quinta-feira, 21 de julho de 2011

COMER DEMAIS

imagem daqui:

A atividade culinária é tão prazerosa para mim quanto a literária. Eu me vejo sem dinheiro, sem eira nem beira, numa canseira ordinária, mas não consigo me conciliar o tempo sem que estas duas coisas estejam presentes no meu dia a dia. Uma das minhas preocupações é que a literatura não me consuma do mundo e a gula não me mate. Por esses motivos é que procuro transformar as duas coisas em prazer. Mais apreço e menos apego.

Conheci Alcoólicos Anônimos, Jogadores Compulsivos, Neuróticos Anônimos e agora tive a grata satisfação de encontrar mais um grupo de ajuda mútua, os Comedores Compulsivos. É uma entidade nos mesmos moldes das outras - para quem precisa de ajuda e nem sabe é uma excelente terapia, às vezes muito melhor do que medicamentos que prometem mundos e fundos mas não resolvem o problema que origina a maioria esmagadora dos distúrbios: a ansiedade provocada por vários e obscuros motivos, muitas vezes de origem tão distante na nossa vida que nem a pessoa nem a medicina leva em consideração, já que estamos muito mais voltados para o imediatismo nas soluções de tantos problemas, atacando  tão somente os efeitos.

Há no site deles, um teste básico que não serve de diagnóstico mas prognostica possibilidades de a pessoa ser portadora da compulsão alimentar. Se achar que vai precisar de ajuda ou não é por conta de cada livre arbítrio. Quer testar?


Você é um comedor compulsivo?


01 - Você come quando não está com fome?


02 - Você faz "farras alimentares" continuamente, sem razão aparente?



03 - Você sente culpa e remorso depois de comer compulsivamente?


04 - Você gasta muito tempo comendo, ou pensando em comida?


05 - Você espera com prazer e antecipação pelo momento em que pode comer sozinho?


06 - Você assume mais responsabilidades do que pode? Tem uma atitude de tudo ou nada?


07 - Você planeja com antecedência essas comilanças secretas?


08 - Seu peso está afetando seu modo de viver?


09 - Você tentou fazer dieta por uma semana(ou mais), somente para abandona-la perto de sua meta?


10 - Você fica ressentido quando outras pessoas lhe dizem para "usar um pouco de força de vontade" para parar de comer demais?


11 - Apesar das evidências em contrário, você continuou a afirmar que poderia fazer dieta "por si mesmo", quando quisesse ?


12 - Você anseia desesperadamente comer em um determinado momento, dia ou noite, fora das horas das refeições?


13 - Você come para fugir de aborrecimentos ou dificuldades?


14 - Você já esteve em tratamento por obesidade ou problemas relacionados a alimentação?


15 - Seu comportamento alimentar faz você ou outras pessoas infelizes?


Se respondeu SIM a qualquer uma das perguntas acima, é possível que você seja um Comedor Compulsivo.


Se respondeu SIM a 2 perguntas, é bem provável que você seja um Comedor Compulsivo.


Se respondeu SIM a 3 ou mais perguntas, então é quase certo que você seja um Comedor Compulsivo.


Se você realmente reconhece que é um comedor compulsivo, apresentamos agora a grande pergunta: VOCÊ DESEJA AJUDA? 

http://www.comedorescompulsivos.com.br/cca.htm




28 comentários:

Anônimo disse...

1 Sim! rs. Como quando não estou com fome. E agora por falar em comida, me deu até fome! rs. Abraços Cacá!

Aleatoriamente disse...

Interessante isso Cacá.
Bom... Mas analisando as perguntas não sou.
Já me alimento pouco de mais e muitas vezes, esqueço a hora de me alimentar.
Mas tudo é costume né?
Se você acostuma fazer de qualquer coisa um hábito, já se torna vício.
Tudo na medida certa é a saída.
Beijinho querido e bom dia!
*
Fernanda

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Cacá!
Como quando estou realmente sentindo fome porém evito excessos pois ao comer demais sempre me dou mal.
Bastante interessante saber que existe uma instituição para tratar as pessoas com esse distúrbio.
Gostaria de te agradecer pelo carinho e presença e pelas palavras que deixou no meu blog.
Com certeza vão ficar guardadas com carinho no meu coração.
abração

* Edméia * disse...

*Cacá, bom diaaaaaa !!!

*Garoto, como estou com pouco

tempo aqui, agora, não farei o

teste ! Todavia, confesso que

COMER é um dos meus principais

prazeres nesta vida !!!

Principalmente agora que não

sou mais FUMANTE !!! (*Faz ONZE

meses que PAREI DE FUMAR por causa

da minha BRONQUITE que se

apresentava cada vez

PIORRRRR !!!).

*Cacá, meu pai foi a pessoa

que eu MAIS AMEI nesta vida e ...

ele curtia MUITO a COZINHA e a

LITERATURA !!!

*Papai também era mineiro !

Ele nasceu em Bocaina de Minas !

(*Menino, se SAUDADE matásse ...

).

*Cacá, tenhas uma ótima 5ª

feira na companhia dos teus e ...

lendo, escrevendo e cozinhando !!!

*Fiques com Deus.

*Um abraço.

P.S. - *Eu sou do signo de CÂNCER

e você ?!

Anônimo disse...

Rssrsrs!! Um ou dois desses pecados eu confesso que cometo. Problema é quando isso se torna um descontrole. Nesse caso, tens razão, é hora de procurar ajuda.

Bjs!

Unknown disse...

Ei! Mas, espere um pouco! Duvido que haja alguém no mundo, que não tenha respondido sim a no mínimo três dessas perguntas!!! - Radical demais! rsrs - Abração

Rô... disse...

oi Cacá,

ah,os prazeres,
acho a culinária como um todo tão gostosa, desde a preparação,
o desfrutar com quem amamos,
o momento de sentarmos à mesa,
tudo é um grande e delicioso ritual...
e considero muito importante
para a família,
mas sem exageros,
como com prazer,
mas me controlo para não entrar na gula...

beijinhos

Celina disse...

Oi Cacá bom dia, aquí quase todos vivem brigando com a balança, os filhos tem propensão a engordar comendo errado não é a quantidade de comida, são sorvetes, doces de toda especie, tres da familia ja fizeram cirurgia baríatrica que é a redução do estomago, tem que ter acompanhamento psicólogico para curar a causa. Li o seu comentário, só me fez feliz por ter gostado. tanto da minha história. quando vieres ao Recife, me avisa, para eu não viajar, e darmos o abraço não virtual rsrs Celina.

Nice Bacchini disse...

Adoro comer coisas gostosas, mas procuro sempre manerar...eu também adoro cozinhar...

Mulher na Polícia disse...

Vixe...

Às vezes esqueço de almoçar ou jantar e só depois é que me dou conta.

Ah, mas tenho muito prazer em "farras" alimentares... e não sinto a menor culpa depois...
hehehe

Mas esse problema existe sim e a dica foi muito boa.

Beijo Cacá...

Suely disse...

Conheço algumas pessoas que se enquadram nos comedores compulsivos. É barra pesada. Gostei do post. Um abraço.

zelia maria disse...

Boa tarde zé. Ainda bem que não sou uma comedora compulsiva. respondi com sinceridade as perguntas, não preciso de apoio nesse sentido. Valeu, beijo de zélia

C. disse...

Nossa, achei o número de respostas "óbvias" muito pequenas, e que cabe dentro da realidade de muitas pessoas. Será que só uma respostinha a mais já devo me considerar uma comilona?? kkk
Ai Cacá, como é duro deparar com a realidade, viu!
(e olha que nao existe pessoa mais chata que eu nesse mundo pra comer...)

Apoio totalmente esses programas de "viver bem" , e acho que todos tem fundo emocional e devem ser bem analisados.

Beth/Lilás disse...

Poxa, bastante interessante o tal site!
Mas, sabes, fiquei menos preocupada agora, pois muitas das questões eu disse não, então posso me considerar uma pessoa normal neste sentido.
Mas, a verdade é que adoro um docinho todos os dias. hehe
Grande mistura esta sua literratura e comida. adorei!
bjs cariocas

AFRICA EM POESIA disse...

CACÁ



Dia do AMIGO foi ontem mas para mim será todos os dias...

a vida é mesmo composta de tudo do bom e do mau e tem um pouquinho de tudo para todos


Com um beijo cheio de carinho

Anônimo disse...

Oi José, legal que tenha amigos leoninos, eu tb tenho bastante aliás Leão cai na minha casa 7, então é a casa do Outro. Eles são minha projeção. Agora esse post de comida, aff, eu tentei tomar um remédio moderador de apetite, nossa é horrível, voltei a caminhar hoje pq o médico liberou. Abraço CY.

Thatica. disse...

Querido..

Obrigada pelos comentarios em meu blog.. só tenho a admirar sua inteligencia..

Beijos!

Mariana disse...

Mais...Cacá...e tão lindo comer...rs...rs...mais só o necesario, ¿verdade ?
Deixo meus carinhos de sempre.
Carinhos desde Argentina.

Yasmine Lemos disse...

Oi Cacá! tenho um prazer enorme em cozinhar,mas nunca fui de comer muito.Prefiro fazer a comilança e me esbaldar em ver os outros se deliciarem .Eita acho que sou má rss
abraços e um fds em paz amigo!

lis disse...

Oi Cacá
Fugi das perguntas rsrs
melhor nao "alimentar" mais inseguranças não é nao? rs
Sabemos que todos os nossos atos precisam ser equilibrados , se a alma fica muito solta o corpo reclama.
Tomo cuidados especiais Cacá.Todo dia. E faz tempo que permaneço igual ou seja sem subir na balança rs
Saudade de voce.
Um abraço grande , do tamanho da nossa fome ( por coisas gostosas)rs
tenha um bom fim de semana

boutique de ideias disse...

Oi Cacázito!!!!! Amigo, vc estava inspirado quando escreveu o texto, achei fantástico, quase uma poesia, sutil, ironica, realista e bem humorada! Quanto às perguntas, marquei pelo menos 85%! Acho que preciso de uma terapia, fala sério!!! Tem pecado melhor que a gula???
No meu caso, sorte que a genética me ajudou (mas vai saber até quando...)
Bom final de semana, querido meu!! Aquele beijo!!!!!

pensandoemfamilia disse...

Oi Caca

Duas artimanhas muito interessantes, mas a compulsão estraga.

Penso que estou fora destas, gosto ler e de comer, mas sem exageros, rs,rs, .
bjs

Hope* disse...

Ai Cacá que medo!
/o\

Acho que eu vou dar uma passada nos Neuróticos Anônimos (existe?), depois nos comedores...
Tô lascada!
Comida é um prazer, neurose é de família....
=\

Bjoo!

Aleatoriamente disse...

Cacá, passei para te deixar um beijo e agradecer a tua visita.
Amei teu comentário.
*
Com carinho.
Fernanda

Lívia Azzi disse...

Já leste o clube dos anjos, Cacá?!

'Não é todo dia que se quer ouvir uma crocante fuga de Bach mas todos os dias se quer comer. A fome é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba - mas a fome continua.
Sentar-se à mesa com os amigos, saborear o seu prato preferido e se entregar ao prazer de comer, louca e apaixonadamente. Depois? Depois a morte'. (Luis Fernando Verissimo)

Abraços!

Misturação - Ana Karla disse...

Bom dia Cacá!
Esse post me deixou curiosa em conhecer lá o site.
Gosto muito de comer, de inventar.
Mas sigo bem nas dietas(quando as faço) kkk
Bom final de semana.
Xeros

Diogo Didier disse...

Hummmmmmmmmm interessante Cacá! Mas acho q desse mal eu não sofro rsrsrsrsrs...bjoxxxxxxxxxxxxxx

Web Statistics