domingo, 19 de dezembro de 2010

DICAS PARA EVITAR O ESTRESSE ANTECIPADO

Com as novas tecnologias, vêm também novas formas de antecipar as coisas, obter vantagens, benefícios e... estresse. Como vantagens e benefícios são poucos que se oferecem e estresse tem de sobra, aqui vão algumas dicas para se evitar. Não desaparecendo os efeitos, recomendo chá de camomila quatro vezes ao dia.

- A receita federal tem oferecido, quase imediatamente após você ter entregado a declaração do imposto de renda, a oportunidade de saber se a sua foi processada através do seu site. Nunca faça isso. Uns três dias após a entrega, você já pode saber se está na malha fina. O pior é que não se pode saber quando vai receber a restituição. Vá somando pontos como sedativo se você não caiu em tentação.

- Achei uma resposta infalível para o telemarketing: Depois de umas oito negativas de adquirir um produto que queriam me empurrar, resolvi disfarçar-me de Ricardão (espero que ele não leia isso): Atendi e disse que o Sr José Cláudio havia falecido em um terrível desastre.
- Aquele do avião? Perguntou-me a moça.
- Não, mas foi bem trágico também. E o pior, o desgraçado deixou a viúva aqui cheia de dívidas. Eu achando que ia ficar no bem bom, vou ter que ralar para ajudá-la a pagar.
Ela pediu mil desculpas ofereceu suas condolências e nunca mais ligou. Creio, inclusive, que falou com outras empresas. Ninguém mais tem me ligado para oferecer o paraíso em suaves prestações.
(P.S.: contra o gerúndio nos atendimentos não tem remédio ainda)

- Para quem pensava que o rádio estava em desuso, obsoleto, experimente carregar na bolsa ou no bolso esses aparelhinhos de mp3,4,5... Não há nada melhor para filas intermináveis, ônibus, metrô e outras paradas indesejáveis. Mas, atenção: tem que ser rádio, não música gravada. É que entre uma musiquinha e outra, sempre tem uma notícia, uma agenda cultural, um caso inusitado que inspiram um poema, um causo, uma crônica, um pensamento criativo. Cuidado com os programas de curas e rádio polícia. O efeito é inverso.

- Em cidades medias e grandes, use o carro somente em casos fortuitos de força maior. Calma! O transporte público é uma  porcaria, eu sei. Mas nada se compara ao trânsito de carros particulares. Nenhum inferno é mais quente. Em todo caso, qualquer dos meios de transporte que for usar, sempre saia de casa uma meia hora antes do habitual. Leve um biscoitinho ou uma maçã. A gente nunca sabe...

- Se você é usuário involuntário e necessitado do SUS, não precisa ler esse tópico. Se tiver um plano de saúde, sugira aos médicos (eu tenho feito isso) para pararem de colocar a revista Caras na sala de espera. Ou, no mínimo variar! Estou começando a desconfiar que os médicos é que gostam daquela porcaria. Como eles podem supor que todos os pacientes gostam de ficar vendo aquelas futilidades com calma e terem que esperar uma, duas horas para a consulta que havia sido agendada com uma semana de antecedência? E ainda por cima, revistas de seis meses, um ano atrás? Podia ser pelo menos Mônica, Cascão, Cebolinha.... A gente tem alguma coisa para ler e nem vê o tempo passar.

Em todos esses e demais casos, não faça cara feia ou de raiva como deve estar fazendo ao terminar essa leitura. Mantenha o bom humor sempre.

20 comentários:

Chica disse...

rssssssss... só tu mesmo, pra inventar tanta coisa...Essa do Ricardão foi demais...

E é um porre mesmo aturar esse pessoal. um abração,tudo de bom,chica

Jaime Guimarães disse...

Mais dicas para evitar o estresse antecipado:

DETRAN - Não vá. Contrate os serviços de um despachante. Vai sair um pouco mais caro, mas é melhor do que ficar perdido por lá, principalmente se você não tem o dom da "isperteza", sacou?

FILA DE SUPERMERCADO - Nesta época do ano, (re)considere seus valores. Veja como todos estão felizes com o carrinho cheio de nozes, peru, cidra e outros produtos para a ceia. Fique feliz também, afinal o espírito natalino está aí, acessível em 6 vezes sem juros no cartão ou ainda no crediário.

TELEMARKRETINO (de novo) - Paquere a moça do telemarketing, mas use as infalíveis "cantadas de pedreiro":
- Bom dia, senhor, meu nome é Taís, sou do Banco_____ e quero um minuto de sua atenção, tudo bem?
- Princesa, seu nome é Taís mesmo?
- Isso mesmo, senhor.
- Eu não posso vê-la, mas com essa voz creio que TAÍSPETACULAR!
- Obrigado, senhor, mas estou aqui em nome do Banco ______...
- Espere, você não é do Itaú?
- Não, senhor.
- Nem eu. Não sou o Itaú, mas fui feito para você!

Você se diverte e, numa dessas, se estiver solitário...

Abraço, Cacá!

PS: Roberto DaMatta lançou livrinho interessante sobre o trânsito e o comportamento dos motoristas brasileiros."Fé em Deus e pé na tábua", está bem reveladora a leitura...

Zélia Guardiano disse...

Formidável,Cacá!
Você é imbatível, amigo!
Aqui se tem satisfação garantida...
Adorei!
Abraço bem forte

pensandoemfamilia disse...

Caca.
Não sei se rio ou choro, enfim...
Passei também para avisar que tem uma mensagem para VOCÊ no meu espaço e outra em e-mail.
Bom domingo.

Renata Diniz disse...

Ótimo! Sobre o telemarketing lembrei-me de uma amiga que como resposta ao incomôdo disse que estava presa. Ou seja, contra a chatice não tem remédio melhor do que o bom humor! Abraços.

Toninhobira disse...

Show amigo esta cronica, com as mazelas desta vida.Mas esta do Ricardão foi sensacional, mas ainda tenho um certo terror come ste negocio de morte,rsrs.Mas aceito adotar um radinho, uma revista de palavras cruzadas.Muito boa, voce cada vez mais interessante e criativo.Meu abraço de paz e luz.Numa guerra de ativos e conciliação para a Aneel, vou amargando a falta de tempo, mas sao os ossos do oficio,né?
Toda paz na familia.

Felipe Faverani disse...

Oi, Cacá, tudo bem?
Ri demais do caso com a moça do telemarketing. Fiquei imaginando a cara dela ao ouvir sobre o acontecimento. hahaha
E não há nada melhor do que ouvir rádio em fila de banco, supermercado ou em qualquer outro lugar. Quando chega a minha vez no caixa até dou um sorrisinho. rs
Grande abraço.

Thatica. disse...

Passando aqui pra lhe desejar

feliz Natal pra vc.. um 2011 repleto de felicidade, saúde, amor e prosperidade!

Que Deus abençoe sua vida e de sua familia!!

obrigada pelo carinho e sua visita em meu blog!

Beijos..

Cronicando disse...

rsrsrsr...boa Cacá. Aqui... Tem alguma dica para a hora do trabalho?
Abraços. Kenny Rosa (http://cronicandocomvoce.blogspot.com)

M. Sueli Gallacci disse...

QUERIDÍSSIMOS AMIGOS!!!

Neste final de ano quero desejar a todos vocês uma paz imensa! Saúde transbordante! Dias inundados de conquistas! E um oceano de felicidade!

Obrigada pelas visitas, doces palavras e todo o carinho a mim dedicados nesses meus oito meses de vida blogueira!

Vocês fizeram mais do que enfeitar os meus blogs, fizeram toda a diferença na minha vida!

Amo vocês!
Sueli Gallacci.

Sam disse...

Cacá,

Há dias estava querendo pisar em seu chão, pois a correria dos dias, sempre nos impede de estarmos em contato com todos os amigos queridos, antigos e recentes, o tanto que gostaríamos.

Vejo que passou lá em casa, semeou seu carinho e suas palavras boas.

Coração agradece.

Gostei por demais desse teu universo. Tem informação, humor, diversão, papo sério e de "butiquim" rs.

Ahh, estresse, estresse, estresse.... ahhhhhhhh!!!!rs

Esse danado é uma praga que está por todos os lados, em todos os cantos, debaixo da cama, dentro do guarda-roupa, sentado ã mesa... contando histórias de terror para ninar.

Revistas de hoje estão cheias de artigos sobre o assunto, muitos livros publicados sobre o assunto e agora cabe ao governo a lançar um grande estudo sobre o assunto para encontrar maneiras de impedir que este flagelo dos tempos modernos como é agora reconhecido que esses impactos podem ser extremamente graves.

Que já havia soado o alarme há alguns anos a cerca deste problema, indicando onde ele havia colocado todos os esforços para dar a cada maneiras de aprender a gerir o stress.

É verdade que o estresse é enorme dano na vida da maioria das pessoas, e para aqueles que sofrem, não é mesmo necessário fazer um estudo exaustivo a realizar por si mesmos que o estresse pode ser particularmente prejudicial para a saúde tanto física quanto mentalmente.

Isso deve explicar o meu lado meio louca.
Tá certoq ue sou zennnn. Até lerda de tão zennnn... mas também não escapo dele rs.

E, quantos de nós não voltamos, por inúmeras vezes ao trabalho e do trabalho tensos, nervosos, estressados até ao ponto da própria família sofrer as consequências do "ser atacado. "

Quantas vidas arruinadas por este mal do século que se arrasta por vezes à nossa revelia, como um mau hábito pelo qual nós nos permitimos vivenciar e que nos leva a uma vida sem cor, onde o que fazemos, perde gradualmente o seu significado.

Para gerenciar o estresse é importante não só aprender a manter a calma antes dos acontecimentos, como também desfrutar da capital que nos deu a natureza do nosso nascimento em saber desfrutar tanto quanto possível a vida e torná-la construtiva e feliz.

Também saber como preservar a sua saúde e equilíbrio e a plena utilização da capacidade individual.

Ignorar o estresse, por outro lado, pode desencadear uma chegada mais rápida à doença, a melancolia e depressão.... por fim, à cova! rs

Administrar o seu estresse está se tornando essencial para evoluir de uma forma saudável neste mundo moderno, onde tudo vai tão rápido, não é verdade... mas prefiro que ele realmente não apareça mesmo, nem pintado de ouro... e assim, aproveito a indicação do seu chá de camomila.... e se desejar, é só me aguardar colhê-las lá no meu quintal, e tomaremos nós dois!

xô estresse!!!

Sai desse coorrrrrrrpo que não te pertence!!! rs


Abraços, flores e estrelas...

pensandoemfamilia disse...

Oi caca

Estou sem seu contato e/ou comentários creio que algo está engarrafando nosso trânsito,rsr,rs,
Convido-o amnahã para compartilhar o encerramento da Série.

Lis disse...

Gostei muito Cacá
e continuo a rir do Ricardão e do gerúndio que nao tem remeédio kkkk
Ah o estresse é inevitável ,são tanas as situações ,mas só voce um cronista de primeira pra lembrar com detalhes.
Vivemos cada uma por aí !! rs
Obrigada por ser tão alegre e nos alegrar também .
um abraço grande

Marcio JR disse...

Dicas do Cacá.

Rapaz, você deveria criar outro blog, ou no mínimo uma seção aqui no "Uai" só para isso.

Do Ricardão foi ótima, e já vou por em prática. Quanto às revistas, eu carrego as minhas no carro, para qualquer inconveniente. Porém, o gerúndio............ isso estressa qualquer ser vivente. Não dá para proibir por lei? Medida provisória que seja? rsrs.

Ótima crônica, Cacá. Abraços.

Talita Oliveira disse...

Cacazito, que saudades daqui!
Obrigada pelas visitas. Você é um amor!

Fique com Deus, querido!

Mimirabolante disse...

Menino....qt imaginação!!!rsrsrsrs....Obrigada pelas palavras carinhosa em meu espaço !!!Precisamos muito apreender....mais do que ler !!!!!Feliz Natal!Felicidades e tudo de bom para vc e sua Família!!!Juntos em 2011.....em busca de um mundo melhor !!!!!!

Web Statistics