acha que só porque tem duas horas de almoço (que para uns dá até para ir em casa ou pagar umas continhas no banco, não é peão?) Né só pedreiro, trecheiro e outras profissões com sufixo eiro , não. Basta ralar. De manhã, tarde ou madrugada. O peão que originou o termo não é o que rala a bunda no lombo do cavalo bravo ou do touro indomável? Então, tem uns até com banca de galã...


Peão pode ser o que come de marmita. Ou o de almoçar no restaurante ou em casa. Mas desde que seja regulado por um relógio de ponto ou um livro de assinaturas, tá carimbado. É peão. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo. É inegável como uma onda no mar.


O Dr que me operou da última vez, me disse, tirando os pontos:

- Nos meus plantões aqui no hospital eu gosto muito de ler crônicas. Esse pessoal fica a noite toda assistindo esse tal de BBB. Olha se isso é coisa de médico sério? Baixaria!

A minha comadre que é médica de UTI de crianças, levava marmita de casa. Saía numa segunda feira à noite e só retornava na quarta, carregando um embornal. Depois arranjou um nécessaire para ficar mais chique. Três empregos. Tomava banho, comia e dormia entre um hospital e outro. É peão ou não é?

A gíria predileta dessa turma é chamar a firma de “Gato”. Acho que é porque, arranha, mas não chega a engolir de todo a carne do vivente feito leão. O cara sobrevive por 30, 35 anos de trabalho no gato.


O Zé Arruda chegava meio ressaqueado no trabalho quando estava no horário de 16 até 01 da manhã. Na hora de trocar os turnos, o pessoal que saía entregava o relatório do que tinha que ser continuado e a produção seguia comendo solta, sem interrupção. Um dia ele viu o chefão ainda lá, depois do horário, no corredor superior da oficina. Não resistiu e gritou : - Aí dr., roubando hora do gato, hein? Tomou um gancho de três dias para aprender a respeitar a hierarquia.

Deixa eu bater o ponto que tem mais histórias por ai.

1 comentários:

Thiago Quintella disse...

E peão tb é que está na tensão do desemprego, só tomando não de pretensos patrões!
excelente espaço!

Web Statistics