quarta-feira, 2 de maio de 2012

AGRADECIMENTO


Um dia eu participava de um seminário sobre planejamento estratégico e a pergunta que surgiu na minha turma para iniciar as trocas de ideias e elaboração de rumos foi: o que pode nos derrubar? Aquilo serviu como início da formulação de pontos e contrapontos; possibilidades e obstáculos; ações e reações. Racionalmente, eu diria que é um método muito bom para se traçar metas e tentar segui-las o mais próximo possível de nossas capacidades, empenhos e vontades. Aquele planejamento não previa nenhuma emoção. Ela deveria ficar reservada para a hora de determinadas ações. Racionalmente também, uma ação planejada feita com o coração à frente tem menos chances de sair bem sucedida. Planejamento é seco, direto e mesmo que tenha flexibilidade ele é do campo da razão acima de tudo.  Na vida pessoal, no entanto, não dá para ser assim. Pelo menos na minha. Por mais planejamentos que eu faça, se a emoção não acompanhar cada etapa de sua elaboração e das ações, só terá graça se eu colocar o dinheiro como meta ou a vida material sobrepondo-se a tudo o mais. Também não é o meu caso.  O planejamento pessoal é originado dos sonhos e sonhos são vontades do coração muito mais do que da razão. Aí, quando acontece um revés  muito intenso  na nossa vida, ficamos totalmente à mercê do lado psicológico, todinho movido de sensações e sentimentos dos mais variados. A razão trava uma peleja ferrenha com o nosso lado emocional e o corpo é o ponto de absorção do resultado, seja ele o equilíbrio ou o desequilíbrio completo.

Aconteceu comigo um desses combates e eu estou saindo bem dele exatamente por causa das emoções que me cercaram o tempo todo para dar tenência à razão. Elas manifestaram-se através do apoio familiar e do carinho e atenção dos amigos, esses verdadeiros pilares de nossa manutenção vivos, energizados e com vigor para enfrentar a caminhada da existência. Foram os amigos reais e os virtuais, porque eu misturo tudo num lado só do coração. Se tivesse um planejamento a seguir durante esse período teria fraquejado completamente. 

Hoje (dia 1º de maio) cheguei de um retiro na roça e ao abrir meu correio, vi uma mensagem do Márcio Jr. Um amigo que fiz no Recanto das letras, já faz mais de três anos e que ficamos chegados  (para mim de verdade mesmo). Ele convocou uma rede de afeto, solidariedade e apoio nos blogs amigos que eu fiquei sem chão de tanta emoção boa que senti por  cada uma e cada uma que prestou homenagem. Teve de tudo: música, poesia, citações, prosa poética, acrósticos, revival, crônicas, uma linda oração e sorrisos. Nem que eu vendesse milhões de livros estaria tão feliz como fiquei com as homenagens e afagos. MUITO OBRIGADO A TODOS. Eu fui à página de cada um que publicou para agradecer e se esqueci ou não vi alguma ainda, rogo desculpas e peço que me digam para que eu possa retribuir com alegria e prazer.
Também quero dizer que estou voltando (devagarinho , mas pra ficar). Aos que me visitaram no período de minha ausência, peço paciência que retribuirei um por um. Foram tantas visitas que eu acredito levar uma semana, pelo menos para poder visitar a todos.

E saibam que esse carinho não ficará esquecido jamais. É muito bom isso.
Paz e bem pra todo mundo.



os textos publicados pelos amigos aqui (clique sobre o nome)

45 comentários:

Marcio JR disse...

Cacá, meu amigo.

O que fizemos foi apenas dar um abraço em um amigo muito querido e que jamais se furtou de fazer o mesmo por nós.

Esse companheirismo e união nós aprendemos com uma pessoa muito especial. Sabe qual o nome dessa pessoa, Cacá? O nome dele é JOSÉ CLAUDIO ADÃO. E esse cidadão sempre esteve presente nas horas boas e ruins, então, tomamos os ensinamentos dele e colocamos em prática.

O que vi, nesse domingo passado, foi uma demonstração de que a web, de fria como dizem, nada tem.

E mais. Esse grupo que você citou é fantástico. Bastou abrir a boca e todos ficaram elétricos. Você esqueceu de citar que teve até oração... rsrs. A Anne foi fantástica ao escrever aquele texto.

Quero aproveitar e deixar aqui um carinho especial ao Neno. Ja falei pra ele e repito aqui, é UM MENINO DE OURO, e com um coração sem igual. Bom, de um neto da Chica, não poderia ser diferente, não é?

Também peço que os amigos me desculpem, pois fizemos tudo meio que em cima da hora, e esquecemos de muita gente, que com certeza, estariam na lista acima também.

Cacá, velho de guerra. Se pega com a caneta (ops... teclado), e mãos a obra. Tá todo mundo muito saudoso dos teus textos. E olha, te sou grato pela tua amizade. Saiba que te considero como um irmão.

Bem-vindo ao lar novamente.

Abraços

Beth/Lilás disse...

Oi,Cacá!
Eu sabia que estava retirado e imagino que tenha sido por algo bem difícil e importante para deixar de escrever, coisa que faz tão bem e de coração.
Também andei afastada, desanimada, mas vejo que quanto mais a gente se fecha, mais a tristeza toma parte de nossas vidas, portanto, fico feliz com seu retorno e espero poder te ler e acompanhar mais seus belos escritos.
Você merece todo este afago amigo.
um grande abraço, carioca
]

Lilian Ferreira disse...

Oh meu querido Cacá, percebi que precisava desse tempo...Mas confesso que já estava ficando agoniada com seu sumiço! Graças a Deus que está de volta, e pelo que li, bem afiado. Evoé, Cacá! Seja bem vindo ao amplo espaço virtual, e aos outros espaços em nossos corações!
Beijos,
Lilian

Helena Frenzel disse...

Oi, Cacá, havia sentido também a sua falta e até me programado pra escrever um post a respeito: Por onde andará Cacá, nos moldes daquela canção do Baleiro para o Stefen. Bom, achava que havia sido um retiro estratégico, destes que nós escritores, muitas vezes, precisamos para recarregar as idéias. Na Internet há muito ruído e o silêncio, por vezes, é amigo de quem se propõe a escrever. De todo modo, estou feliz por ter notícias suas e também por seu retorno. Saúde, sucesso. Um abraço fraterno!

chica disse...

Cacá, nem imaginas o quanto nos deixa feliz teu retorno. Cheguei aqui cedinho , abri os emails e l[á estava novamente o CACÁ...

Coisa boa e ficamos todos felizes!!!

Neno adorou e amanhã, 5ª feira, "falará" contigo.


Bom retorno e tuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!! E a amizade nos faz mesmo muito bem, é um acalanto ao coração! chica

Inaie disse...

senti a sua falta. nao sabia a razao do seu sumico, mas fico muito feliz com a sua volta!! Vc sempre foi especial, nos precisamos de vc por perto!!!

Aleatoriamente disse...

Ôbaaaaaa!Você voltou!
Cacá, não há nada que nos deixe mais feliz que afago na alma né?
O Marcio é uma pessoa incrível, ele promoveu esse carinho e a turma não hesitou. Foi muito bonito caminhar nessa corrente do amor em prol de alguém tão precioso para nós.Não conseguimos deixar de amar os amigos, que estão do outro lado da telinha, cada um deles é especial.
E você é tão querido entre nós meu amigo, que doía sua ausência. A vida é um caminhar para frente, o tempo é um menino que não sofre alterações quando passa, mas de alguma forma ele nos afaga por cada dor lá na frente. E de repente olhamos para trás e percebemos que o que ficou foi uma saudade muito sensível, mais suportável de carregar.
O Senhor do alto é sábio. E vai modelando tudo da maneira mais certa.
Saiba Cacá:Gosto muito de ti, e foi uma honra acarinhar um amigo que mora no meu coração.
Bom retorno! Que Deus te abrace muito forte, e segure firme na tua mão, quando por algum motivo você sentir que está difícil suportar qualquer tristeza.
Um beijo .

Fernanda

Tina Bau Couto disse...

“Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas quando tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Carl Gustav Jung

PAZ, BEM, AFETO E SUCESSO PRA VC :)

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Quem manda conquistar nossos coracoes em fraterna amizade.

A Bíblia já nos diz: Quem encontra um amigo, encontrou um tesouro.

Somos responsáveis por aquilo que cativamos.

Um grande abraco e é muito bom te ter por aqui

ValériaC disse...

Meu bom amigo, deu pra perceber o quanto você é querido por todos nós seus amigos, não é mesmo?
Estamos todos felizes com o seu retorno, beijos e bom dia
Valéria

Rô... disse...

oi meu querido,

quanta alegria trouxe a todos com o seu retorno,
seja muito bem vindo,
e colha com muito orgulho as flores e frutos do seu plantio generoso e cheio de emoção...
muita saudades de te ler...
sempre!

beijinhos

Celina disse...

OI CACÁ, BOM DIA , ESTAI FASENDO FALTA A TODOS NÓS, COM O TEU CARISMA E SIMPATIA, AINDA BEM QUE ESTAIS VOLTANDO, DECISAÕ QUE NOS DEIXA FELIZ, UM ABRAÇÃO AMIGO. CELINA

Casal 20 disse...

Rapaz, que falta que você fez!!!!!!

Abraços muito, muito, muito cheios de afetos!


Fábio e Lu.

Mariazita disse...

Boa tarde, Cacá
Sei que é um cliché já muito batido :))) mas não deixa de ser verdade: vc estava fazendo falta.

Gostei muito de o ver na minha «CASA», e acredite que já tava com saudadinha...

Não me admira todo esse círculo positivo que se gerou à sua volta (lamento não ter tido, atempadamente, conhecimento...), porque... lá vai mais um cliché :)-
Você merece!

Espero continuar a vê-lo com mais frequência...
Até lá, continuação de boa semana.
Beijinhos

pensandoemfamilia disse...

Oi Cacá

Seu retiro deve ter sido necessário, mas nos inquietou e assustou. Como é bom poder estar aqui lendo, convivendo com suas palavras e recebendo também os seus comentários espontâneos e sinceros sobre o que escrevemos.
Feliz estou com seu retorno.
bjs

pensandoemfamilia disse...

Oi Cacá

Seu retiro deve ter sido necessário, mas nos inquietou e assustou. Como é bom poder estar aqui lendo, convivendo com suas palavras e recebendo também os seus comentários espontâneos e sinceros sobre o que escrevemos.
Feliz estou com seu retorno.
bjs

Lúcia Soares disse...

Que bom, Cacá! Que bom que voltou. Mesmo sendo frequente no EmQuantos (com o qual deixei de colaborar), senti falta do seu blog, dos seus textos reflexivos, bem humorados, inteligentes.
Obrigada pelos votos de aniversário. Nunca chegam atrasados, são sempre bem vindos.
Nem imagina o prazer de reencontrar seu blog aberto.
Comemore o aniversário da filha e o seu, conjuntamente. São duas datas muito lindas.
Grande abraço!

Eva disse...

Nooossa me emocionei, estava com muitas saudades e vi hoje que não era só eu, saudades do teu jeito, só teu, obrigada por estar aqui, nos fazes muito bem, lindo retorno amigo, com chave de ouro! Esses momentos que entramos para dentro de nós mesmos em algum lugar, parece que nos escondemos, mas não, estamos nos reestruturando para emergir assim belamente, como vc apareceu para nós, abraço carinhoso, bom que você veio!

Anne Lieri disse...

Cacá,que belo texto,amigo!Ainda bem que tá na área de novo!NÃO some,não!Te amamos de coração e seu blog é tudo de BÃO!...rsss,,,bjs e meu carinho sempre!

Valéria disse...

Oi Cacá!
É um grande alento se sentir acarinhado assim. Tudo mais fica pequeno. Não participei desta acolhida feita, mas também senti falta das palavras e da pessoa por trás delas. Seja bem vindo e tudo de bom!
Abração!

Quintal de Om disse...

Por isso que eu digo que o meus amigos, nem são tãooooo virtuais assim.

Claro que o ambiente virtual impõe uma distância e tem sim os seus perigos, mas por outro lado, talvez até contraditório, une e aproxima as pessoas de uma forma como se já se conhecessem há anos, há vidas, muitas vidas.


Acredito na afinidade e na infinidade, independente de onde ela aconteça e não somente neste dia, mas especialmente nele que pudemos reforçar e solidificar os afetos que tanto nos acrescentam pela vida afora.

Toda vez que lembro, que penso em você, Cacá, automaticamente vem em minha mente a imagem do seu sorriso tão cativante, como um poema que fala por si, uma música que canta bonita, uma mão que nos alcança no mais fundo coração e a sensação é aquela de aquecer o peito, aconchegar os dias por dentro de um abraço.

Você, assim como tantos, e cada um à sua maneira, é especial! A sua volta nos traz uma reconfortante alegria de que o espaço que há pouco estava vazio, por seus motivos justos, está de volta e de um jeito mais consolidado e mais colorido também.

Sinto-me imensamente feliz por ter participado dessa corrente do bem, dessa amizade que há de ter, ainda muitos sorrisos e aplausos para distribuir.

O meu carinho imenso, amigo de sempre. Pois é assim que te guardo comigo: Para sempre.

Minha admiração e força, sempre que necessitar.

Beijo em tua alma,
Sam.

Diogo Didier disse...

Olá querido!

Essa energia boa devotada a você, nada mais é do que os nossos mais singelos agradecimentos por tê-lo em nossas vidas. Não nos conhecemos pessoalmente, mas sua forma de escrever e de manusear as palavras, é algo que me comove profundamente. Sou apaixonado pelo seu blog e sempre o indico para amigos, alunos e blogueiros novos, para que todos tenham a preocupação de postar coisas REALMENTE relevantes de serem compartilhadas.

Fico feliz que você esteja bem, nessa nova fase de construção, revigoramento e de aperfeiçoamento do corpo e da alma. Sabe, as vezes é preciso fugir dessa realidade tórrida da qual somos obrigados a (sobre)viver e buscar momentos de paz, de plenitude, períodos de renovação mesmo, para continuar a dura, mas deliciosa vida.

Fico feliz que estejas de volta e saiba que todo esse carinho é de verdade e estará sempre com você, pois, acredito que só as pessoas iluminadas podem dar e receber coisas boas...bjoxxxxxxxxxx no coração!

lis disse...

Oi Cacá
Com sempre só chego a noitinha , mas sempre venho e receber-te de volta foi um prazer imenso.Um braço aberto num abraço apertado Cacá, obrigada!
Mas, nao queremos te cansar tanto , venhas devagarinho , faça como achar melhor ,porque é muito gostoso estar aqui e as vezes sentimos o peso do tempo que continua implacavelmente correndo... rs
Temos que sermos felizes,sso importa.
Li sobre a "chamada " do MárcioJR e nem deu tempo de postar a respeito, mas tu sabes do meu carinho e admiração explícito.
um abraço , bem vindo queridao!

Anônimo disse...

Olá José, sobre o assunto que comentou no meu blog e o seu post, só posso dizer que o Capitalismo está realmente acabando com o PENSAR. As pessoas estão tão envolvidas no Egocentrismo que a vida se tornou banal, e aí recorrem prontamente para a medicação sem ao menos pensar no que está acontecendo. Eu participo de um grupo de psicanalistas de quarta, pena que moras tão longe, gostaria muito que pudesse participar e todos nós estamos assistindo muito triste essa situação. Mas ainda bem que existe pessoas como vc onde possamos trocar nem que seja mínimas palavras através do blog para acalmar as emoções. Continuemos então nossa jornada de vida, abraço Cynthia

Unknown disse...

Oiê...
querido, que SAUDADE!!!!!!!!!!!!
menino, que susto você nos deu...
viche maria, achei que você tinha ido antes do fim do mundo do dia 21 de dezembro.
roubaram o Cacá.... rs
querido... como você faz falta e mais, digo por mim, se estou firme no 2º ano da faculdade, superando tantos e tantos desafios é porque lembro de um comentário que você deixou no meu blog num momento difícil demais pra mim.

Obrigada de coração, de verdade...
Às vezes, a gente some de vista mas o coração tá pertinho, né.

abraço grande.

Neno disse...

Cacá! Vim dizer que adorei que voltaste!

Estava com saudades e tomara agora estejas sempre aqui! bjs do neno

Sueli Gallacci disse...

Cacá, que coisa boa abrir meus emails hoje e me deparar com o seu comentário!!! Obrigada amigo pelo seu carinho!!!

Seja bem vindo de volta, apesar de estar um tantinho afastada, desmotivada a blogar, fiquei feliz com o seu retorno...

Senti sua falta e dos seus textos bem humorados. Vc consegue abordar todos os assuntos com leveza e conhecimento... Adorooooo seu astral e me identifico muito com vc!

Toda essa homenagem que recebeu é muito bem merecida!

Um beijo enorme pra vc!
Sueli Gallacci

Anônimo disse...

Querido amigo Cacá,

Com você por perto faz sentir-me mais vontade de estar por perto, meu catim onde expunha minhas idéias esta entregue as baratas, não só porque estou morando no mato, mas também pela falta de motivação. Com você sendo meu maior incentivador me sinto cobrado para dar uma varrida no meu cafofo para ver se sinto um espaço mais climatizado Obrigado por mais esta sua grande postagem, obrigado pela sua visita.

Felicidades para você e os seus!!!

Toninho disse...

Assim fica mais interessante tudo por aqui.Como diz a musica né amigo.
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.Mas o mais importante é que voce se encontre em paz e muita luz.
Meu abraço e saudações itabiranas como diz o Claudionor.

Elaine Gaspareto disse...

Cacá, boa noite
Vi que tinha post novo, vim te ver, dizer oi, dizer que lembro sempre de você e do quanto seus textos me fazem bem. Não comento muito, vivo correndo, mas leio e acompanho tudinho. e senti tua ausência.
Voltaste, né? rsrsrs
beijossss

MARILENE disse...

Cacá

Soube, através do blog do Toninho, que você estava voltado para o seu interior, em vista dos acontecimentos que o abalaram, sensivelmente. E aguardava que retornasse, pois é amante das letras e não se isolaria por longo tempo, apenas o suficiente para, justificadamente, renovar suas energias.
Foi com alegria que encontrei vida no seu espaço. Seja bem vindo!

Bjs.

Jacques disse...

Boa tarde, Cacá.
É bom saber que estás voltando ao convívio dos colegas blogonautas.
A vida nos empurra de um lado para outro, tudo o que podemos fazer é tentar ficar de pé.
Tudo de bom e um forte abraço.

Evanir disse...

Querido Amigo Cacá.
Estou muito feliz em saber que devagar esta voltando.
Durante sua ausência eu e a Luconi falamos muito sobre você .
A algum tempo sou amiga fora da via virtual ,Deus colou essa alma linda na minha vida para fazer correção do meu livro.
Como moramos em cidades próximas acabei indo na casa dela foi lindo demais ela tem uma familia maravilhosa sem dizer o amor de pessoa que é essa grande mulher.
Todos nos blogueiros sempre ficamos preocupados com a ausência de um amigo.
Quase não tenho tempo mais para visitar estou em tratamento espero em Deus que tudo de certo e se ajeite na minha vida.
Cacá Deus abençoe sua volta te desejo muitas alegrias paz e luz no seu viver.
Gostaria muito que aceitasse uma homenagem para você no meu blog com poema da Luconi.
Tenho certeza ela vai ficar muito feliz.
Domingo vou fazer uma visita ao esposo dela e evar mimo do ia das mães eu não tenho mais a minha será uma alegria poder compartilhar desa data com ela.
Cacá espero que aceito meu convite ficarei muito feliz.
Beijos no coração com muito carinho.
Evanir.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, querido amiga Cacá.

Eu li hoje e é muito emocionante mesmo! Até o Neno, neto da Chica!
Isso é impagável!

Adorei seu texto. A gente vê muita gente planejar demais, deixando de lado a emoção; e até prova, que matematicamente sobe no pódio!

Mas assim como você, a minha razão caminha junto da emoção, mesmo que eu fique no meio do caminho, e cheque lá na frente, igual aquela moça da MARATONA, cuja imagem virou exemplo mundial.

Que Deus alegre sempre o seu coração e de toda a sua família.

Muita paz e saúde.

Beijos.

Anônimo disse...

Oi Cacá! Ótima notícia de sua volta. Estamos aguardando ansiosos pelo retorno à casa cibernética de seu talento, sensibilidade e humor inteligente de sempre. Forte abraço e excelente fim de semana!

Carlos A. Lopes disse...

Um abraço Cacá. As homenagens só refletem a pessoa que você é.

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Cacá!
Adorei receber sua visita e saber você está voltando.
Concordo contigo quanto ao fato de haver muito carinho no mundo virtual.
Para mim não há diferenciação pois por trás da tela há seres humanos.
Tivemos a sorte de ter em comum o Marcio , Chica entre tantos seres humanos com SH maiúsculo.
Realmente tem horas que a gente fica sem chão de tanta emoção.
Também sou assim como você: primeiro a emoção e depois a razão.
Adorei o texto.
um ótimo fim de semana para ti.
abração com carinho

Sabor de Pitanga disse...

Oi Cacá!

Vim lhe dizer que estou preparando um feijaozinho pra sua volta... nao sei bem que feijao é o da preferência mineira, mas escolhi o que coloco em primeiro plano: o preto! Caso nao seja agradável ao seu paladar, improvisarei uma coisa mais leve e, para este encontro, convidarei Georgia, Chica e mais alguém que seja do seu agrado! # Como é bom sonhar!!! Mas quem sabe, um dia, isso possa realmente acontecer...

Excelente fim de semana para voce.
Abracao da Pitanguinha

Adh2BS disse...

Prezado Cacá!
Vc sabe, notícia ruim basta uma pra estragar o dia; mas notícia boa geralmente chega em penca. Quando vi seu comentário lá no Arq&poesia, corri pra cá. Além de vc estar de volta, tem livro novo aí. Bom demais. Espero que as coisas não planejadas que vc teve que contornar não te atrapalhem; bem vindo de volta, sua prosa é dessas indispensáveis, sabe? Quanto antes puder vou comprar o livro novo, já tenho dois, vai virar coleção!
Grande abraço,
Adh

Maxwell Soares disse...

Olá, amigo. A quanto tempo,né? O bom filho a velha casa retorna. Feliz por sua volta aqui. Comungo da mesma ideia que você, Cacá. Razão e paixão nas ações que fazemos se bem harmonizadas seja, talvez, a receita do sucesso. Um forte abraço e seja bem-vindo.

Nice Bacchini disse...

As vezes a vida nos “apronta”, deixando-nos muitas vezes “sem chão”. Mas Deus , os entes queridos e os amigos presentes em nossas vidas nos dão suportes para aguentar e não fraquejar diante desses embates da vida!
Abraços.. é bom vê-lo de volta..

Majoli disse...

Eu quem agradeço por poder ter te dedicado um rabisco meu.
Foi feito com carinho, de todo meu coração.
Felicidades, sempre.

Anônimo disse...

CACA ... DESCULPE A DEMORA MAS ESTAVA SEM NET EM CASA...
OBRIGADA VOCE AMIGO POR TANTA GENEROSIDADE COM TODOS NÓS ...ABRAÇOS E TAMBEM ESTOU VOLTANDO AOS POUCOS ...

OTILIA LINS

E É DE VERDADE ADORO O POVO MINEIRO ... UAI... SRSR

Suelen Muniz disse...

Oi,não conhecia teu blog ainda até ver a homenagem no blog da Fe,que é uma querida que adoro e curiosa que sou fui lendo cada um dos textos e ficando encantada com o carinho por parte dos teus amigos.
E eu que sou uma devota das grandes e verdadeiras amizades entendo perfeitamente o quanto é bom ter amigos para rir,brincar e nos emocionar.
A amizade é um sentimento belo que une dois corações num laço enorme de amor!
Lindo blog,um ótimo final de semana,abraço!=)

Web Statistics