segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LER NÃO CAUSA L.E.R. - MAX MARTINS

“Devoro” um livro após o outro e, às vezes, mais de um ao mesmo tempo. Não consigo ficar muito tempo sem ter uma leitura nova em mãos. Por isso, não entendo como ler pode ser tão difícil e enfadonho para a maioria dos brasileiros.
Há dias tenho vontade de escrever sobre o assunto e ontem criei o termo de pesquisa “Incentivo à Leitura” no Google Alertas. Em seguida, recebi uma mensagem na caixa de entrada do GMail. Dentre elas, me chamou a atenção a seguinte matéria: “Quanto mais livros em casa, maior o nível de escolaridade do seu filho”.


Veja algumas informações e números da pesquisa:
1. Os pesquisadores ouviram mais de 70 mil pessoas;
2. Os dados foram levantados em 27 países. Entre eles: China, Rússia, França, Portugal, Chile e África do Sul;
3. Crescer num lar com até 500 livros aumenta em 33% a chance de completar o Ensino Fundamental e em 19% para se graduar na universidade;
4. Pessoas que cresceram sem nenhum livro em casa completam apenas 7 anos de estudo;
5. Com cerca de 12 livros em casa, 11 anos de escolaridade;
6. Apenas 3% de quem cresceu num lar sem livros conseguiu entrar na universidade.

Antecipando-me às gracinhas:

Sim. É preciso ler. Não adianta comprar cerca de 500 livros para enfeitar a estante, na esperança de entrar na universidade. O conhecimento não passa para nós por osmose…

Os números da pesquisa deixam claro que a leitura é fundamental para o crescimento individual e, por consequência, para a sociedade.

A importância e o prazer de ler
Deixando esses números de lado, falemos um pouco da leitura em si.


Ler é uma atividade que nos transporta para outros mundos, sejam imaginários ou não. Cada página que lemos nos enriquece, aumenta nossos saberes, amplia nossos horizontes. Poderia citar inúmeros fatores que me levam a ler, mas o principal é o prazer que sinto ao virar as páginas de um bom livro.
Me identifiquei com as palavras do professor Franz no post “Quer ver o bom de uma leitura?”, autor e editor do “Este blog é minha rua”.

”Mas você sabe o que é uma boa leitura? É uma leitura daquelas que desopilam o fígado, leitura que deixa a alma leve, lavada, enxaguada e posta a quarar no Sol da satisfação; que faz brilhar os olhos com o colírio da emoção e fica fazendo cócegas na nossa imaginação.”


”Mas, eu leio na internet. Isso não conta?”
Realmente, lemos a maior parte do tempo em que estamos navegando na web, mas estamos falando de livros. Na internet, por exemplo, os textos estão cada vez mais curtos. Por que? Porque o leitor tem pressa, tem mais páginas a visitar, mais fotos para ver, mais e-mails para conferir e, quem sabe, responder (se der tempo). Nos perdemos em meio a tantos links e novidades. Hoje em dia, tudo é pressa!


Como despertar o interesse pela Leitura
Normalmente, crianças adquirem os hábitos dos pais. Se ela nunca os vê lendo, provavelmente não virá a se interessar por livros. Ler para seu filho quando ainda é criança pode fazê-o associar a leitura a momentos de prazer e aconchego. Além disso, livros e revistas espalhados pela casa despertam a curiosidade e o interesse das crianças. A influência do meio é importante para a formação de um novo leitor.


Importante! Incentive a criança ou adolescente a ler sobre assuntos de seu interesse. A leitura deve ser vista como um prazer e não como obrigação. Parece que as escolas já estão aprendendo isso.

Para os professores, recomendo a leitura desses artigos no site da revista Nova Escola:
Literatura, muito prazer
Tudo sobre leitura


Outros links interessantes:
Blog e Leitura: sensibilidade à flor da pele (Aprendências – Maria do Rócio)
Brasileiro não gosta de ler? por Lya Luft (Quero morar em uma livraria – Lia)
Livros, Bienal e a relatividade do tempo(Limão em Limonada – Emanuelle Najjar)

Já ouvi e li diversas vezes que o livro é muito caro no Brasil. Concordo plenamente. Entretanto, para mim isso não serve como desculpa. Muitos dos livros que tive contato foram retirados na Biblioteca Pública da minha cidade. Pela singela quantia de R$ 5,00 fiz um cadastro e com a carteirinha podia retirar até 3 livros por semana. Não tem condições de comprar os livros, faça um cadastro. Fácil, né?


Dicas para manter o hábito de ler
Nas idas e vindas por blogs e sites sobre leitura, acabo descobrindo vários espaços muito bons sobre Literatura e o hábito de ler. Trago para vocês o link de um blog do qual gostei muito e que tem dicas excelentes. Estou falando do blog Livros e Afins, do Alessandro Martins (@alessandro_m). Confira os dois posts abaixo:
12 dicas que facilitam seu hábito de leitura
8 dicas para ler um livro com eficiência

No Livros e Afins você encontra mais textos sobre o assunto. Espero que gostem dos links indicados. Boa leitura!


Você tem o hábito de ler? Quer deixar suas dicas e sugestões? Fique à vontade para usar o espaço dos comentários.
______________________________________________________________________
SOBRE O AUTOR:
Max Martins Autor e editor do blog CataBlogando Saberes. Gaúcho, formado em Educação Física.

CONHEÇA A SEÇÃO DO POSTURAL SEU BLOG CataBlogando Saberes onde ele fala sobre cuidados com a coluna, LER/DORT, Ginástica Laboral e afins. Eis o link:

20 comentários:

Pedrita disse...

eu gosto da facilidade de poder levar um livro onde quer q eu já. na internet nem sempre é possível. não tenho aquele troço q dá pra levar, mas eu não arriscaria levar em um parque e ser assaltada. o de papel dificilmente atrAI a atenção. beijos, pedrita

Vivian disse...

Bom dia,Cacá!!!

AMEI O TEXTO!!!Puxa!Faço parte dos 3% da pesquisa!!!!rsrs
Cresci num lar sem livros, nem um, mas tinha uma amiga que tinha tias professoras que adoravam os romances(julia,sabrina, Bianca..rsrsr)E não tenho vergonha de dizer que foram estes livros que despertaram meu amor pela leitura,eu tinha 13 anos e devorei mais de 500 livros(sem exagero!!), e depois disso todo um mundo se abriu...e eu nunca mais parei!!! O bom é que com o tempo me cansei do previsível e comecei a buscar os clássicos.
A sorte é que sempre tinha alguém para me emprestar, para me dar, peguei emprestado na biblioteca!!!Assim nunca faltou livros!!
O bom é que meus filhos moram numa casa onde se encontram livros por todo lado(além da estante...rsrsr), e eles mesmo tem um monte!!!
Como não gostar de adquirir conhecimento??!!Eu não entendo...
LER É MUITO BOM!!!!
Lindo dia pra ti!!!
**És meu destaque da semana.Tem selo,mas é opcional!Beijos!!!!

pensandoemfamilia disse...

Muito bom texto. Acho muito interessante, vc nos proporcionar rota de bons blogs em relação aos livros e leituras.
Sabe, eu não fui criada entre livros. Gostava na pré adolescêncis das revistas de romances, mas descobri através de uma amiga que livros são viagens inesquecíveis. Acho que já disse por aqui, o livro que me instigou à leitura foi o Semeador no campo de Centeio.
bjs

Eva disse...

Bom dia Cacá querido, adoro essa Revista Nova Escola, tem artigos super interessantes, a qualidade é excelente. Teu post é muito oportuno, ler é a melhor saída para uma vida autônoma e presente, nos abre percepções, realiza um diálogo interno, único e amplia horizontes, transforma mesmo. Nesse contexto atual muito rápido que educa nossos jovens, substituindo as famílias, muitas vezes, é preciso dar uma solução para esses jovens que muitas vezes não lêem por falta de concentração, não conseguem se interessar pelos temas sugeridos nas escolas. Quando eu era criança, minha casa tinha muitos livros e eu não conseguia me concentrar, até que um senhor que era marceneiro muito pobre por sinal, pois trocava seu trabalho por livros, sério, ele me disse, menina, do que você gosta? leia sobre o que você gosta e assim eu fui fazendo, procurando saber mais das coisas que eu gostava de fazer e dali não parei. O livro não é uma obrigação, o livro é um companheiro que vai pra dentro de ti e dali não sai mais e te estimula a ter mais companheiros, eheh, é fiel e te dá maior liberdade de ser e agir. Acredito que a imposição do livro não resolve, mas a apresentação dele como um presente, desde que tenha a ver com o interesse do leitor, depois dessa porta aberta, a pessoa não conseguirá viver sem. Sempre que posso, presenteio livros, criei meus filhos com a idéia de que carteirinha de biblioteca era um passaporte muito importante, acho importante os pais verem essa possibilidade, e conversarem sobre as leituras de seus filhos também, pois assimilamos o que nos faz bem e não o que nos impõe. Desculpa ter escrito tanto, teu texto é belissimo e nem precisava de tanta palavra, foi um impulso, abraços e um bom dia!!

Anne Lieri disse...

Cacá,muito interessante e valoroso texto do Max!A criança que lê tem mais chances mesmo de melhor aprendizado!Eu tive alunos que chegaram á escola lendo aos 5 anos porque a leitura era incentivada em casa!Muito bom texto!Bjs e boa semana!

Cartas de Julieta disse...

Viajei nos links... Excelentes indicações.

Se há uma coisa da qual eu me arrependo é de ter lido tão pouco na idade adulta... Quando criança, morava dentro das livrarias, e nada me comovia mais que o cheiro dos livros.

Hoje, em meio aos afazeres domésticos, tento corrigir isso e nada me dá mais prazer que, em dias de chuva - principalmente - deitar-me numa rede e ler um bom livro. Não há nada lá fora que me tire desse lugar.

Obrigada, pela partilha!

Mariazita disse...

Boa tarde, Cacá
Vc é cá dos meus - como dizemos em Portugal (talvez também no Brasil...)
Sou viciada em leitura, acho que desde que aprendi as primeiras letras...
Quando os meus filhos eram bebés oferecia-lhes livrinhos de pano, que eles muitas vezes metiam na boca..., mas muitas vezes também olhavam para as letras e figurinhas. Iam tomando contacto...E pela vida fora sempre fez parte dos meus hábitos oferecer-lhes livros.
Por mim... é o melhor presente que posso receber. Livros e flores... encantam-me.
É um facto que os livros não são baratos, mas, quem tiver mesmo vontade de ler pode recorrer às bibliotecas, como vc muito bem diz.

Até que eu possa contribuir para as suas leituas :))), desejo que leia muito e bom!

Passarei por cá de vez em quando, sempre que houver um tempinho...

Tudo de bom. Beijinhos

Vera Lúcia disse...

Olá Cacá,
Além de todas as vantagens que uma boa leitura nos traz, considero a leitura como a prática de um esporte muito prazeroso.
Gostei muito do texto, eis que repleto de dicas importantes sobre o bom hábito da leitura.
Grande abraço.

Inaie disse...

fiquei com vontade de me dar o seu livro de presente de aniversario

:-)

Smareis disse...

Oi Cacá!
Excelente texto do Max, passarei por lá pra conhecer o blog. Eu adoro ler, e não sei viver sem leitura. Sempre tenho algo pra leitura na minha bolsa. Beijos e ótima semana amigo.

Leninha Brandão disse...

Sou também do time que lê tudo,até jornal velho(na falta de outra coisa).
Leio placas na estrada,outdoor de todo tipo,propagandas em ônibus,bula de remádio,páginas amarelas e revistas de bairro.

Gostei do texto...pena que só leem as pessoas que gostam de ler...as demais tem preguiça.

Bjsssss,
Leninha

Max Martins disse...

Cacá,

Passando pra lhe parabenizar pela coluna de incentivo à leitura. Achei muito correto da sua parte o fato de entrar em contato para que a publicação fosse autorizada. Infelizmente, a maioria das pessoas não faz isto. Esse mesmo texto foi publicado noutro site (sem os links) sem autorização e com a assinatura da suposta autora.

Obrigado a você por compartilhar e aos seus leitores pelos comentários bacanas. Espero que gostem das dicas da seção Postural.

Forte abraço!

Cecília Romeu disse...

Uai, Cacá!
Que post interessante!
Vou conferir os links com calma.
Para não ser repetitiva e dizer o que o pessoal já disse, vou pegar pelo aspecto da diferença de texto de publicação impressa e internet. Com certeza o texto para internet tem que ser curto. A linguagem é diferenciada,as pessoas entram nos nossos espaços já lincando em outra coisa para sairem deles, é a realidade.

Quanto a dica para estimular a leitura, sempre a pessoa (seja a criança por estímulo dos pais ou escola0, ou seja os adultinhos, tem que exercitar o hábito de leitura com um assunto que os interessa pessoalmente. Por exemplo, tenho um primo que nunca lia, dei um livro para ele sobre fisiculturismo e corpo sadio, etc..., me esqueci o nome do livro e o autor. Livro com fotos, bem atrativo. O garoto desatou a ler, depois passou a revistas, livros didáticos e hoje cultivou um hábito regular pela leitura. Acho que é por aí. Nunca forçar as pessoas em assuntos que não lhe interessam.

Grande abraço, Cacá!
Adorei o teu comentário lá no post do futebol uruguaio.
Ótima semana, espero que esteja tudo bem contigo, está não é?

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Bom dia Cacá!
Ler é uma forma de alimentarmos nossa mente e alma.
É uma pena que muita gente seja preguiçosa para fazer isso.
Com os links que você passou não tem desculpa para não ler ou ter um livro.
E se a desculpa for novamente o dinheiro ainda existem bibliotecas!!!!
Parabéns pelo texto.
uma ótima semana para ti.
abração

Misturação - Ana Karla disse...

Cacá, infelizmente, adquiri o pequeno hábito de ler que tenho, um pouco tarde, mas a cada dia tudo isso vai aumentando e despertando a curiosidade e a vontade de ler cada vez mais.
Muito importante ter dicas em todos os espaços, assim como aqui.
Vou anotando e lendo conforme vai dando.
Aqui em casa, acho que já disse, tenho dois filhos, um que quase não lê e outro que devora tudo que passa pela frente.
Não sei mais como incentivar o que não gosta de ler, mas vou tentando dessa forma...espalhando livros, contando uma história e assim vou despertando nele a curiosidade da leitura.
LER é bom demais.
Xeros

Toninho disse...

Neste post voce deu uma carregada legal amigo,com otimas dicas e belas informações.Os numeros são fantasticos,mas numeros de leitores seriam melhor ainda.Hoje já nao se vê as velhas estantes nas casas, foram surrupiadas pelos modulos para uma TV de 52 polegadas e os livros numa garagem qualquer e quando de belas vezes doados. Lembro minha alegria o comprar a BARSA em 1972, me sentia o rei da rua e a devorava. Ler não pode causar LER mesmo, mas é preciso reacender esta pratica,dicas foram dadas aqui.
Grato sempre.
Meu abraço de paz e luz.

Lucia Luz disse...

Cacá

Tem uma coisa que não consigo entender, Amo livros, amo ler.
Tenho em casa uma sala de leitura. Desde pequeno comprei livros para meu filho, lia para ele.
Ele sempre me viu ler.
Mas ele não consegue ler. Começa e tem "preguiça". Hoje já tem 22 anos. Isso eu não consegui ensinar nem com meu exemplo.;(

Web Statistics