segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE ESCREVER - Fernando Sabino

imagem google
         
imagem google
POR QUE ESCREVE?

 “Tenho a impressão de que se eu soubesse responder a essa pergunta deixaria de ser escritor. Não haveria condição. Não saberia dizer, não. Está além de minha compreensão. Esta pergunta é tão grave como se perguntassem: “Por que vive? Por que ama? Por que morre?” Talvez eu escreva para atender a essas três presenças que são as únicas que existem na vida de um homem.”

“Para mim, o ato de escrever é muito difícil e penoso, tenho sempre que corrigir e reescrever várias vezes. Basta dizer, como exemplo, que escrevi 1100 páginas para fazer um romance no qual aproveitei pouco mais de 300.”

(Fernando Sabino, escritor mineiro)

_________________________________________________________________
In: Escrever Sem Doer -  Ronald Claver, ed. UFMG, 2006.

13 comentários:

Casal 20 disse...

Ah! Cacá! Você me fez ir longe agora! Eu estava em Brasília, 2º ano do 2º grau, e, acredite, eu matava aula para ler Fernando Sabino! Eu me enfiava na biblioteca e devorava os livros dele.

Naquele ano, ele foi ao meu colégio dar uma palestra, mas liberaram os convites apenas para alguns alunos, por causa da sala pequena que a escola tinha arranjado para ele falar. Havia gente que nem sabia quem ele era e ganhara o convite. Aí, na noite anterior à palestra dele na escola, eu fui ao cinema onde estavam lançando o filme "O grande Mentecapto". Fernando Sabino estaria lá. Comprei um livro e, na hora dele autografar, enchi meu peito de coragem e contei para ele que a escola não havia liberado o convite para todos os alunos, etc, etc. Disse tudo e ele ficou irritado com aquela situação.

No dia seguinte, acho que era a filha dele, quando ela me viu na fila, tirou-me dali e colocou-me para dentro da sala, sentado pertinho do Fernando Sabino. Eu tinha 15 anos e isso me marcou muito.

Viajei no tempo.

Abraços sempre afetuosos.

Helena Frenzel disse...

Viver, amar, morrer: acho que escrever é isso mesmo (e muito mais!).Para mim, por exemplo, escrever é, sobretudo, brincar, em vários sentidos e dimensões. Bela definição. Triste pela perda do Scliar... Um abraço fraterno.

Misturação - Ana Karla disse...

A escrita dele é intensa.
Acho que escrever é isso mesmo, escrever e reescrever.
Bom dia Cacá!
Xeros

chica disse...

Muito legal,Cacá! Cheguei agora de viagem(nessa madrugada) e lembrei ontem dem ti, ao ver a notícia do falecimento do nosso Scliar, daqui de Poa e que tanto gostas...abração,chica(retornando aos poucos de um sonho lindo de apenas 3 dias, no C.do Santinho, mas que valeu...)

Unknown disse...

E eu pergunto a você e a mim mesma: Por que escrevemos? E, juro, eu não sei a resposta.

Jo Turquezza disse...

Oi! Estou chegando aqui agora. E já estou seguindo.
Escrever qualquer um escreve (mesmo que seja uma frase só!), mas escrever bem e se fazer entender ...........
Fernando Sabino é um dos meus ídolos rsrs
Se quiser me conhecer também
http://turquezzavariedade.blogspot.com
Leia minhas "bobagens que coloco no papel, digo, no Blog" rsrsr
Felicidades.

Anônimo disse...

Oiiii Cacá,
Sabino, grande Sabino. Uma de minhas preferências literárias juvenis. Volta e meia torno a ler algum de seus textos. Ele escrevia lindamente, uma prosa ágil e sagaz. Saudades...
Bjsssssss

pensandoemfamilia disse...

Dificil de comentar. Há pessoas que a leitura é tão fluentes que não imaginamos que tenha sido reescrita tanto como ele nos revela.
Abços.

CESAR CRUZ disse...

Sensacional! Adorava o Sabino. Adoro, considerando-se que escritores morrem, mas suas obras seguem.

De fato, uma pergunta dessas é difícil de se responder, até para mim que sou um novato na área.

abço forte
Cesar

Anônimo disse...

Sou devota dele!
Acredito que já li todos os livros que ele publicou.
Bjs.

Celina disse...

Oi Caca eu compreendo a sua preocupação que vc passou com o seu irmão , graças a Deus vem melhorando sempre. Eu comecei a responder os meus comentários hoje, falta operar o outro olho, mais acho que só vai ser feita a cirurgia após o carnaval, até lá fico comentando o trabalho de vcs . Obrigada pelas palavras gentís.
Sobre Fernando Sabino acho dificil não gostar dele, alem de seus livros ainda li as suas crõnicas que ele escrevia para os jornais e revista. Perdemos outro autor muito bom Sciliar assisti uma entrevista ja este ano com Ednei Silvestre no canal GNT gostei muito da entrevista dele .
Olha amigo aquele abraço Celina.

Sheilla Liz disse...

Oi Querido Cacá! Fernando Sabino... adoro,pra mim o melhor dele é o Grande Mentecapto, eu me deleitei nas aventuras de Geraldo Viramundo o Dom Quixote do Brasil! Perfect! Super abraço amigo!

JoeFather disse...

A escrita para alguns é como o ar que se respira! É por isso que o fazem tão bem, não é apenas uma questão de fazer por fazer!

Abraços renovados!

Web Statistics