sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NA BIENAL DO RIO

Clique na imagem para ampliá-la e ler o belo poema de Pessoa
Saí do lançamento do livro aqui em BH e fui lá na Bienal do Rio. Uma belezura! Espaço de negócios, entretenimento e também lugar de curtir literatura em prosa e versos. O ponto alto, no entanto é conhecer pessoas, fazer contatos com escritores e editoras. E não deixar de comprar livros. Desta vez havia também a possibilidade de se ganhar muitos. Ouvir Antônio Grassi lendo Guimarães Rosa ou Elba Ramalho declamando João Cabral de Melo Neto é inesquecível. Uma pena que não podia fotografar, pois isso acontece em recintos fechados. 

No entanto, onde pude fotografar não perdi um lance para ser guardado
Tathy (blog Eu Sou Assim)
Logo no primeiro dia que cheguei uma surpresa das mais agradáveis. Andando por ali, reconheci uma blogueira com quem  sempre troco mimos literários. É a Tathy, do blog Eu Sou Assim. Uma pessoa agradabilíssima, tal como é na virtualidade.
Elaine Aguiar
 Elaine é do Recanto das Letras e do blog diarios doces. É autora do livro de poesias Inverno Azul, no qual eu tenho uma pequena partcipação com um dueto. Nos tornamos amigos de verdade. Uma pessoa adorável. Foi através dela que conheci mais gente muito boa lá do Recanto das Letras neste encontro ai embaixo, onde foi lançado o livro Poetas Contemporâneos do Brasil, volume II, do Portal do Poeta Brasileiro.
Vana Fraga, Elaine Aguiar, Ana Lago de Luz, Betina Marcondes e Adriana
Entre mineiros
Leda Nagle
Pude receber o autógrafo da jornalista e escritora Leda Nagle no livro De Minas para o Mundo, onde ela reúne entrevistas que fez na sua carreira televisiva com mineiros de destaque nos últimos anos. Uma maravilha de livro, uma pessoa admirável.
Ferreira Gulllar
Eu conhecia muito mais a poesia do que a prosa de Ferreira Gullar. Agora vou tomar conhecimento de um pouco de suas crônicas. O livro que ele autografa aí na foto para mim é o Crônicas Para Jovens. Foi uma dos autores mais reverenciados lá neste dia em toda a bienal.
Ceiça Esch (de óculos) e minha irmã Beth Adão
 Com a recepção e a hospedagem tão calorosa que a minha irmã me deu lá no Rio, eu posso dizer que até mesmo se tivesse dado tudo errado eu estaria alegre. Que anfitriã mais maravilhosa ela é (obrigado, madrinha!). 
A Ceiça Esch é uma consagrada autora de livros infantis. Já a conhecia do Festival de Inverno em Itabira, minha terra e tive que redobrar o meu prazer em reencontrá-la. Só que ela também escreve poesias para adultos, contos e história muito bem escritas e a cara de nosso cotidiano. Sem contar que é um doce de pessoa. Carisma e afetividade é o que não lhe faltam. O livro que ela autografou para mim é de adultos: Borboletas No Jardim. Imperdível para homens e mulheres.
Jorge Luiz da Silva Alves
O Jorge Luiz é desses que já posso chamar de velho amigo. Um dos mais antigos membros do Recanto das Letras, dono de uma prosa singular, contista do mais alto nível literário e companheiro  no ar, na água e na terra e por quem eu boto a mão no fogo. Um grande cara. Esta foto é o lançamento de seu mais novo livro Sagitário. Pequenas e adoráveis prosas poéticas.
Gilberto Dantas
Um dos melhores livros de crônicas que li ultimamente vem desse amazonense carioca, o meu também grande amigo Gilberto Dantas. Ele escreve no Recanto das Letras e lançou seu primeiro (de vários que acredito e desejo) livro de crônica. E com o fôlego e a verve  literária que possui, podem ter certeza que será um prazer a cada leitura. O livro em questão é o Cinquenta e Uma Crônicas, um espetáculo!
Maria Luiza Martins e o seu filho Gabriel
E, por fim, um dos momentos mais ansiados por mim. A Maria Luíza Martins, desde que soube que eu iria à bienal, não poupou esforços para que nos conhecêssemos pessoalmente, já que estamos em permanente contato tanto no Recanto das letras, como  por telefone. Marcamos um encontro num dia, deu errado por causa de problemas nos nossos celulares, ficamos angustiados, mas no dia seguinte, lá estávamos aos abraços e lágrimas sacramentando o tão esperado conhecimento ou como ela mesmo definiu em uma carta para mim: " é uma delícia deixar de ser virtual", expressando a maravilha de estar junto a quem queremos bem depois de ficar papeando e trocando impressões literárias apenas no computador. E eu concordo em tudo com ela. É uma amiga que me fez ter a sensação de já conhecê-la há muitos anos, de tanta afinidade que temos. Eu gostaria muito de ter ficado mais tempo lá só para poder estar um pouco mais ao lado dessa companhia doce e agradável. Agora vou curtir o  livro que ganhei de sua autoria A Casa Colorida. E ela ainda presenteou cada uma de minha filhas com um exemplar. Obrigado pela acolhida, minha amiga!

26 comentários:

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Bom dia Cacá!
Muito legal ver o pessoal envolvido nisso e esse clima gostoso de amizade.
Tenho novidades para contar depois,hehe.
Parabéns amigo, você merece.
abração e um excelente fim de semana

Eva disse...

Cacá que maravilha de post, esse encontro de blogueiros foi um espetáculo, hein? Noossa, eu ia adorar conhecer Leda Nagle e Ferreira Gullar, que luxo, amigo, parabéns, seu post merece que eu fale mais, mas to na corrida, amei muito e muito, beijos, um lindo dia para você.

chica disse...

Puxa, que coisa mais legal,Cacá! Encontrar tantos amigos queridos lá do RL.Isso é demais,né???

Um abração, sucesso pra ti e todos ! chica

Luis Soares disse...

Parabéns José Claudio, a voce e ao seu irmão que estaria lá com você. Ambos merecem todos os nossos elogios. Não pude estar na livraria, mas não deixei de te mandar as minhas melhores intenções. Parabéns ainda pela Bienal: vi você sentado ao lado (ao lado!) do Ferreira Gular. Fala sério! Parabéns mais uma vez e grande abraço.

Luís Antônio Matias Soares

Lilian Ferreira disse...

Cacá, você pode imaginar minha alegria ao ler essas notícias? Estou realmente encantada e feliz por tudo o que tem vivenciado. Brilhe muito, meu amigo. Esse negócio de conhecer os amigos virtuais pessoalmente é bacana demais!

Celêdian Assis disse...

Meu amigo, vi registrado aqui nestas fotos e em cada sorriso seu a alegria ímpar destes momentos. Respirar literatura pelos poros, receber tantos amigos, que de virtuais passam a ser presenciais, conhecer escritores já consagrados, realmente isto não tem preço. Mas, você merece desfrutar de todas estas benesses.

Dias antes conversando com o Jorge Luís, nosso amigo comum, eu vi nele também a mesma empolgação pelo lançamento de Sagitário. Eu estava querendo ir também, mas você sabe da minha correria por aqui, não pude ir, mas que eu adoraria estar lá com vocês, não tenha dúvida. Contudo, já fiquei muito feliz de ter comparecido ao lançamento do seu livro aqui em BH.
Meu doce e querido amigo, desejo sempre, sucesso, realização e vê-lo assim feliz.
Meu grande abraço.
Celêdian

pensandoemfamilia disse...

Bela 3experiência
Ainda não estive por lá, nem sei se irei, mas vou sabendo através dos amigos.
bjs
Bom final de semana

pensandoemfamilia disse...

Oi Caca
Esqueci. Amanhã vc estará no meu espaço. Estou fazendo homenagens aos poetas aniversariantes de setembro. aos sábadosMotivo? Porque é o meu mês.
bjs

Meire Oliveira disse...

Cacá querido, sua vida está emoção total!!! A vida nos presenteia com momentos deliciosos, que a sua continue assim amigo!!

bjokitas com master carinho :)

Yasmine Lemos disse...

Tá podendo hein?!! Com Ferreira Gullar!!!!!!!!!! maravilha Cacá
abraços e um fds de muita paz e sucesso

Toninho disse...

Que beleza amigo, estou muito feliz em compartilhar desta sua alegria.Realmente esta coisa de sair do virtual para o real é muito emocionante.Adoro a Maria Luiza, tenho o livro dela.Parabens amigo por este folego e que tenhas sucessos.
Um abraço terno de minha admiração.
Bom fim de semana na paz.

Vanessa Anacleto disse...

Cacá que delícia de passeio. Este ano não vou poder fugir até lá por causa dos preparativos da festa do filhote.

abraço

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Olá Cacá, que saudades, há tempos não vinha ao pc, assim com tempo para poder visitar os amigos, mudei
de casa e isto dá um trabalhão, mas não imagina a saudades que sinto destas visitas, aproveitei e vi não só essa postagem como a postagem abaixo, lindas fotos nas duas, parabéns pelo lançamento de seu livro, e que delicia estar na Bienal no Rio não é? Encontrar tantos amigos aqui da Net, muito bom mesmo, eu só tenho a agradecer por compartilhar conosco tua vitória e tua ida a Bienal do Rio, beijos Luconi

Maíra disse...

Pai, fico muito feliz que tenha aproveitado a viagem e encontrado amigos tão queridos. Adorei ver que usou a blusa que eu te dei. Grande beijo.

Casal 20 disse...

Menino! Cada pessoa linda! Cada momento marcante! Isso aí é o céu. Parabéns, Cacá. Mais uma vez. Realmente, um luxo só.

Siga em frente sempre, meu amigo.

Estou muito feliz com a sua felicidade.

Abraços sempre muito afetuosos.

Beth/Lilás disse...

Super Cacá!
Que belezura, como você mesmo diz!
Realmente foi um passeio e tanto, pois além de comprar livros, visitar stands de vendas, ainda pode encontrar grandes nomes da nossa literatura. E o encontro com tantas pessoas queridas, só posso dizer-lhe que voltas energizado de carinho e coisas boas.
Pena ser tão longe de onde eu moro, senão teria ido também!
beijocas cariocas

Cartas de Julieta disse...

São esses momentos de felicidade que engrandecem a nossa vida. Parabéns!

Celina disse...

Oi amigo Cacá, estou de volta, chega de tanto descanso,, o bom mesmo é vibrar com os amigos, com as alegrias deles como estou neste momento, estou contente porque vc está realizando os seu sonhos está feliz junto aos amigo, a vida vale muito a pena nos momentos como estes que estais passando, que continues sempre sendo feliz! Parabens e um abraço cheio de energia positiiva. Celina

Maria Rodrigues disse...

Amigo Cacá a vida é feita de momentos e esses foram sem sombra de dúvidas muito bem passados. O encontrar amigos é sempre uma maravilha.
Bom domingo
Beijinhos
Maria

Arisson O grande disse...

Parabéns brother... Sucesso... Estou com um novo projeto... Curte aí... http://icarambacast.blogspot.com

Tati disse...

Quer dizer que o mineirinho esteve pelo Rio e nem para dar um alô. Era oportunidade para um café, com ou sem pão de queijo, que carioca também adora... Poxa! Mas que bom que esteve na Bienal. Eu amo. Aqui em casa é evento dos mais aguardados pelo trio. E estava mesmo muito boa! Gostamos mais deste ano do que em 2009.
Deu para divulgar o livro? Beijos e saudades.

Leninha Brandão disse...

Querido Cacá,não pude ir à Bienal e agora você traz a Bienal para mim...que maravilha!Confesso que gostaria muito de estar ao seu lado e de conhecer a Leda Nagle e o Ferreira Gullar que admiro desde a minha juventude(muuuuito tempo atras).Amo o poema:
"Dois e Dois são Quatro"

Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena
Como teus olhos são claros
E a tua pele, morena
como é azul o oceano
E a lagoa, serena

Como um tempo de alegria
Por trás do terror me acena
E a noite carrega o dia
No seu colo de açucena

- sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
mesmo que o pão seja caro
e a liberdade pequena.
Ferreira Gullar

E tantos outros de sua lavra.Magistrais!!!


Bjssssss,
Leninha

Unknown disse...

olha que legal Cacá....
bacana estes encontros, poder encontrar amigos e conhecer outros que já moram em nossos corações, não é mesmo.
Eu gosto muito do Ferreira Goulart e da Leda Nagle.
Incrível este seu momento.
parabéns.

ah.... aproveitando pra deixar o meu abraço pra você. Este mês é seu aniversário, né

tudo de mais bonito pra vc
abraço.
Namastê

Miriam de Sales disse...

Cacá,essa é mesmo uma oportunidade imperdível;conhecer,fazer-se conhecido,respirar e viver Literatura.
Quero saber mais sobre suas aventuras;conta pra mim como foi a recepção ao teu livro,as maneiras de levá-lo até o público,ou seja,mineirin' ,não esconde o leite.
Bjks felizes pelo teu sucesso.

Denise disse...

Pelas fotos que acompanham tua narrativa desse emocionante evento, é possível sentir tua satisfação e imaginar cada encontro desses.
Coisa boa, meu amigo.
Feliz por vc, desejo sucesso de vendas e reconhecimento pelo teu trabalho.
Se apertar a agenda pro nosso café, vou encomendar meu exemplar!!!
Bjão, boa semana!

Web Statistics