sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

HOJE É UM DIA DE VERDADE?

O DIA 29 DE FEVEREIRO É DE VERDADE OU UMA INVENÇÃO HUMANA? O TAL ANO BISSEXTO, QUE DEVERIA SE CHAMAR BIQUARTO, DADA A SUA EXISTÊNCIA A CADA QUATRO ANOS, PARECE FICÇÃO, MAS ESTÁ AÍ. AMANHECEU 29, LINDO POR SINAL. PELO MENOS AQUI NO SUDESTE DO BRASIL E VAI CUMPRIR SUA SINA INEXORAVELMENTE. Com sol aqui, chuva acolá, frio mais além, COMO FAZ A CADA QUATRO ANOS, DESDE QUE O HOMEM, PARA ADAPTAR O CALENDÁRIO ROMANO AOS MOVIMENTOS DA TERRA PERANTE O MAJESTOSO SOL, INSTITUIU QUE FEVEREIRO, A CADA QUATRO ANOS SERIA ASSIM. TENHAMOS MAIS OU MENOS DÍVIDAS PARA PAGAR. TEMOS SETE mESES COM 31 DIAS E APENAS QUATRO COM 30, O QUE JÁ É UMA COVARDIA DO TEMPO COM A IGUALDADE DOS MESES E COM OS QUE VIVEM ÀS CUSTAS DAS VENDAS DE SUAS HORAS DE TRABALHO.

PODEM CONSULTAR NOS DICIONÁRIOS E COMPÊNDIOS DE CIÊNCIAS AS EXPLICAÇÕES ASTRONÔMICAS PORQUE NÃO VOU FAZÊ-LAS AQUI. APENAS DIREI DO INCÔMODO E AO MESMO TEMPO DO ENCANTO DE TER CONVIVIDO JÁ COM MUITOS ANOS BISSEXTOS. QUANDO CRIANÇA, A CURIOSIDADE MAIOR ERA COM O SEU ABEL, LÁ DE MINHA ITABIRA, DONO DA ÚNICA VENDA DE JORNAL E REVISTAS DA CIDADE, QUE (DIZIAM) FAZIA ANIVERSÁRIO NESSE DIA. OS POUCOS CABELOS QUE LHE RESTAVAM, ERAM BRANCOS E, AO MESMO TEMPO, TINHA A IDADE DE UM JOVEM. PARA MIM ELE SÓ PODIA CONTAR ANOS NESSE DIA, PORTANTO, TINHA 4 A MENOS QUE OS SEUS COMTEMPORÂNEOS. LOGO, COMO PODERIA ENVELHECER IGUAL AOS OUTROS MORTAIS?

MAIS ADIANTE NOS ESTUDOS VINHA A TAL EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA ( MAL DADA), DE COMO FUNCIONAVA O ENCAIXE DO DIA, SEM CONVENCER, CLARO, JÁ QUE A UMA CRIANÇA E, ÀS VEZES ATÉ A UM ADULTO MESMO, SE NÃO DER PARA SE APALPAR A EXPLICAÇÃO ELA CAI NO DESCRÉDITO.

AO ASSUMIR CERTAS RESPONSABILIDADES QUE A VIDA IMPÕE, VEM A TRISTEZA DE UM DIA A MAIS NAS CONTAS. ÁGUA, LUZ, TELEFONE... E UM DIA A SE ESPERAR A MAIS PARA O PRÓXIMO SALÁRIO.

PORTANTO, nenhum PONTO A FAVOR ATÉ AGORA PARA ESSE INTRUSO. ÀS VEZES AS DEFINIÇÕES QUE DAMOS PARA O CORRER DA VIDA VARIAM DE ACORDO COM O LUGAR DE ONDE OLHAMOS AS COISAS ANTES DEFINÍ-LAS. POR EXEMPLO, EU PODERIA DIZER QUE, PELO MENOS A CADA QUATRO ANOS, TENHO UM DIA A MAIS PARA ENVELHECER MENOS. NO OLHAR DE ALGUÉM MAIS JOVEM, JÁ ME DISSERAM AQUI, QUE É UM DIA A MAIS QUE TEM DE SER VENCIDO PARA SE CHEGAR “LÁ”. (AONDE, NÃO ME PERGUNTEM). E PARA TERMINAR, UMA DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO DIZ QUE BISSEXTO É PARA DESIGNAR AQUELES QUE POUCO PRODUZEM. NO CASO DOS POETAS, TEM QUE SE FAZER UMA COLETÂNEA PARA SE CHEGAR A UMA OBRA COMPLETA. DE QUATRO EM QUATRO ANOS.

1 comentários:

paulo disse...

Cacá Carlos meu imão estaria fazendo aniverssário hoje 29/02/1962, só fazia de quatro em quatro anos. Paulinho Patricio.

Web Statistics