domingo, 14 de março de 2010

UM PASSEIO RELAXANTE PELA DOR

As soluções prontas são um balde de água fria no hábito de pensar. Antigamente as coisas iam acontecendo e os recursos eram escassos. Enquanto faltavam técnicas apuradas por um lado, abundavam pensamentos por outro. O homem ia vendo as coisas, os fenômenos naturais e ia teorizando, esperando socorro. Foi assim que nasceu a filosofia. E como tinha pouca gente para pensar, os mesmos filósofos viram que tinham que resolver os problemas eles mesmos. Tanto que viraram cientistas também. Enquanto deixavam o pensamento vagar em observações no cosmos sob o sol, luares e estrelas, iam fazendo umas continhas, misturando umas substâncias, testando umas superfícies lisas ou ásperas e tomando anotações. Nasciam os astrônomos, fiscos, matemáticos e por ai afora.

Quando pensaram na dor, que remédio tinha a não ser teorizar? Teve gente que afirmava que com a dor se aprendia a viver melhor, uma forma de superação de adversidades. Ficar impassível diante da dor provocava uma elevação do caráter. Veio o tal do estoicismo. Uma aula com a dor. Era preciso aprender a cura, no entanto, pois muita gente não entendia o princípio e continuava sentindo dores. Além do mais quem poderia transferir para a alma, onde o suporte é maior, uma dor que tá doendo no braço, na perna, na barriga? Aí teve uns que começaram a estudar o corpo humano e a medicina foi aparecendo depois, devagar.

O que atrapalhou um pouco os planos, ou melhor, os pensamentos bem intencionados acerca da dor foram umas pessoas que passaram a sentir um certo conforto e prazer com ela. Eram os tais dos masoquistas atrasando o desenvolvimento da filosofia e da ciência. Pode uma coisa dessas? Como tudo tem uma reação (já estava começando a germinar o conhecimento da lei da ação e reação), apareceram aqueles que gostavam de ver o sofrimento alheio e também sentiam prazer nisso. Eram os sádicos, tradicionais rivais dos masoquistas durante muito tempo. E bem mais à frente na história vamos ver que se aliaram. Muitos acabaram em moderníssimos motéis com chicotinhos, correntes, algemas e outros apetrechos, já que a sociedade começou a punir abusos em praça pública. Coisa de foro íntimo, eu nem tenho nada com isso.

Não falei dos hipocondríacos, uma categoria intermediária, mas deixa pra lá. O caso deles quase nunca envolve dor. Acho que se trata mais de carências da alma querendo algum reconhecimento e que são substituídas por aparentes doenças e muitos remédios. Se lhe derem umas pílulas de trigo ou maizena disfarçadas e disserem que resolvem os problemas muitos se curam com uma facilidade incrível.

Motivo dessa prosa toda? Eu estava andando de bicicleta e me deu uma dor danada no cóccix. Pode falar nos ossos da bunda? Não me levem a mal, não há intenções sádicas nem masoquistas. É que eu fiquei uns tempos parado e até me acostumar novamente não tenho outro remédio senão pensar e ir me exercitando. E cóccix é uma palavra muito difícil de ser pronunciada. Só de pensar dói.

5 comentários:

Adh2BS disse...

Prezado Cacá, que desenvolvimento inteligente... Chato mesmo é essa dor aí no... Na... Bom, deixa pra lá. Qdo puder, tomei a liberdade de indicá-lo p/ um selo, passe no "arquit. e poesia" p/ conferir, ok?
Ou faça como o sádico da clássica anedota, que diante de um masoquista que implorava desesperadamente p/ ser agredido e maltratado, murmurava baixinho: nãããããããoooo...!
:-)
Abç, ót. semana!
Adh

Mulher na Polícia disse...

hahahahah

Excelente esse texto Cacá!
Vc deveria dar aulas de filosofia. Desse jeito a sala ia lotar.

E eu não perderia uma.

Ginástica é explicar a dor! E vc se saiu muito bem.

chica disse...

Tuas crônicas sempre inteligantes e que nos prendem até o fim...abração,tudo de bom,chica

IMAGEM & POESIA disse...

Quem é que pode com os caminhos da mente de um escritor? Bom demais! Olha só! Cais? Vc teve a coragem de postar a letra de Cais? Mas, o que é isso? Esqueceu da pressão? ... ... ...rsrs Pior, é que ficou lindo!!!! rsrs Dá vontade de pôr no palco. Obrigadaço, meu amigo! Abração ( do tipo emocionado ) !!!

shintoni disse...

Cacá:
Postei sua Fabuleta no Duelos, na semana passada, mas como estou com problema de conexão, só estou podendo vir agradecer sua participação hoje.
Valeu mesmo, mais uma vez!
Abraço e ótima semana!

Web Statistics