segunda-feira, 10 de outubro de 2011

LER NÃO CAUSA L.E.R. * Elaine Gaspareto

imagem:blog da Elaine Gaspareto

EU LEIO SIM. E É ASSIM.


O que você mais gosta de fazer em seus momentos de relax? Passear? Cozinhar? Internetar? Tuitar? Blogar? Eu gosto de ler.
Já contei algumas vezes que gosto tanto de ler que quando era menina lia até bula de remédio (tá, ainda leio); lia jornal que vinha embrulhando a carne do açougue, lia revistas velhas, lia tudo o que me caía nas mãos. Quando inauguraram a primeira biblioteca na escola em que eu estudava (E.E.P.G.Professora Elza Miguel Francisco) em menos de 6 meses eu li o acervo todo. A bibliotecária me expulsou.
Um dia descobri um sebo na cidade. Na verdade nem era um sebo; era o que restara da única livraria da cidade, o dono endoidou e a loja virou um lugar sombrio. Conheci Júlia, Sabrina e Bianca nessa loja. Um dia ele, o dono, morreu. E não havia livraria na cidade. Aí conheci a Biblioteca Municipal.
Os anos passaram, e alguém inventou a internet; todas as livrarias do mundo ao alcance de um clique, com promoções que fazem a gente enlouquecer. Pra te dar uma ideia: contei há alguns dias 124 livros na fila para serem lidos. Sim, 124. Alguém me detenha… parem as promoções!!!
E pra ler acho que todo mundo tem um ritual, não é? Eu não dou conta de ler sentada, calminha e comportada. Leio deitada, cabeça alta em um monte de travesseiros, bem confortável. Curiosamente, mesmo quando saía de casa pra trabalhar fora, não levava livro pra ler em ônibus. Cidade pequena, 15 minutos e estamos no destino.
Mas ler deitadinha, mergulhar em um livro bom… ah… não há nada melhor. Ter blog, por um tempo, me fez diminuir a leitura de livros. Mas daí eu percebi que, embora haja muita coisa interessante na internet, eu gosto e preciso mesmo é de sentir o livro nas mãos, sentir o cheirinho dele, tocar suas páginas… coisa de quem ama, né?
E é assim que eu leio: com amor, com profundo respeito pela palavra. Agora vou ali tentar diminuir minha fila de leitura…eita delícia!!!



* L.E.R. – Lesão Por Esforço Repetitivo
Texto gentilmente cedido pela Elaine Gaspareto, a quem agradeço

20 comentários:

Tatiana disse...

Olha a minha salvadora aí...rs...vixie Cacá, ela vai amar esse carinho!!!
Lendo esse post fiquei ate mais animada a ler mais, ando bem preguiçosinha ultimamente!!!
Bjs!

Inaie disse...

Eu nao sou uma leitora tao avida quanto ela, mas tambem nao preciso sentir remorsos, com certeza a Elaine esta lendo a minha "quota"de livros.

Beijos e saudade caca!

Pedrita disse...

nossa, tanta coisa... eu lia em várias bibliotecas, tinha uma época que varia em umas 4. hj compro mais em sebos, não gosto de ler na tela do computador, gosto de carregar o livro pra todo lugar e imprimir está pela hora da morte. e tb gastam muitas árvores pra imprimir. acabo preferindo o livro no papel mesmo. tb tenho vários livros na fila, isso sem contar os q a minha irmã ainda não me emprestou. os meus rituais de leitura tb são muitos. leio no metrô. do lado do computador esperando atualizações de anti-vírus e outros programas. no dentista, na fila no banco, filas, ah, as filas, antes de uma apresentação. enfim, levo o livro pra tudo qt é lugar. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Ler é muito bom, nós traz conhecimento, abraço Cynthia.

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

bom dia Cacá!
Também sou uma das que adoram ler e ao contrário da Elaine, que o ônibus demora pouco para chegar, aqui no meu bairro é exatamente o oposto, então vai um livro na bolsa para passar mais rápido o tempo e não estressar,hehe.
Ler realmente é uma delícia!
uma excelente semana para ti.
abração

Yasmine Lemos disse...

viva o cheirinho do livro!!!!!!! belo texto
bom dia Cacá uma semana de paz
abraços

Celina disse...

Oi Cacá, vc não imagina como é importante para mim o seu comentário, vc é aquele amigão que todos nós amamos.Eu ja lí muito, hoje estou lendo menos , problema na vista que ainda estou em tratamento e o blog que toma muito tempo, neste momento estou lendo A Cabana, estou ainda no inicio. Cacá um abraço com carinho. Celina

Vera Lúcia disse...

Oi Cacá,
Ela descreveu seu gosto pela leitura de uma maneira encantadora.
Ler é ótimo, mas ler confortavelmente
favorece a degustação da leitura.
Abração.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Parabéns à Elaine, pelo ótimo texto, e a você, Cacá, pela publicação neste seu privilegiado sítio. Meu abraço.

bixudipé disse...

Essa crônica é maravilhosa! Uma terapia! - rs

Adorei; abração,

Rodrigo Davel

Leninha Brandão disse...

Bom dia,amigo Cacá!!!

Pois é,amigo,sou "quiném"a Elaine,leio tudo que passa na minha frente,daqui até o Rio acho que sei todas as placas de cor...tudo isto,porque tive uma avó que lia histórias prá mim,todas as noites,um pai e uma mãe que compravam livrinhos e,além de tudo,este pai,quando íamos à farmácia,lia um nome de remédio e me mandava procurar até achar...no meio de uma pilha enorme.
Leio todos os dias,mas a bem da verdade,devo dizer que diminui bastante por causa da internet e dos blogs...atualmente estou lendo"Como um místico amarra os seus sapatos",de Lorenz Marti,que minha amiga Renata Guidinha,do blog Cerca viva da Renata,gentilmente me ofertou.
Já li também jornal que embrulhava legumes,jornais que minha mãe colocava no chão quando encerava(coisa mais antiga,sô)e jornais que meu pai comprava todos os dias(com sete anos).
Bem,amigo,vou parar por aqui,do contrário o comentário vira postagem.
Bjssss e uma linda semana procê,
Leninha

Smareis disse...

Bonito como ela descreve a forma de ler. Eu também gosto muitíssimo de ler, e lia também até bula de remédio quando criança, meu pai incentivava muito a leitura em casa,e colocava os filhos ler todos os dias a tardinha. A literatura era o painel da vida dele, devido um problema que ele teve em uma das vista,como não podia cansar muito, a gente sempre escolhia algo interessante todos dias para ler pra ele. Ando com livros na bolsa sempre. Época de verão leio ainda muito mais...Tudo que for leitura me aguça a curiosidade. Adorei Cacá o post, parabéns pra Elaine.
Beijos grande no teu coração e ótima semana.

Néia Lambert disse...

Cacá, o texto da Elaine retrata bem a delícia que é gostar de ler.

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá José, talvez seja porque tens planetas com a Vênus fortalecida e está fazendo a sombra Ariana. Gostas de projetar anima guerreira, corajosa ou seja, uma anima que é uma força de um animus. Está tendo talvez uma inversão de papéis. Abraço Cynthia.

Beth/Lilás disse...

E quando as pessoas são assim como a Elaine, visualizam melhor o mundo.
bjs cariocas

Elaine Gaspareto disse...

Cacá,
Muito obrigada por abrir seu espaço pra mim. E pra falar do meu grande amor é ainda mais importante pra mim.
Brinco com meu marido que sem ele eu vivo, vivi 23 anos, mas sem ler não vivo não rsrsrs
Ele me dá muitos presentes, brincos que amo, perfume. E livros. Alguns até que eu já tenho... por isso os sorteios constantes no blog rsrsrs

Beijosss, e muito obrigada de novo.

MA FERREIRA disse...

Amei estas suas postagens sobre o hábito da leitura.
Amei este texto da Elaine ( vou la conhecer o cantinho dela ), o da Meire também adorei.

Ler é viajar sem sair de casa, é conhecer lugares, pessoas...

Enfim..ler é tudo
de bom!!

Caca, muito obrigada pelas sempre gentis palavras em meu blog. É sempre um prazer recebe-lo.

Semana de paz a vc!!

pensandoemfamilia disse...

Eu gosto de ler, mas tento dividir o tempo. Penso que há épocas em que quando acabo um já estou com outro na fita; às vezes leio dois ao mesmo. No momento, tenho tanta leitura de estudo que estas acabam senso priorizadas.
bjs

Toninho disse...

Ler é uma viagem e não se pode podar desta.O tempo do corre-corre desta vida tem nos afastado um pouco é verdade.Também reconheço hoje minha baixa produtividade,mas vamos entre um intervalo e outro,acariciando os belos livros que me chegam.
Ainda um viciando em palavras cruzadas que faço até no transito travado de hoje.
Boa postagem da Eliana Zé, esta série é muito boa e rica.
Meu abraço mineiro.

Web Statistics