quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EM DEFESA DOS BLOGS

imagem google

Essa aqui fica sendo para a Clara, minha filha. O período hiper, ultra, mega high tech em que nasceu e a idade em que está influenciam nela muito mais modos do que a educação meio termo que eu e a mãe tentamos lhe dar. Nem conservadora nem ao Deus dará conforme seria do gosto dos adolescentes. Desde os seus 6, 7 anos que ela me ensina um pouco a lidar com esta parafernália eletrônica que parece não ter fim em nosso dia a dia, como se fosse necessidade vital.

Uma pausa: sabia que as tecnologias lançadas todos os dias já estavam previamente desenvolvidas e vão sendo atiradas aos nossos olhos via publicidade a conta gotas? Por exemplo, ipad. Ipod, bluetooth, tablet, andróide, samartphone, lcd, led, etc, são recursos de uma mesma linha de pesquisas tecnológicas. Se lançarem tudo de uma só vez, aonde ficaria a graça da novidade e a divina graça do faturamento dos homens de negócios bilionários? E onde ficaríamos nós, seguidores dos modismos?

Voltemos à Clara, minha amada filha. Agora aos 14 anos, há tempos ela me introduziu nas redes sociais, dizendo que eu era jurássico mexendo com e-mail e blog. Fez para mim um orkut de amigos, outro de time de futebol, outro de escritor. Ficou tudo lá, do jeitinho que ela fez depois da primeira semana que freqüentei. Uma canseira ficar sabendo de umas coisas que nem coisas são, de tão sem significado. Passados mais alguns anos (ou dias?) ela me cobrou participação no twitter e disse que já havia abandonado há muito o seu blog, pois era coisa ultrapassada. Depois de mais alguns anos (ou dias?) eu lhe questiono sobre seu grau de satisfação com os milhões de amigos da rede social e dos seus progressos humanos. Ela me disse entre desanimada e constrangida que esta cansada de mesmice e tinha feito um novo blog. Ela gosta muito de escrever e ler e quanto mais você gosta de escrever mais chato tende a se tornar nas redes sociais, lugares para poucas palavras literárias e muita exibição pessoal (sem tirar o mérito da mobilização rápida para determinadas causas humanitárias, políticas, e outras de divulgação que elas possuem).

Agora, falando para mim e para ela: para quem aprecia escrever e ler, os blogs continuam sendo em minha opinião os mais longevos meios e creio que serão os que vão prevalecer depois que passarem todas as de novidades efêmeras. Há neles mais atrativos visuais além dos textos maravilhosos que podemos ler e escrever. Fui olhando o contador de visitas, os seguidores (os que lêem de verdade os blogs), as ilustrações para os textos, os visitantes divididos por países (isso me deu uma pontada de curiosidade acima da média. A Elaine Gaspareto instalou para mim um mapa visualizador de visitas por cidade, estado e país. Eu fico roendo para saber, por exemplo, se as visitas que vem de um determinado país são de brasileiros que lêem o blog, se são de estrangeiros que gostam de literatura. Acho muito bacana). E a Clara, tenho notado que está mais ligada com seu blog , construindo mais referências e mais identidade pessoal desta forma do que mandando recadinhos o dia inteiro sem ecos plausíveis no face e twitter . E tenho notado também que ela tem disponibilizado mais tempo com leitura. Viva o Blog!

30 comentários:

Denise disse...

Viva!

A Clara deve ter no sangue um talento que pede espaço pra se manifestar, que bom que, tão jovem, dedica tempo ao blog e o descobre como meio de expressão. Qual é o endereço pra gente conhecer??

Bjos, papai orgulhoso!

Berzé disse...

Viva o blog! Caro Cacá, gostei desse seu arrazoado sobre os meios eletronicos.Concordo.
Abração!
Berzé

pensandfoemfamilia disse...

Pois é Caca, todo dia me cobram o facebook, mas não quero mais uma rede, pois fiz orkut antes do blog e agora todos escapuliram para o face. Prefiro, como vc, manter meu blog. Tenho muitos comentários estrangeiros, mas vou deletando pois ebtra tanto spam que prefiro não ter que selecionar.

Meire Oliveira disse...

Cacá, meu amigo, vc simplesmente arrasou com esse post! Amei!!

Eu adoro o Facebook tbm, twitter apareço de vez enquando, orkut enterrei faz tempo, mas minha alegria e paixão é o blog mesmo. Foi com ele que me descobri com as palavras, foi com ele que descobri escritores como vc, que fiz amigos de verdade e tanta coisa boa.

super beijokita pra vc querido!

Vivian disse...

Olá,Cacá!!!

Ah!!!Bravo!!!!!Amei o texto!Tão verdadeiro e espirituoso...tive que rir alto quando disse que sua filhe lhe chamou de jurássico!!!rsrsrs
Eu tenho tudo isso,mas agora pergunta quando uso?!rsrsr
Vou lá espio se tem recados e me esqueço completamente de ir novamente!!rsrsr
O que disseste é bem verdadeiro...pra quem gosta de ler, estas coisas rápidas,de "fácil digestão",não cativa...cansa.
Uso mesmo o blog e o email...(sou jurássica!!!rsrsrsr).
E tenho visitado cada vez menos quem só faz de conta que leu o post...que chato né?!
Parabéns para a Clara, que voltou aos blogs!!!
Beijos pra ti!!!

Vivian disse...

Ah!!!
**Acho que pensar por associação deve ser mania mesmo...rsrsrs
Mas acho lindo!!!

Eva disse...

Boa tarde, papai coruja e com toda a razão, mas você esqueceu de dar o endereço do blog e eu fiquei curiosa para conhecer Clara, que tem um belo nome, viva os blogs, Cacá, adorei teu texto, como sempre e fico feliz da possibilidade de conhecer sua filha, admirável como o pai. abraços!

Celina disse...

OI CACÁ TUDO DE BBOM PARA VC. LENDO O SEU POST NÃO PODE DEIXAR DE RÍ, EU COMECEI MUITO TARDE, FOI O CONSELHO DO FILHO MÃE A SRA VAI GOSTAR , PODE ESCREVER E LER TAMBEM, EU SEMPRE RETRUCANDO EU NÃO VOU APRENDER,UM DIA ESTANDO FAZENDO COMPRAS VÍ UMA REMARCAÇÃO DE UM PC , TERMINEI COMPRANDO, E ATÉ HOJE ESTOU APRENDENDO MAIS COM OS NETOS,ELES FIZERAM TUDO , O BLOG ,ORKUT E ESTA SEMANA FACE BOOK, QUANDO VÍ A QUANTIDADE DE GENTE QUERENDO SER CONVIDADO, DESISTÍ NO MESMO DIA A VERDADE FOI QUE NÃO GOSTEI DO TAL FACCE BOOK SÓ DUROU ALGUMAS HORAS, O MEU ORKUT PASSO ATÉ UM MES SEM O VISITAR, O ÚNICO QUE AINDA CONSERVO É O BLOG, ASSIM MESMO ME ROUBA MUITO TEMPO, EU NÃO SEI COMO AS PESSÕAS QUE TEM MUITOS CONSEQUEM. COMO DONA DE CASA TENHO QUE FAZER COMPRAS, PAGAMENTOS, A PARTIR DESTE MES VOU FAZER PELA INTERNET MÉDICOS FORMATURAS DOS NETOS CASAMENTOS DOS AMIGOS, COMPRA DE PRESENTE, ESTE MES HOUVE UM NOIVADO DE UM NETO COM FESTA E AGORA A FORMATURA DE UMA NETA, AQUELA QUE FOI A FLORIANÓPOLIS, OMTEM FOI O BAILE, ANTES O CULTO ECUMENICO E AINDA VAI HAVER A COLAÇÃO DE GRAU O BAILE DEVIA SER O ÚLTIMO MAIS POR FALTA DE CASA DE EVENTOS ,SE NÃO FOSSE ONTEM SÓ SERIA EM JANEIRO, ELAS IAM BEM DEIXAR PARA DEPOIS O MELHOR, OLHA CACÁ TEM DIA QUE TENHO VONTADE LARGAR TUDO, E AINDA TEM OS MÉDICOS, SEM FALAR DE TER QUE FAZER CHECAPE TODOS OS ANOS, CLARA VC DEVE ACHAR ENGRÇADO A NOSSA DIFICULDADE, MAIS VCS JA NASCERAM SABENDO, . UM ABRAÇO CACÁ. CELINA

Anne Lieri disse...

Cacá,que legal que sua filha voltou a aderir aos blogs!Tb acho que para quem gosta de escrever os blogs são a melhor opção da internet!Redes sociais são legais mas não aguento ficar muito tempo,entro,dou um oi geral,olho as msgs e tchau!Volto pra ler os blogs dos amigos!...rss...adorei seu texto1Bjs a vc e a Clara!Se ela permitir gente velha, passe o link pra gente visitar!

Miriam de Sales disse...

Vc já me ouviu dizer q/ o blogueiro é o jornalista do futuro.Eu n/ saberia viver sem os meus,onde tenho liberdade p/ criar,passar msgs,discutir temas.Tb tenho a mania de verificar os contadores,rever os visitantes e os q/ realmente deixam comentários q/fazem sentido.
Através dos amigos blogueiros e os leitores colaboradores vem p/ mim as ideias dos artigos; muitas vezes levo dias colecionando novidades p/ os blogs.P/ manter o nível ,resolvi dar um espaço de três dias entrar um e outro e mantê-los durante 15dd c/ o mesmo assunto.Afinal,são 9(contando com o de Portugal) e todos merecem o mesmo cuidado.
bjs

Sabor de Pitanga disse...

Também nao gostei do FB! Estou lá no orkut mas, quase nao entro. Um saco aquelas "mensagens comunistas: iguais para todos"... ô coisinha chata e de gente sem ocupacao! Tô fora...

Boa sexta-feira, Cacá.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Cacá muito interessante esta tua crônica, realmente eu acho as vezes as redes sociais meias vazias, nossa como você disse para quem gosta de ler e escrever, e encontrar amigos com os mesmos interesses, o blog é o melhor que há, para mim é uma terapia e tanto, beijos Luconi

MARILENE disse...

Sua filha tem um grande exemplo: você. Daí seu amor pela leitura e pela escrita. Dá o endereço, para que possamos conhecê-la!
Essas redes sociais nunca me atraíram, mas pegam toda a juventude. Os bem jovens já têm enorme experiência para lidar com os recursos da internet. Minhas sobrinhas não se conformavam por eu não entrar nesse mundo. Só descobri blogs há pouco tempo (rss). Eu não tenho paciência para trocar recados e penso que ficamos muito expostos, nas redes. Por outro lado, como evidenciou, têm seus méritos, fora do mundo da fofoca.

Sua experiência pré-natalina não foi nada agradável, hem!! Que loucura!

Bjs.

boutique de ideias disse...

Sabe Caca, semana passada vi que somos amigos no tal do google plus. Eu nao escrevi la ate hj ( e nao pretendo faze-lo) mas pensei em abriri uma excecao pra vc, haha Pensei: caramba, o Caca por aqui?? bem, pensei que vc iria comecar a aderir o sistema da vaidade nas redes sociais, que estao como vc as descreveu nesse post, ou ainda piores, muito piores... Tb prefiro mil vezes os blogs, as redes sociais tem pouco de social mas muito desperdicio de tempo! Eu gosto do blog, de escrever nele e ler o que amigos escrevem, mas confesso tb que tem aparecido uns i nteresseiros, oportunistas de comentarios, que atraves deles, resolvi generalizar legal e cortei metade do povo. Escrever é um ato de libertacao, se alguem quer ler o que escrevemos é um prazer, mas tal qual as redes sociais, tem muito blogueiro achando que tem a ultima bolacha do pcte.... arrrrrgghh fico tao furiosa com essa gente que ja ha algum tempo diminui a qtdade de posts e de blogs que visito...

Cacazito, Beijo pra vc e pra Filhota!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Cacá, tudo bem?

Pode crer se aparecer Alemanha sou eu sou eu, ahahhahahaha!

Eu tb acho que há muita febre em torno do Twitter e do facebook, mas para pessoas como nós que gostam de ler e escrever nada melhor que manter o bloguinho por aqui.

A única rede que mantenho além do blkog é o Orkut por causa da minha mae que nao sabe mexer em muitas coisas. Como o orkut é mais fácil para ela...


Um grde abraco e bom fim de semana

Helena Frenzel disse...

Oi, Cacá, Clara é um belo nome e ela tem um bom exemplo para seguir. Quanto aos blogs, fora o tamanho e a qualidade dos posts, e mais liberdade para publicar não vejo tantas diferenças das redes sociais, pior ainda: rede aberta, sem controle de privacidade onde as pessoas se expõem demais, às vezes sem perceber. Bom, mas este não é o seu caso, dado os seus propósitos literários e as características dos seus textos. Meus blogs são uma extensão de antigas Homepages, lugares para eu expor fotografias, experimentos literários e artísticos em geral, com o foco na obra e não na autora. A tecnologia não é o problema, sim o uso que se faz dela. Por certo a Alemanha aparece em sua lista, pois gosto de ler você. Um abraço fraterno. Ah, se o conteúdo é bom, pouco importa o meio. Inté!

chica disse...

Eu sou jurássica e prefiro continuar assim...Gosto dos blogs, dos blogueiros e de poder escrever e não apenas ficar sabendo disso ou daquilo nos outros lugares..

Que bom que Clara está voltando a ler mais, escrever e ao blog... Qual o blog dela? abração,chica

Anônimo disse...

Oiiiiiiii Cacá,
Tô com você! Sou jurássica também. Tenho Orkut, mas aposentei há muito tempo. Tô no Face por causa de minha neta, mas nem entro lá, me dá uma canseira. Twiter, nem quero saber.
Não adianta, quem gosta mesmo de ler e escrever prefere o blog. O blog veio para ficar!!! A gente lê, escreve, compartilha, é uma beleza. Claro, como disse a Geimer, sempre tem os oportunistas, mas a gente passa na peneira e deleta. E pronto.

Adorei o post, e quanto as tecnologias, até a obsololescência é programada! Isso faz com que a gente siga comprando em pequenas porções. Sempre comprando...

Que bom que a Clara retornou ao blog,... pra mim, óbvio, puxando pelo pai, era só uma questão de tempo não é??

Bjsss e bom findi.

Maria disse...

Gosto muito de ler e escrever,por isso me tornei blogueira.Meus blogs são simples demais,pois não sei utilizar recursos próprios para blogger. Também não tenho quem faça para mim.Preciso fazer um curso de informática.Mas o importante é ter um espaço para escrever nossos pensamentos,nos enriquercermos com os escritos de outros e fazermos bons amigos!
Também recebo visitas da Alemanha e da Rússia.Não sei porque...

Quintal de Om disse...

Minha dose diária de tudo que dele possa me chegar.

Beijossssssssssss cacá!!!!

Ivana disse...

Depois do facebook poucos usam o twiteer, há algum tempo minha filha me chamou e também fez um facebook, mas nunca usei, não tenho interesse em redes sociais. Sobre blog minha filha não tem interesse. Ela usa muito o facebook, assim como todos os jovens. Ela me ajudou muito no meu blog, ouvi suas opiniões sobre cores, estilo, enfim fiquei feliz com o resultado e devo isso a ela. Legal esse post, Cacá, e parabéns para sua filha Clara. Um ótimo domingo pra você,e toda família.

Cecília Romeu disse...

Uai Cacá!
Você escreve muito bem!
Concordo totalmente que a linguagem dos blogs veio para ficar, é um super meio para divulgar nosso trabalho e a possibilidade de pessoas de outros países nos lerem.
Naquele post do futebol da Celeste uruguaia, por exemplo, tive muuuitas entradas da Alemanha, e ainda estou tendo, acredita? será que eles estão com medo dos nossos hermanos rsrs
Abração!

Pedrita disse...

há anos eu ouço q os blogs vão acabar. hj pulverizou mais, mas eu não faço ideia o q um amigo escreveu há uma semana no facebook ou no twitter, há uma grande chance de eu não achar pra lembrar o q ele disse, enquanto o blog, eu acho posts de 3 anos atrás. pra bater papo blog já era mesmo. mas para dividir os pensamentos e deixá-los aí como os artigos de jornais, estão mais vivos q nunca. qd comecei só garotada escrevia, na maioria. há uns anos teve uma febre de jornalistas criando blogs ou jornais criando blogs pra jornalistas. mas nem todos se identificam e amam e permanecem. mas os q se tornam blogueiros assíduos, acabo descobrindo preciosidades q não teriam espaço nos jornais q andam muito imediatistas. beijos, pedrita

Tunin disse...

Oportuno o teu texto, Cacá! Uso os blogs como diversão e conhecimento.Abração.

Leninha Brandão disse...

Gostei amigo Cacá...

Do seu modo de lidar com a filhota e de saber que ela tem um blog...também quero o endereço.
Compartilho de suas idéias quanto às redes sociais,me cansam e não acrescentam nada...para falar a verdade, hoje só os blogs me satisfazem plenamente.
Obrigada por estar acompanhando as minhas digressões sobre a infância.Seus comentários são muito importantes para mim.
Bjsssss,
Leninha

Toninho disse...

É meu amigo há uma chuva de novas tecnologias que não obedecem estações caem a todo instante.Claro é que é preciso estar de olho nelas.Penso tambem que os blogs quando bem gerenciados são fadados ao sucesso e que é preciso saber a que se destinam.Interessante este fluxo nos blogs,daí pode-se fazer uma analise.A nova interface do blog já apresenta estes graficos/estatisticas.
Viva o blog.

Tais Luso de Carvalho disse...

Concordo com você, Cacá! Não faço parte de nenhuma rede social, só os dois blogs. Realmente eu não aguentaria ver e deixar recados ou outras coisas. É pouco, amigo, muito pouco. Apesar de muitos convites pra fazer parte, nego sempre. Os blogs já nos roubam muitas horas, imagine as redes.
Ótimo seu texto!
beijos
Tais luso

Paulo Cheng disse...

Cláudio, primeiro tudo bem contigo? É a primeira vez que piso por aqui em retribuição ao teu comentário no meu blog, agora curiosidade, como tu encontraste o meu blog?

Bem, agora vamos trabalhar, cara, que coincidência teu post e o meu, o mesmo tópico e a mesma linha de pensamento em relação às redes sociais e aos blogs. Tenho blog há algum tempo, e desde 2006 tenho Orkut, e-mail, depois fiz meu Twitter, Facebook, MSN, enfim, o que apareceu de novidade fui aderindo, mas com o tempo, vi que boa parte desses canais na internet é muita perda de tempo, muita banalidade e superficialidade. Por isso, abandonei o MSN, o Orkut, o Twitter, e por enquanto ainda estou com o Facebook mais para a divulgação do blog, e como discorri no meu texto, a proposta blog é mais minha cara, vc consegue desenvolver uma ideia mais profunda, isso pra quem gosta de ler e se aprofundar em leitura, já as redes sociais são muito fugazes, dentro de 2 ou 3 horas vc já está desatualizado, cara, só se eu não trabalhasse, não estudasse, não tivesse nenhuma atividade para dar conta de todas essas redes sociais, kkk.

Gostei do teu blog, vou add na minha página principal, e que bom que tua filhota abriu os olhos e enxergou essa realidade, é um sinal de amadurecimento.

Abração pra ti.

Delicadezas da Mãe Natureza disse...

E viva o blog Cacá!
Adorei o tema e o texto.
Quanta coisa boa a gente aprende, amigos que fazemos entre tantas outras coisas.
Sua filha acabou te dando um grande presente sem saber e graças á ela ganhamos um grande amigo.
Uma ótimo fim de semana para ti amigo.
abração com carinho

Web Statistics