terça-feira, 10 de novembro de 2009

SE GERAR EMPREGOS, PODE!

Sanduíches de presunto podem causar câncer

O presunto, o bacon, o salame e outros tipos de carne processada aumentam o risco de câncer de intestino ao longo da vida em aproximadamente 20%, afirma pesquisa recente. O W. C. R. F. (Fundo Mundial de Pesquisas de Câncer) afirmou que, apesar de a pesquisa não ter focado especialmente no efeito de comer carne processada na infância, a evidência do risco nos adultos tornou importante ensinar as crianças a evitar esse tipo de comida sempre que possível.

Cientistas afirmam que, no Reino Unido, aproximadamente 3700 casos de câncer de intestino poderiam ter sido prevenidos se todos comessem menos de 70g de carne processada por semana, o que equivale a três fatias fininhas de bacon. Colocar presunto no sanduíche do pequeno pode ser fácil e gostoso, mas pense em substituir esses alimentos por alternativas mais saudáveis, como peixe, queijos com pouca gordura (como o queijo branco), pequenas quantidades de frango ...

A entidade mundial também aproveitou pra fazer outro alerta: lanches que contém bebidas açucaradas e itens com alto índice de gordura e de calorias podem indiretamente aumentar o risco de câncer ao fazer as crianças ficarem acima do peso, levando os quilinhos extras à idade adulta.

-------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: http://revistapaisefilhos.terra.com.br/27/08/09

------------------------------------------------------------------------------------

A CRÔNICA


Outro dia eu falei de uma médica inglesa que, cansada de aconselhar dietas saudáveis radicalizou e especializou-se em aterrorizar os renitentes com sua nova profissão: estudar cadáveres de gente que come muita porcaria para alertar que se comessem melhor, não morreriam pela boca (do estômago). O alerta, claro fica para os que ficam Ela abre o “presunto” de cima abaixo e vai mostrando víscera por víscera, veia por veia e os períodos em que as gorduras, líquidos e tumores foram se acumulando. “Isso aqui é o excesso de doces, isso é o resultado dos embutidos, isso aqui são as gorduras em excesso, isso é o sal em demasia. Aqui poderia ter se regenerado se esse cara tivesse comido mais fibras.” Esse tipo de terapia de choque já funcionou com muito fumantes que vão fazer aqueles cursos com programa cujas aulas incluem a exposição de um pulmão de fumante e outro de não fumante. Só vendo.. Eu não parei, mas é um horror. Meu masoquismo é um caso à parte.


E não adianta também lutar contra a insensatez tanto de quem fabrica quanto de quem consome. O poder da indústria vai além do dinheiro. O convencimento pela propaganda intimidatória é enorme diante da ignorância. É só irem aos meios de comunicação fazer um comunicado relevante que o argumento passa a ser aceito como verdade sem muitos questionamentos.


Chantagem, então, é a principal arma. Primeiro começam a mostrar aquelas fábricas limpinhas (dá até para sentir o cheiro de limpeza na notícia). Depois falam dos milhares de empregos que geram para o bem do país e depois dos programas sociais. Ajudam uma escola aqui, uma comunidade ali e seguem nos matando sem dó nem piedade. E nós seguimos comendo veneno sem auto piedade.


Aliás, esse apelo do emprego está na moda para tudo quanto é destruição. Desmatar gera empregos, fabricar agrotóxico gera empregos, fabricar cigarros gera empregos, fabricar bebidas gera empregos, até o cassino que está sendo ensaiado pelos bingos gera empregos, queremos mais o que? Vamos morrendo de emprego, os donos do dinheiro agradecem. Ah, e é bom não esquecermos que temos que nos reproduzir. É preciso botar mais gente no mundo para ocupar os empregos que são gerados.


Obs: Esta é uma crônica de humor. Cada um sabe a delícia e a consequência de comer o que quiser ou o que tiver para comer.


0 comentários:

Web Statistics