terça-feira, 20 de setembro de 2011

QUANDO A BELA VIRA UMA FERA

imagem: mundo moda.wordpress.com

 

 

Mulheres bonitas são discriminadas em entrevistas de emprego*

(clique no título para ler a reportagem)


O culto excessivo à estética carimba desde muito cedo as pessoas com uma beleza extremamente destacada. É para o mundo das celebridades que a sociedade encaminha automaticamente os muitos bonitos. Dificilmente elas se tornam pessoas comuns como nós, os feios, os simpáticos e os arrumadinhos. Em primeiro lugar há o preconceito contra a associação beleza x inteligência e depois há aquela merda (me desculpem) da chamada inveja. Eu dei uma escalonada e categorizei a inveja. Primeiro ela vem da riqueza material, depois da posição social e depois, da estética corporal. Tem ainda outras categorias menos importantes ou menos visíveis (e nem por isso menos maléficas), mas a inveja está muito presente historicamente na sociedade humana.

Geyme Leschner já alertava em seu livro genial que “mulheres bonitas não são para casar”. A trama não faz menção direta aos embaraços que uma beleza provoca no nosso meio, mas é uma verdade que ao mesmo tempo em que a beleza é algo desejado, ansiado e buscado a todo instante, ela também causa bloqueios, confusões e, dependendo do caso, uma sensação de fracasso numa mulher extremamente bonita e que não incline para o lado  de sua quase natural celebrização.

O saudoso Moacyr Scliar falou da feiúra como elemento de empecilho ao sucesso pessoal. No livro A Mulher que Escreveu a Bíblia, ele nos relata que a mulher era tão feia que nos seus anos de juventude o único relacionamento afetivo que ela conseguiu foi com uma pedra de estimação. O fato de ser a única que sabia ler naqueles tempos da narrativa foi que permitiu a ela desposar Salomão mesmo assim, com a missão de reescrever a bíblia e ainda tendo que dividi-lo com cerca de 300 outras esposas e mais de 700 amantes que ele mantinha em seu palácio.

Até o Freud entrou na roda para ajudar encontrar as raízes psíquicas da inveja, com o complexo de Édipo, uma longa história que não dá para tratar aqui.

Agora vejo esta notícia dando conta que as mulheres muito bonitas são descriminadas em determinadas vagas de empregos comuns. A reportagem fala de duas contradições, no meu entendimento: a primeira é que elas chamariam muito a atenção no ambiente de trabalho provocando “distração” nos demais colegas. Ressalta, no entanto, que em 96% desses casos as entrevistas eliminatórias foram conduzidas por mulheres. (Será que os homens teriam preconceito ao contrário quando selecionadores?) E a segunda é a que elas não seriam suficientemente inteligentes, um estereótipo difícil de desgrudar (as louras vítimas das piadinhas infames que o digam).

Difícil mais esse imbróglio do planeta humano. Coisas que todo mundo sabe que existem, quem tem poder de decidir ou de mudar não admite, quem é vítima reclama mas não encontra apoio (como nos casos de discriminações de cor , sexualidade ou limitação física), e continuamos tocando em frente.

Me fez sentir uma pontada abatimento e lembrar de Chico Buarque:

“...a filosofia hoje me auxilia a viver indiferente assim. Nessa prontidão sem fim, vou fingindo que sou rico pra ninguém zombar de mim.”

30 comentários:

Unknown disse...

Quantas pessoas hoje em dia são escravas do padrão de beleza imposto pela mídia, e quantas nem das pedras são amigas. Belíssima publicação. O tempo passa, mas pouca coisa muda, e em todas as esferas, política, econômica,afetiva e emocional. Rezemos... Parabéns Cacá, forte abraço.

Meire Oliveira disse...

Cacá, realmente a inveja é uma merda. E quem é bonita sofre com isso, pois ou esperam que elas sejam tão inteligentes quanto bonitas ou que não sejam nenhum um pouco inteligentes, pois "Deus já caprichou em um ângulo.".

bjokitas com carinho master querido!
;)

Denise disse...

É um momento de deleite este, que te leio e admiro - a discussão, a ideologia, a escrita, a reflexão proposta.
Muito bem discriminada e tratada a questão que levantou - juntando aos elementos expostos, o fato de não se preocuparem com as mesmas situações que envolvam homens. Por que acontece com mulheres bonitas se tem muito homem bonito e inteligente em destaque, não é?

Um abraço, obrigada pelo bem que nos faz!

Cecília Romeu disse...

Oi Cacá, tudo bem?
Excelente texto! E teria muita coisa para comentar... diversos aspectos, pois pegaste vários ângulos que podem ser discutidos. Vou tentar especificar.
Sempre me pareceu que a beleza física abria portas, pela primeira vez vejo com clareza o oposto nesta matéria. Mas isso passa sim, pela questão da inveja, e pelo preconceito de que uma pessoa bonita, não possa ser inteligente.
É certo que o bonito tem que cuidar para que seu interior e sua inteligência também tenham, um pelo menos, parte dessa beleza.
Cacá, somente consegui comentar agora, são umas 5h da madrugada, feia ou bonita, não sei..., mas inteligente essa hora, sem ter dormido ainda..., não consigo. Fiz meu melhor! rsrs :)
Abração e ótimos dias!

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Bom dia meu querido amigo!
Você abordou de forma simples vários pontos de um só texto.
Ser bonito dá trabalho e ser feio?
Também dá trabalho ou a falta dele?
Entre as dúvidas ainda bem que não somos só aparência.
Uma excelente semana para ti.
abração

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Bom dia meu querido amigo!
Você abordou de forma simples vários pontos de um só texto.
Ser bonito dá trabalho e ser feio?
Também dá trabalho ou a falta dele?
Entre as dúvidas ainda bem que não somos só aparência.
Uma excelente semana para ti.
abração

Rô... disse...

oi Cacá,

tem certos assuntos que ainda me surpreendem,
não consigo acreditar que nesse momento em que vivemos,
ainda existem pessoas que tem seus valores julgados pela aparência física,
onde se encontram os verdadeiros valores?
penso meu amigo,
que escondidos atras do empobrecido sentimento da inveja!
como sempre, suas escritas nos levam a importantes reflexões...

beijinhos

Pedrita disse...

eu acho que em geral no brasil as mulheres sofrem muito preconceito. se são assertivas são taxadas de agressivas. se estão acima do peso, de desleixadas. se bonitas, tentadoras. o brasil é muito machista e dificulta muito a vida das mulheres. beijos, pedrita

Néia Lambert disse...

O tempo passa, alguns conceitos mudam, mas a inveja, essa traiçoeira, continua firme e forte! Salve-se quem puder!

Um abraço

Casal 20 disse...

Cacá, a inveja é algo terrível. Tenho visto coisas assustadoras por parte de pessoas que são invejosas - elas querem destruir você ou aquilo que você tem! Assim, muitas dessas situações que você citou acontecem, não porque as pessoas usam critérios objetivos, mas porque seres humanos invejam. Triste e real.

Parabéns.

Abraços sempre muito afetuosos.

Eva disse...

Adorei Cacá um tema super importante, a descriminação é terrível em qualquer ângulo, beijos, linda semana para você.

Celina disse...

A inveja é um dos piores males da humanidade, ela se devide em diversas escalas, para abreviar sito aquele velho proverbio dos antigos que diz ' Nem almenta o invejoso , nem quem perto déle mora' Enquanto a beleza serve sim, para recpicionista, miss ou a mocinha de novela.Um emprego onde so´emprega gente no máximo bonitinha é o de empregada domestica, as minhas visinhas as vezes precisando. quando achava a moça bonita desitia na hora . era pensando ter que pastorar o marido, onde muitos pensam poe ser um emprego humilde se acham no direito de serem aceitos.hoje em dia mudou muitas tem o emprego para terem chance de estudarem, Cacá abraços. Celina

Maria Emilia Xavier disse...

Escrevi, escrevi e meu PC na hora de postar deu um "trimilique" e meu comentário sumiu. Mas eu dizia que você fêz uma Crônica atual e muito verdadeira e acredito que a inveja, que sempre existiu, atualmente foi elevada a graus insuportáveis após o estabelecimento pela Mídia de padrões para tudo. O que esquecemos é que nos deixamos levar pelo gosto dos outros, pois a Mídia é composta por pessoas e que, lógicamente, têm seu gosto pessoais. Parabéns, amigo.

Anônimo disse...

O que eu acho de pior na inveja é a criatura desejar, para além do que o outro tem, que o outro não tenha. O tema que você escolheu é muito excelente para se pensar. Abraços, Cacá!

Beth/Lilás disse...

Ai, Cacá, mais um texto delicioso!
O preconceito por aqui parece-me geral, pois se é bonita temem, se é loura é burra, se é magra é bacalhau, se é gorda é feia, e por aí vai!
Ontem, assistia num canal a cabo a entrega de Emmys, e numa chamada eles colocaram juntas no palco mais de 8 mulheres. Só uma era gorda, bem gorda por sinal, as outras lindas e magras, mas o prêmio foi para ela, a gorda, porque lá ganha quem tem talento e não a beleza física. eu amei!
beijocas cariocas

Lulú disse...

Olá Cacá,
A inveja causa desentendimentos sem nexo.
Se você vai a uma butique, cabeleireira, academia, vai encontrar mulheres se embelezando para concorrer com outras mulheres. Antigamente nos arrumavamos para nossos maridos, noivos ou namorados.
Quem ganha com isso são as loja de roupas, de cabelos academias...
Beijo
Maria Luiza (Lulú)

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Querido amigo saudosa de teus textos tão inteligentes, tão bem escritos, conduzidos de forma ímpar, problemas de saúde em família tem me mantido em atraso com os amigos.Mas olha o mês passado minha sobrinha que é realmente muito bonita, uma loira natural de olhos azuis, com 1,70,cm e corpo escultural, foi admitida numa empresa, e uma semana depois pediu demissão pois as funcionárias não só a isolaram como a tratavam mal, foi conversar com o chefe que disse Eu sabia, você é bonita demais. Eu não estava acreditando muito na história, achei um absurdo, mas agora vejo que é verdade, que pena, como o povo é atrasado, arrumam motivo para tudo, que pena, parabéns pela abordagem beijos Luconi

Vera Lúcia disse...

Oi, Cacá,
Surpreendente esta reportagem. Boa aparência sempre foi aliada para a conquista de um emprego.
Se a entrevistadora foi mulher creio que a inveja passou por lá. Numa boa entrevista percebe-se se o entrevistado é portador somente de bons atributos físicos, sem dotes para o exercício do trabalho a que se propõe.
Inveja e preconceito são inimigos desleais.
Espero que tal critério não seja considerado, caso contrário os ambientes de trabalho ficarão sem
atrativos visuais (rsrsrs).
Grande abraço.

Toninho disse...

Assim estamos diante de mais uma ditadura, que se reinventa a todo instante.Mas a tal da inveja,este peste da molestia, é fogo mesmo.
Bela reflexão amigo.
Fica a dever a visão Freudiana.

Um abração de paz e luz.

Miriam de Sales disse...

Meu amigo,feias inteligentes ou bonitas menos sábias,homens feios e velhos ricos e homens bonitos demais,-nós todos somos vítimas da danada da inveja.
É impressionante!
Beleza e juventude: os melhores "abre- portas " q/ conheço.
A ditadura da beleza e da estética deixa muitas pessoas infelizes e inseguras por esse mundão ai.
O q/ é uma pena,pois,todas as pessoas são belas,de alguma forma.
bjks

Talita Oliveira disse...

Amei seu texto, Cacá. Trata exatamente da realidade da nossa sociedade.

Beijão!

Hope* disse...

É preconceito de todos os lados...
Lamentável isso.
Quando será que o ser humano vai descobrir o significado de respeito...

Bjoo Cacá!

pensandoemfamilia disse...

Oi Caca
Por trás de tudo isto vejo a insegurança que gera preconceitos e atrai resultados insatisfatórios.
Ser bela, feia, inteligente, burra, são alguns traços do ser humano. Penso que a objetividade da seleção de trabalho deveria se deter no que é essencial para o trabalho oferecido.
Enfim, são as mazelas humanas atravessando os objetivos;

MA FERREIRA disse...

Ah..primeiro parabéns pela sua sempre bela escrita. Você escreve lindamente.

Em relação ao tema: eu nunca tinha parado para analisar sobre a Mulher muito Bonita ser discriminada.
Acredito que as Feias são mais.

Agora a Inveja realmente é UM VENENO.
Acho que o ser invejoso é muito infeliz.
Porque sempre quer ser como o outro ou o que é do outro.

Nunca esta satisfeito com o que tem,
nem com ele proprio.

Um beijo..

Valéria disse...

OI Cacá!
Esta reportagem parece até estar na contra mão da história.rsssBoa reflexão a sua. Estamos cercados de rótulos e preconceitos atravancando a vida das pessoas e gerando sentimentos destrutivos que infelizmente vem de muito tempo e estão em todo lugar.
Abraço!

Vivian disse...

Bom dia,Cacá!!

Inveja, preconceito,fanatismo, exageros de qualquer epécie...só atrapalha a vida das pessoas!!!
Mas é o que mais encontramos...
Então vamos tentando conviver neste mundo de loucos...rsrsr
beijos pra ti!!Ótima sexta!
E bom começo de primavera!!!

Cartas de Julieta disse...

Cacá,

"Os cães ladram, mas a caravana passa". A inveja só encontra guarida quando nós permitimos que as pessoas andem com os seus pés sujos sobre as nossas cabeças, como dizia Leo Buscaglia.Bjs

Sabor de Pitanga disse...

Oi Cacá, infelizmente é esse tipo de coisa que leva certas pessoas a tomarem atitudes que acabam prejudicando mais ainda. A exemplo disso, temos o M. Jackson e Elza Soares e, depois, essas mesmas pessoas que discriminam o feio, o negro, o nao inteligente, o que é realmente diferente dos padroes impostos pela sociedade cretina, sao as que discriminam (outra vez) por a coisa nao ter dado certo.

A Elza que eu conheco de perto (fui sua secretária particular), era uma pessoa até bonitinha - vê-se nas fotos do passado - mas, é negra e viveu na favela, entao, imagine voce o que ela sofreu no inicio de sua carreira e, para "agradar", acabou fazendo o que todos nós sabemos e vemos (depois parece-me, vira um vicio)... agora eu pergunto: Se nao fosse a cobraca do "belo" (inclua-se aqui: beleza, brancura, condicoes financeiras), será que a pessoa que se "mutila" na esperanca de estar ou ser de acordo com o esperado, faria isso? Com toda certaza: NAO! Eu mesma sinto na péle pelo fato de nao pertencer a nenhum padrao de beleza!

Esse negócio de dizer que "mulher bonita é burra", é coisa da ignorância também. Conheco varias mulheres lindas e super inteligentes! O mundo será maravilhoso sem os "estereótipos", com certeza.

Ah! deixei um recadinho lá no Sabor de Pitanga em resposta a sua dica do frango!!! rsrsrs

Abracao

boutique de ideias disse...

Oh amigo, que prazer ser mencionada nesse post com minha obra. Esse tema de "Meninas e mulheres bonitas" dá muito pano pra manga! Eu mesma, escrevi 500 páginas para criar um romance, mas cada vez que penso o quanto mais poderia ter escrito e explanado essa delonga, creio que atingiria facilmente as 1000 páginas, haha mas mulher bonita sofre mesmo, embora o digam que nao, elas sao fonte da inveja alheia, do despeito, da marcacao, do julgamento precipitado.... Eca, que nojo!!!
O tema da beleza e da vaidade virá a tona no meu terceiro livro, hehe Eu nao consigo deixá-lo muito tempo de fora...
Ainda estou retrabalhando o segundo livro, tentando eliminar os erros, affeee Pode deixar que quando eu tiver a bendita editora, vc será um dos primeiros a recebe-lo!!
Amigo, adorei o post e a consideracao de mencionares minha obra!!
Só vc! Nota 10000!!! Brigadao!!
Beijoka!!!

Anônimo disse...

Que coisa!...O que essa sociedade tão "perfeita" quer então...?! Pois é, tá cada dia mais dificil entender e acompanhar o ritmo desse "sistema", viu...?! Mas vamos enfrente e quem sabe um dia a gente aprende ou desite de tudo(menos da ternura, é claro!)?!(rsrs)Parabéns pelo texto, amigo Cacá!... Um forte abraço!!!

Web Statistics