quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BOAS MENTIRAS

Eu fiz xixi na cama até os doze anos. Não é mentira. Mentira foi o que me disse a Dona Mariinha, a comadre da minha mãe. Ninguém me entendia, ninguém me perdoava. Chorando em seu colo, veio a paz da cura, gotas de palavras injetadas na veia:

- Meu filho, olha a minha idade! Até hoje, de vez em quando ainda faço. Quis ser solidária, acabou sendo remédio. Nunca mais mijei.

Ensinam os bons manuais de comportamento humano e transmissão de caracteres antrópicos, que a mentira tem perna curta, que é feia, que desvirtua o caráter, que é isso, que é aquilo...

Mas, atire a primeira pedra. E com força e pontaria certeira quem não cometeu esse desvio moral aceito como paradigma universal? Ela é tão presente em nossas vidas que tem vezes que duvido da verdade. Todo mundo duvida. Já ouviu notícia boa? Já reparou nas respostas e nas caras de surpresa?

-Mentira! Sério?

- Não, você está brincando...

- Duvido!

Como dizer a seu filho ou filha de cinco, seis anos que papai Noel não existe? Que é o papai ou a mamãe de verdade, barrigudo ou não, barbado ou não, quem compra o presente de natal? Mentira? Para o bem da imaginação e capacidade futura de não perder sonhos nem fantasiar. A vida depois é dura.

Houve um período no Brasil que quem possuía carro ficava esperando todos os dias o Delfim Neto aparecer no jornal da televisão e dizer que a gasolina não ia aumentar de preço. Todos largavam o que estivessem fazendo e iam para a fila no posto mais próximo. Os postos fechavam cedo, ao anoitecer. De manhã, as bombas já estavam todas reajustadas. Acho que foi ai que nasceu o primeiro de abril, sei lá. Mas era uma mentira do mal.

Verdade seja dita: se não causar dano e for em benefício geral, diga a todos que minto.

ARCANJO ISABELITO SALUSTIANO

1 comentários:

Ana disse...

Mentira ou verdade, vamos confessar quem nunca falou uma mentirinha pensando ser inofensiva para não machucar com a verdade...acho que todos??? Mas, agora é verdade adora suas crônicas, seus poemas,textos sei que eu sou suspeita para elogiar, mas tenho muito orgulho de vc, ver a sua alegria para mim é tudo, não é mentira, ops... e agora verdade ou mentira ??? Tenho certeza que vc sabe, continue brilhando e levando conhecimento e alegria para todos. Milhões de beijos de sua esposa LIU.

Web Statistics