terça-feira, 28 de outubro de 2008

A BARCA DOS HOMENS

Havia dois barcos à margem de um rio. Um iria para o paraíso conduzido por um anjo e tinha apenas um bobo e um cruzado (que vou tratar aqui por diletante pregador de idéias). O outro, conduzido pelo diabo, levaria os condenados ao inferno. Nesse segundo barco tinha o frade, o burguês decadente, o comerciante desonesto, o médico incompetente, o velho devasso, o juiz corrupto, os adúlteros e outros tipos sociais muito comuns naquela época. À medida que as pessoas iam subindo e perguntando para onde seriam levadas, já estabeleciam um diálogo com o barqueiro que fazia o julgamento. E assim condenava todos ao inferno.

Gil Vicente faz uma sátira à sociedade do século XVI, desnudando especialmente as pessoas sem escrúpulos, gananciosas e egoístas. É o Auto da Barca do Inferno, sua mais importante obra, escrita há 500 anos. Quinhentos anos, portanto se passaram sem que toda a modernização tecnológica, política e econômica experimentada pelo mundo tivesse sido acompanhada pela redução dessas chagas.

Olhando num grande espelho a sociedade atual, a imagens refletidas parecem não ter se modificado muito. A nossa modernidade é restrita ao saneamento, aos brinquedos tecnológicos disponíveis para nos acelerar à frente do tempo físico. O tempo mental ainda é meio medieval.

5 comentários:

Anônimo disse...

pois é, que coisa! Onde vai parar a moral humana?

Tanta ciência!
e quem disse que ciência tem algum propósito junto à moral humana?

Valéria ♡ disse...

Parabéns pelo blog.
pretendo voltar as vezes...
[vc tb está conectado ao grupo da Daisy?]
ass: socióloga conectada =)

Caca disse...

Obrigado. Gostaria de saber qual é o grupo da Daisy. O meu e-mail está no canto superior direito da pagina principal do blog.
abraços.
Cacá

Unknown disse...

Vai me demandar um tempo maior para todos os meus sentido degustar tudo que estou vendo no seu Blog, parabéns! é muito bom saber que estamos na mesma sintonia, pra falarmos a mesma língua

Unknown disse...

Primo estou maravilhado de ver,a criatividade do o seu Blog,pois, há muita coisa boa aqui pra se lê, parabéns um forte abraço.

Toninho Aribati

Web Statistics