quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

VAI PASSAR

Quando eu era criança ouvia os mais velhos dizerem uma frase que reportavam à bíblia: “a mil chegará, de dois mil não passará.” Era o apocalíptico fim do mundo, segundo a crença de muita gente. Ficava temeroso mas um tanto aliviado. No ano de 1999 ia estar com 37 anos e já teria vivido demais. Para uma criança, alguém de trinta e sete anos é um velho. Medo, no entanto, eu tinha algum. Afinal, qualquer pessoa saudável não quer morrer mesmo estando “velho”. Isso me acompanhou durante muito tempo. Passei a não gostar tanto de revellions. Eles abririam as portas para a epifania do fim dos tempos. Cada ano uma porta. Cada porta um passo para o encurtamento da vida. Eu fui crescendo e passei a fazer a minha própria interpretação bíblica. A bíblia é tão enigmática, tão metafórica, tão cheia de dedos humanos que isso acaba acontecendo: cada qual interpretando de acordo com suas vontades, suas convicções e até mesmo interesses mais inconfidentes.


Já mais familiarizado com a matemática, descobri que o fim do mundo poderia ser no ano de 2999. Ainda estaria dentro da casa dos 2000. Relaxei e tratei de rever planos e despachar as dúvidas. Investi na longevidade em pensamento. Digo em pensamento porque os cuidados com a matéria corporal não recomendam que eu tenha tanta vida útil. Veio o século XXI, a terra continua inamovível, apesar de um tanto mais maltratada pelo homem, mas nada que assuste a ponto de acreditarmos que sua destruição é iminente. Confesso que fui feliz muitas vezes. Tive muitos problemas, nem todos que imaginava e também alguns que imaginei acontecerem comigo. As alegrias, entretanto, foram maiores. Planejo até ver netos crescerem um pouquinho...


De 1970 para cá eu me lembro muito bem de todas as copas do mundo. E é através delas que vou agora contanto meu tempo por estas bandas. Teremos no próximo ano mais uma e a de 14 será no Brasil. Não vai dar para ir a todos os jogos pois fortuna não fiz e creio não mais fazer até lá. Se bem que não é meu interesse ser mais afortunado do que já me considero com os afetos que construí até hoje.


A última previsão do flagelo final é para 2012. Justo quando eu resolvi que vou completar 50 anos. Será que o ano desse fim chega até setembro?


Desejo a todo mundo vida longa, muita saúde e paz em 2010 e por todos os anos que ainda nos restarem dentro desses quase nove séculos que ainda virão, segundo minha interpretação. Paz e bem.

6 comentários:

shintoni disse...

Cacá:
Seu lindo texto foi postado hoje no Duelos, no Tema do Mês, ok?
Valeu mesmo!
Abração, tudo de bom e Ótimo 2010!

Mulher na Polícia disse...

Cacá...

Essa frase de mil passará de dois mil não passará não conta em lugar nenhum da bíblia.

A bíblia dá muitos sinais do fim dos tempos, os quais pra mim, já estão acontecendo. Mas data ou ano... não.

Amigão... rs rs rs
Pode ser daqui a alguns instantes e pode ser daqui a alguns milênios...

Melhorou ou piorou?

Camila de Souza disse...

Ei, Cacá!
Obrigada pelo comentário no blog.

Viva Martin Luther King e a livre interpretação bíblica!
Vou te dar minha opinião (sem preconceitos): A igreja católica dominou o que até então era mundo por séculos. Será mesmo, que não houve nenhuma mudança nas escrituras sagradas?
Livre interpretação é o que há.
Gostei do texto.

Abraço,
http://ilimitada-mente.blogspot.com/

Adh2bs disse...

Bom dia, feliz 2010!
Ouvi pela primeira vez que o mundo ia acabar em 1999 lá pelos meus 9 anos - no início dos anos 70 (sim, somos contemporâneos, se o mundo não for à breca em 2012, farei 50 em 2013). Fiquei impressionado, decerto, mas esqueci o assunto nos anos seguintes. Estava muito ocupado quando "chegou a hora" e, aliás, em 1999 se falava num erro de cálculo e que o mundo acabaria em 2000, ou 2001. Não acabou. Não duvido que acabe em 2012, mas também não duvido que não acabe. em todo o caso, não compro mais nada a vista: é só crediário, irmão!
Abraço, ótimo janeiro!
Adh

Miriam de Sales Oliveira disse...

Esteja descansado:vais fazer 50 anos,com festa e alegria;quem afirma é a profetisa Miriam,pois,mesmo q/o ano acabe em 2012,será a 21 de dezembro.
Mas,ele anda acabando aos pouquinhos,acabou p/gente feliz em Angra,em frente ao mar;descaso dos políticos,ignorancia dos desmatadores.
Ando c/saudades,me faça uma visita;ontem fiz um passeio maravilhoso ,num ecossistema fantástico;se o mundo resolver acabar,eis um bom lugar para se estar.
bjks

Jaime Guimarães disse...

Grande Cacá, não se preocupe, eu também ando sumidaço, mas você sabe como eu sou negligente e cabeça oca mesmo.

Ah, mas eu também ouvia isso dos mais velhos "dois mil chegará e daí não passará". Eu gostava mesmo era de ler a revista Manchete com suas previsões futurísticas e os desenhos ( legais!) sobre o que seria o futuro. Carros voadores, teletransporte humano, menos trabalho ( ô ingenuidade)...e ninguém acertou a internet! rs

Agora o fetiche é 2012. Quero só ver quando passarmos para 2013 o que vão "descobrir". Talvez uma profecia dos maoris dizendo que o ano vai acabar em 2036, quem sabe? Ou um fragmento perdido dos sumérios com o calendário indo até 2099...uau, que bacana, hein?

Mas como o sol ainda sobreviverá por uns 5 bilhões de anos, ainda temos tempos pra fazer um monte de coisa. Se bem que tenho lá minhas dúvidas se esse simpático planetinha chega a 2100...rs

Um grande abraço e um 2010 repleto de coisas boas, paz e saúde! Valeu! =D

Web Statistics