domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DA HORA

A língua sempre foi dinâmica. Os antropofagismos culturais ou aculturações sempre estiverem presentes no falar cotidiano. De uns tempos para cá, na mesma velocidade do vácuo que nos ronda, as expressões entram e desaparecem um átimo. Perdem a validade junto com seus criadores, de tanto significado que ambos possuem. Por isso, resolvi criar um glossário para que possamos nos ajudar a entender uma coisas e não confundir quando lhe disserem , por exemplo:

- Cara, você é irado! Não vá achar que é nervoso, muito antes pelo contrário.


Relações conjugais desfeitas;

Sai: incompatibilidade de gênios

Entra: conflito de perfis


Gírias

Sai: falô, bicho!

Entra: valeu, véi!


Sai: entendeu?

Entra: tá ligado?


Sai: que legal!

Entra: irado, véi!


Sai: os meninos, as meninas.

Entra: “os mano”, “as mina”.


Sai: sai fora, zarpa.

Entra: Vaza!


Sai: bam-bam-bam.

Entra: “o cara”


Namoro:

Sai: Paquerar

Entra: namorar

DEPOIS: azarar

POUCO DEPOIS: ficar

MUITO POUCO DEPOIS: beijar na boca


criatividade (ou falta ) nas artes em geral:

Sai: novidade, lançamento

Entra: remake, repaginado, acústico


Lazer noturno

Sai: baile, festa;

Entra: balada, Rave.


Mundo do trabalho:

Sai: empregado

Entra: colaborador


Sai: puxa-saco (não oficializado)

Entra: multiplicador (oficializado)


Coluna social

Sai: 15 minutos de fama;

Entra: Celebridade


Moda:

Sai: na onda

Entra: fashion


Sai: atitude própria

Entre: customizado


Fora de moda:

Sai: démodé

Entra: out


Tá ligado, vei? Então anota aí que a fila anda, valeu?

3 comentários:

Analista de sua própria vida disse...

Deus me deu a oportunidade de viver os dias de hoje e às vezes não entender bulhufas (alguém ainda usa isto?) do que falam ao meu redor. Acho que no meu caso "a fila andou" e eu fiquei para trás. Valeu, "mano", esse "bagulho" que você escreveu foi "frenético"!

Unknown disse...

Essa linguagem é bem engraçada, não sei se diz tudo, por serem tão breve na forma coloquial de dizer.Sem nenhum tipo de preconceito à elas, são dialéticas interessante com muito humor.

Adh2BS disse...

Bom dia, isto é, Salve!
Primeiro, agradeço o gentil comentário deixado no meu texto (Carta de Amor em Duelos Literários). Segundo, que blog bacana, meu! Ainda que eu corra o risco com esse linguajar d'antanho de parecer conservador - ôps - digo, careta ou 'por fora', não sou saudosista. Acho a dinâmica da linguagem um verdadeiro barato e fico feliz de ver alguém antenado com a nova onda...
Falow?
Abç,
Adh2bs

Web Statistics