quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VERSOS CARTESIANOS

Seus versos eram medidos. Sem métrica, medidos com trena  e lupa. Tinha uma prosa calculada, mas queria ser poeta. Mais: já nos primeiros acertos com as linhas, se intitulava bardo. Não, bardo não, que é muito “sensivel”.  A verdade vinha estampada nas junções das sílabas quadradas. Não era o dono da verdade, mas se considerava filho dos donos. Tudo podia ser comprovado em sua poesia. A dos outros, analisava com método de investigador. Tinha que ter segundas, terceiras e tantas intenções. Cada poema(?) seu parecia ajustado no exato espaço avaliado. Pareciam versos aquartelados.

Toda estrofe era um modo imperativo. Tocava a corneta e despertava a todos.
-  Poetas, hora de levantar e fazer poesia, senão vai ter ostracismo! Os versos machucados iam andando na folha, em fila, em ordem, até onde tinha estabelecido pela régua. Dali desciam para a linha seguinte, numa seqüência lógica. Se desse para rimar, lindo! Se não, uma imposição: - creiam todos quantos lerem que esses toscos ensinamentos são um poema do fundo de minha alma cartesiana.

Com tanta generosidade disponível...

6 comentários:

chica disse...

Muito legal,Cacá! Que teu dia sejalindo e a poesianasca sem imposições e regras...apenas nasça!srrs E tu a tens sempre!abração,chica

Neno disse...

oi cacá o tico deve mesmo ter usado como piscina . adorei a visita bjs

Toninho disse...

Assim,deixar que os versos fluam como borboletar,que só querem a felicidade de voar livres.Bela tacada mue amigo.Bem oportuna para quem fica com medo de expor o que lhe vai na alma.Meu abraço de paz.

Celina disse...

Oi Cacá tudo de bom paravc ,agradeço a visita e o comentário, assim que o meu neto melhorar eu voltarei. abraços Celina.

lis disse...

Adorei Cacá
do fundo da minha alma poética, tanto faz se cartesiana ou não rsrs
abraços poeta

Neca disse...

Pobre daquele que abraçado à forma, acaba engessando a alma.

Como sempre, Cacá, você tendo os melhores e mais espirituosos 'insights'. Amei!

Beijos e um findi tudo de bom p/ ti.

Web Statistics