Quando eu era criança ouvia os mais velhos dizerem uma frase que reportavam à bíblia: “a mil chegará, de dois mil não passará.” Era o apocalíptico fim do mundo, segundo a crença de muita gente. Ficava temeroso mas um tanto aliviado. No ano de 1999 ia estar com 37 anos e já teria vivido demais. Para uma criança, alguém de trinta e sete anos é um velho. Medo, no entanto, eu tinha algum. Afinal, qualquer pessoa saudável não quer morrer mesmo estando “velho”. Isso me acompanhou durante muito tempo. Passei a não gostar tanto de revellions. Eles abririam as portas para a epifania do fim dos tempos. Cada ano uma porta. Cada porta um passo para o encurtamento da vida. Eu fui crescendo e passei a fazer a minha própria interpretação bíblica. A bíblia é tão enigmática, tão metafórica, tão cheia de dedos humanos que isso acaba acontecendo: cada qual interpretando de acordo com suas vontades, suas convicções e até mesmo interesses mais inconfidentes.
Já mais familiarizado com a matemática, descobri que o fim do mundo poderia ser no ano de 2999. Ainda estaria dentro da casa dos 2000. Relaxei e tratei de rever planos e despachar as dúvidas. Investi na longevidade
De 1970 para cá eu me lembro muito bem de todas as copas do mundo. E é através delas que vou agora contanto meu tempo por estas bandas. Teremos no próximo ano mais uma e a de 14 será no Brasil. Não vai dar para ir a todos os jogos pois fortuna não fiz e creio não mais fazer até lá. Se bem que não é meu interesse ser mais afortunado do que já me considero com os afetos que construí até hoje.
A última previsão do flagelo final é para 2012. Justo quando eu resolvi que vou completar 50 anos. Será que o ano desse fim chega até setembro?
Desejo a todo mundo vida longa, muita saúde e paz em 2010 e por todos os anos que ainda nos restarem dentro desses quase nove séculos que ainda virão, segundo minha interpretação. Paz e bem.
6 comentários:
Cacá:
Seu lindo texto foi postado hoje no Duelos, no Tema do Mês, ok?
Valeu mesmo!
Abração, tudo de bom e Ótimo 2010!
Cacá...
Essa frase de mil passará de dois mil não passará não conta em lugar nenhum da bíblia.
A bíblia dá muitos sinais do fim dos tempos, os quais pra mim, já estão acontecendo. Mas data ou ano... não.
Amigão... rs rs rs
Pode ser daqui a alguns instantes e pode ser daqui a alguns milênios...
Melhorou ou piorou?
Ei, Cacá!
Obrigada pelo comentário no blog.
Viva Martin Luther King e a livre interpretação bíblica!
Vou te dar minha opinião (sem preconceitos): A igreja católica dominou o que até então era mundo por séculos. Será mesmo, que não houve nenhuma mudança nas escrituras sagradas?
Livre interpretação é o que há.
Gostei do texto.
Abraço,
http://ilimitada-mente.blogspot.com/
Bom dia, feliz 2010!
Ouvi pela primeira vez que o mundo ia acabar em 1999 lá pelos meus 9 anos - no início dos anos 70 (sim, somos contemporâneos, se o mundo não for à breca em 2012, farei 50 em 2013). Fiquei impressionado, decerto, mas esqueci o assunto nos anos seguintes. Estava muito ocupado quando "chegou a hora" e, aliás, em 1999 se falava num erro de cálculo e que o mundo acabaria em 2000, ou 2001. Não acabou. Não duvido que acabe em 2012, mas também não duvido que não acabe. em todo o caso, não compro mais nada a vista: é só crediário, irmão!
Abraço, ótimo janeiro!
Adh
Esteja descansado:vais fazer 50 anos,com festa e alegria;quem afirma é a profetisa Miriam,pois,mesmo q/o ano acabe em 2012,será a 21 de dezembro.
Mas,ele anda acabando aos pouquinhos,acabou p/gente feliz em Angra,em frente ao mar;descaso dos políticos,ignorancia dos desmatadores.
Ando c/saudades,me faça uma visita;ontem fiz um passeio maravilhoso ,num ecossistema fantástico;se o mundo resolver acabar,eis um bom lugar para se estar.
bjks
Grande Cacá, não se preocupe, eu também ando sumidaço, mas você sabe como eu sou negligente e cabeça oca mesmo.
Ah, mas eu também ouvia isso dos mais velhos "dois mil chegará e daí não passará". Eu gostava mesmo era de ler a revista Manchete com suas previsões futurísticas e os desenhos ( legais!) sobre o que seria o futuro. Carros voadores, teletransporte humano, menos trabalho ( ô ingenuidade)...e ninguém acertou a internet! rs
Agora o fetiche é 2012. Quero só ver quando passarmos para 2013 o que vão "descobrir". Talvez uma profecia dos maoris dizendo que o ano vai acabar em 2036, quem sabe? Ou um fragmento perdido dos sumérios com o calendário indo até 2099...uau, que bacana, hein?
Mas como o sol ainda sobreviverá por uns 5 bilhões de anos, ainda temos tempos pra fazer um monte de coisa. Se bem que tenho lá minhas dúvidas se esse simpático planetinha chega a 2100...rs
Um grande abraço e um 2010 repleto de coisas boas, paz e saúde! Valeu! =D
Postar um comentário