segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE ESCREVER - Ernest Hemingway

imagem google
“Gosto de escrever de pé porque não deixa a barriga crescer e porque um tipo tem mais vitalidade quando está de pé. Já se viu alguém durar mais de dez rounds sentado de papo para o ar? Escrevo as partes descritivas à mão porque é o que me custa mais e está-se mais perto do papel quando se escreve à mão, mas escrevo o diálogo à máquina porque as pessoas falam da mesma maneira que uma máquina trabalha.”

(Hemingway, citado por A.E. Hotchener, em Papa Hemingway)


 “Só há um segredo para vir a ser-se um escritor famoso se se tem talento: conservar a saúde.”
(Hemingway, citado por A.E. Hotchener, em Papa Hemingway)


“A maioria dos escritores descuida-se com a parte mais maçadora mas mais importante do seu trabalho – a revisão: apurar e afiar o material de maneira a ficar como o estoque dum matador.”

(Hemingway, citado por A.E. Hotchener, em Papa Hemingway)
____________________________________________________
In: Escrever Sem Doer -  Ronald Claver, ed. UFMG, 2006.

imagem google

12 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Muito bom, considero suas dicass excelentes. E vamos nesta conversa.
Bom início de semana.
Abços,

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Rapaz, você posta quase todo dia. Este seu espaço é realmente privilegiado, as citações de Hemingway são ótimas e cheias de sabedoria. Abraços e boa semana.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Esse livro é fenomenal.

Claudio, vamos comecar em marco uma parte nova no blog e gostaria que vc participasse. Pode escrever para o meu email para que eu te passe as coordenadas?

saiajusta4@gmail.com


Abracos

Sueli Gallacci disse...

Cacá, amigo querido!

Obrigada, em nome de toda minha família pelo apoio e pelo carinho!!!

Explique-me melhor essa questão dos doadores. São doadores vivos? O ideal pra ela nesse momento seria um doador vivo, está na fila de doador cadáver há mais de 5 anos!

Se possível me contate por email.

Descobrimos hoje que há um erro no statos de inscrição dela no Ministério da Saúde, talvez seja por isso a demora. É desesperador!!! Um descaso total!!!

É grande a nossa decepção com o convenio que só deu assistência adequada sob ameaça de processo, com a médica que cometeu o erro, enfim, com tudo...

Um bjo grande, amigo, fique com Deus!

Yasmine Lemos disse...

Sabedoria é dádiva.Pérolas.
Querido Cacá um abraço grande e uma semana de muita paz

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querido amigo Cacá.

Já ouvi muito escritor dizendo que escreve e deixa engavetado por muito tempo.
Depois, ao reler, vem a revisão cortando quase a metade do texto.

Um grande abraço.

lis disse...

Oi meu escritor mais querido rsrs
excelente dica de leitura - Ernest Hemingway .
dexo meu abraço amigo

Unknown disse...

Cacá
não conhecia o escritor
mas gostei das dicas.
excelentes.
vim convidá-lo pra participar da blogagem de aniversa´rio do Sonhar e Ser, dia 22/02, com o tema: sonhar e ser: o que os sonhos fazem por nos?
abraço e te espero.

Unknown disse...

Te econtrei por aqui, vi você no blogs da Maria Emília. Eu adorei... Parabéns, belíssimo blogs.

Unknown disse...

Fiquei uns dias sem entrar aqui e... vários posts pra ler. Melhor assim! Gosto desse ritmo - queria conseguir manter um assim também. Quando ao Hemingway, sem dúvida um grande escritor, pai de tantos outros que temos hoje por ai. Não conhecia esses conselhos! Vou anotar!

Casal 20 disse...

Li este livro (o velho e o mar), sentado na praia de frente para o mar. A cada luta do velho em sua pescaria, mirava o mar e o imaginava ali.

Na praia em que eu estava, havia muitos pescadores que saíam de manhã para o arrastão.

Terminei o livro em lágrimas. Muito lindo!

Abraços sempre afetuosos (estou gostando muito desta sua casa)!

Web Statistics