quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RIR É O MELHOR REMÉDIO

imagem google

Hospitais: mais vale um preenchimento do que um procedimento

Ontem fui a um hospital, - no pronto socorro - para um atendimento, que se não tinha tanta urgência, também não era para tanta displicência. A atendente fez minha ficha. Dalí fui para o “acolhimento”. Muito simpática a senhora. Ela só estava com pressa porque tinha que fumar um cigarro (disse-me que estava precisando dar uma “vitamina para seu coração”). Eu fiquei imaginando qual vitamina iam dar ao meu, afinal, fui lá ver se estava tudo bem com ele. Aí, depois dela, num quase sim, fui para a triagem. O rapaz, muito solícito (mas louco de pressa para atender o próximo) fez outra ficha minha. Então pensei. Isso tudo vai lá para dentro e assim que o médico me chamar ela já terá uma anamnese completa de minha vida pregressa e atual. 

Depois de três horas, finalmente o médico me chamou, junto com mais seis pessoas e fomos para uma nova sala de espera. Ele foi “limpando a área”, liberando cada um que entrava em sua sala em menos de cinco minutos. Competente o cara – pensei eu. Isso foi até eu entrar lá, pois ele me perguntou tudo novamente, desde a primeira pergunta da primeira atendente, depois as da mulher do acolhimento e depois, as do rapaz da triagem e mais as dele como médico. (Engraçado é que ele conversava comigo sem sequer olhar na minha cara uma única vez, mas tudo bem - pensei, ele não deve ir com a cara de muita gente que entra em seu consultório).  A lógica é que eu saísse de lá tinindo de novo, afinal, tanta investigação costuma dar em bons diagnósticos e ótimas prescrições. De cara, já me mandou tomar um ansiolítico (rivotril). 

- Doutor, mas pra que rivotril? Eu durmo bem, sou calmo!
- É só pra “quebrar a ansiedade”, umas gotinhas apenas. E você fica lá na observação enquanto vou pedir ao pessoal para lhe fazer uns exames. Sua pressão está um pouco alta. 

Chego lá no “ponto dos aflitos”, que é o local onde ficam as pessoas em observação (umas 60 ao todo que eu contei), descobri a verdadeira causa da prescrição do rivotril. Era para eu dormir um tempo (apenas o necessário para ele atender a mais e mais pessoas que aguardavam lá fora).
Foi assim que descobri que minha saúde tava boa, meu coração tá ótimo , pois a situação era para me enfartar de raiva, fome e sede (depois de eu ter ficado lá na observação mesmo sem ser muito notado por alguém) durante mais de 12 horas e ter ido embora desistindo arrependido de ter saído de casa.

Não pensem que isso tudo foi atendimento do mal falado SUS. Foi particular.





36 comentários:

Pedrita disse...

ele deve ganhar comissão do rivortril. realmente vc nem precisava tomar pq aceitou pacientemente responder os 3 anteriores, mais o médico, não é estressado coisa nenhuma. beijos, pedrita

Rô... disse...

oi meu amigo,

pois é,
esse é o retrato da saúde no nosso País,
ou da doença...
já não sei mais,
precisava fazer uma consulta de rotina,num médico também particular,
nada de grave,mas necessário,
a atendente gentilmente me disse:
senhora a agenda já está completa para 2012,
agora somente para depois do carnaval!!!!
indignada...

beijinhos

Tina Bau Couto disse...

Fico revoltada com essas coisas, rio até sozinha, mas rir é um remédio tipo cápsula tamanho GGG para mim.

chica disse...

Isso é pra rir, pra não avançar em alguém,né?

REVOLTANTE a situação da saúde nesse paiseco dumas figas. Fico p da cara!

Incrível isso!! abração indignada!chica

Leninha Brandão disse...

E é assim mesmo que são tratados os "pacientes" em nossa terra...e o rivotril, ah o rivotril é para torná-los mais pacientes ainda.

bjssssss de uma amiga também indignada,
leninha

Joicy Sorcière disse...

Caca... oieeeee!!! Eu li atentamente sua postagem e ao finalzinho, lembrei de algo que estava falando com uma amiga, diaas aatrás. Estávamos falando justamente sobre o pééééééssimo atendimento médico, inclusive no atendimento particular. Aí, a gente pensa. Se assim já tá mal, imagine no SUS! Enfim, a tal buRRocracia é o que nos adoece mais ainda. Que bom saber que ao final vc não teve um pirepaque!!

bjks http://umaseoutrasjoicy.blogspot.com.br/

Beth/Lilás disse...

Massss, meu Deus do céu, a coisa tá alastrada neste país inteiro!!!
E não é falando mal de médicos, mas estes que ali são colocados, parecem compactuar com o maldito sistema, fazem exatamente como o cretino do governo quer, ou seja, fecham os olhos à carência e necessidades de um povo.
É verdade, você estaria bem melhor se estivesse em sua cama relaxando, porque ficar 12 horas num lugar assim é pra pressão ir pras cucuias!
Eu não tenho mais quase nada de esperança neste país, nada foi feito verdadeiramente para o povo, e sim para o enriquecimento desses que aí estão governando e mandando nos governos.
Tenho tanto nojo dos políticos atuais que penso seriamente em não votar em ninguém dessa vez.
Se você visse aqui em Niterói, a quantidade de pobres, de favelados que eles colocam nas ruas, segurando bandeiras, anúncios enormes, um ao lado do outro, usam este gente como gado, como os coronéis do Norte e Nordeste sempre fizeram, agora na versão sudeste. um nojo!
Melhoras, caro amigo! Tenho sentido mesmo sua falta no meu pedaço.
um abraço carioca



Celina disse...

Cacá,que alegria seja bem-vindo amigo. olha amigo quase perdí uma filha nestes dias, ela tomou um copo de leite e passou mal vomitando foi o que a salvou foi a uma das UPAS que existe por aquí o médico que a atendeu aconselhou ela fazer uma ultra-sono grafia fui a uma médica particular de nossa confiança ,o que ela viu deixo-a assustada e a nós tambem aconselhou que a internasse imediatamente para uma cirurgia na vesícula , a mesma estava que só era pús para não demorar muito vou ser mai breve ela internou-se no hospital do servidor fez tumografia jejum passou um mes e cirurgia nada e ela piorando cada médico dizia algo e a cirurgia nada, isto sem tomar antibiótico resolveram afinal manda-la para casa para serem tomados os mesmos, depois de dois meses voltar para ser feita a cirurgia, eu sentí que ela não ia resistir falei a minha filha que é professora e diretora de enfermagem ir falar com o diretor do hospital para tentar fazer a cirurgia o proprio diretor se encarregou dele mesmo opera -la os exames cuidamos , o parecer cardiologico tudo que foi preciso, só puderam fazer abrindo devido o estado que ela se encontrava tinha atingido duodeno e parte do figado estava todo contaminado a cirurgia demorou tanto ,olha amigo passamos por tanta angustia a recuperação dura até hoje, está eu e minha filha mais velha e Vera. abraços cuidando dela e ainda por cima devido a longa permanencia teve infccão hospitalar. a operação eles deram aulas mostrando aos alunos a situação que se encontrava. graças a DEUS está quase boa a vista o que passou.Um abraço grande amigo. Celina

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Boa tarde Cacá!
Amigo, você é bem humorado mesmo.
Eu fiquei indignada de ouvir tamanha barbaridade.
Apesar da situação ser horrível você conseguiu transformá-la em algo leve e bem-humorado.
Parabéns pelo texto
O negativo para nossa saúde.
abração

Toninho disse...

Que maratona amigo!
Assim caminha o atendimento e a saude neste país de ladrão e politicos corruptos. O povo perdido em filas sob toda forma de desrespeito,seja publica ou privada,valemos quanto pesamos.
Triste realidade.
Mas bom lhe ver por aqui com suas belas cronicas.
Meu abraço de paz e luz.

Letícia Cunha disse...

Sabe Cacá, como ser humano, brasileira, usuária de centros de saúde e, também, como estudante de medicina, fico muito chateada quando vejo fatos como esse. É inacreditável que uma pessoa que não queira se doar ao próximo queira ser médica, é impossível ser médico e não se doar.
Posso dizer que na faculdade, ao menos onde estudo, desde o primeiro período somos instruídos a manter contato com o paciente, a ter empatia, somos ensinados até mesmo a como ir até a porta receber o paciente! É lastimável que nem todos absorvam esse aprendizado, que nem todos entendam a importância de uma boa relação médico-paciente, a importância do sofrimento do outro que está ali na sua frente e você ter o poder e a chance de tornar melhor a vida dessa pessoa, de iluminar o dia de alguém!
Como bem observado, muita gente acredita que esse tipo de mal atendimento e descaso com a saúde do próximo acontece somente em redes de saúde pública, puro engano, os centros de atendimento particulares estão seguindo o mesmo caminho, e se os usuários não cobrarem melhorias, não terão bons retornos. Inclusive, em alguns postos de saúde públicos, o atendimento é mais rápido e melhor do que de alguns particulares. Médicos bons e ruins existem em todos os lugares, pessoas que aceitam e ficam caladas também, é de suma importância que todos ajam como você, que falem de suas experiências, sejam boas ou ruins, para que algo seja melhorado. Entendo como é horrível a sensação de invisibilidade e impotência, e espero, de coração, que isso não volte a acontecer.
Abraços.
Fique bem, e melhoras!

Aleatoriamente disse...

Bom dia Cacá!
Lindamente escrito, e só podia vir dessa pessoa rica de sentimentos feito você.

Infelizmente ainda estamos nessa bola de incerteza que é tudo que precisa de urgência né? E a saúde deveria ser em primeiro passo mas...

Amei saber que você está bem moço.
Vim matar a saudade desse escritor delicioso de ler.
Um beijão meu amigo querido.

Mariazita disse...

Olá, Cacá
Não me surpreendeu o seu relato - cá passa-se exactamente o mesmo.
Há pouco tempo deu-me uma dor muito forte, sem qualquer razão aparente, e o meu filho levou-me logo ao hospital. Não me posso queixar porque fui atendida bem rapidinho. Só que depois andei de Caifás para Pilatos, fazendo exames e análises, com um tempo enorme de espera entre eles... até que se passaram 10 horas! Deu até par virem perguntar o que eu queria jantar, imagine!

Uma amiga minha costuma dizer: para se ir para um hospital é preciso ter muita saúde, e corre-se o risco de sair de lá doente...

Um bom fim de semana, sem hospitais...
Beijinhos

Lúcia Soares disse...

É, Cacá. Seria cômico se não fosse trágico. Estamos realmente assim, não adianta pagar Plano de Saúde, nem ter médico particular. O atendimento está todo assim.
Espero que esteja bem.
Beijo!

Jaime Guimarães disse...

"Não pensem que isso tudo foi atendimento do mal falado SUS. Foi particular."

Apois, Cacá: e o sujeito paga uma grana por convênio ou plano de saúde justamente para ter um pouco mais de qualidade no atendimento médico e...dá nisso. Sei bem como é. Os médicos também passam por situações bem difíceis: o que os planos pagam por consulta é algo irrisório e eles têm que pular em clínicas, hospitais e postos de saúde para conseguirem uma melhor condição salarial. (mas há médicos que exageram no péssimo atendimento, infelizmente - já pedem logo uma tonelada de exames ou receitam o "elixir da felicidade", o Rivotril...e em casos que bastaria ouvir atentamente o paciente e realizar exames simples no consultório para diagnosticar alguns problemas mais comuns)

"Faça um check-up preventivo a cada ano", dizem as campanhas. Mas com tantas burocracias, tanto vai-e-vem e um sistema de saúde em geral bastante deficitário, não é à toa que poucos fazem os tais check-ups.

Abraço!

Calu Barros disse...

A cada dia vemos desiludidos esses descasos pra todo lado da área da saúde.Hospitais, clínicas,consultórios, sempre lotados.Se precisarmos de remoção temos que nos arranjar, pois as ambulâncias( quando se consegue uma)só levam o paciente se já houver leito garantido.E por aí vão os absurdos se multiplicando no serviço privado tanto quanto no público.
Lamentável.
Bjos,
Calu

* Edméia * disse...


*Querido Amigo José Cláudio !!!

*Como você está ?! *Melhor ?!

*Olha, Cacá, de uma forma geral,

a saúde neste país está muito

ruim !!! Te juro que não invejo

nenhum estudante de Medicina e

dou graças a Deus pela minha

filha cursar Engenharia !!!

*Cacá, a família de meu pai

é constituída por muitos

profissionais da saúde - médicos

!!! - e por muitos profissionais

da Educação , principalmente,

professores !!! Por isso, sei

que está tudo muito INdecente e

AUSENTE nessas duas áreas !!!

*Meu Deus !!! Socorrooooo !!!

Quanto ao famoso e tão receitado

Rivotril, nunca o tomei e sou

contra o mesmo ! Não acredito em

ansiolíticos, antidepressivos ...

prefiro pegar o terço e rezar !!!

*José Cláudio, desejo uma

ÓTIMA PRIMAVERA para Você e para

todos os seus !!!

*Fiques com Deus.

*Um abraço.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Cacá se se tem que esperar tudo isso imagina os médicos que nao param de atender...eu me preocupo é com o futuro, pois com a turminha dessa geracao que nao querem nada com os estudos, vao ter o quê? Vao ter que esperar dias na fila para serem atendidos.

Abracos

pensandoemfamilia disse...

Lamentável, não consigo rir...Estamos sem qualquer meio de nois sentirmos acolhidos em nossas questões com a saúde.
A burocracia é a única certeza que temos sobre p que vamos encontrar.
É impressionante a falta de com´promisso, de ética das pessoas em suas respestivas funções.
Precisamos nos indignar....
Espero que esteja bem.
Saudades.
bjs

Anônimo disse...

Que horror, Cacá! Simplesmente não tem o que dizer!!! Ou tem? PQP!!!!!
bj

Tais Luso de Carvalho disse...

rsrsrsrs, a coisa tá feia, amigo!!!
E vai piorar... ainda bem que você está bem! Até os 'particulares' estão ficando meio assim... assim...
beijos
Tais

Adh2BS disse...

Mestre Cacá!
Espero que a saúde esteja em dia; não dá pra confiar mais em ninguém de branco... Procure bem, meu amigo. Eu fiquei "órfão" de cardiologista, a minha se aposentou, deu baixa no CRM e deve estar tricotando pros sobrinhos lá nas serras gaúchas. Levei 2 anos para achar um cardiologista que fosse também homeopata. E achei! Já tem filhos formados, o que o credenciou ante meus olhos descrentes da medicina de hoje.
Grande abraço,
Adh

Unknown disse...

Acho que aqui é igual. Felizmente, ainda não precisei, mas o que ouço... Abração, meu amigo. Tô esperando vocês!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Como vai CACÁ? Saudades deste teus textos incriveis, afastei-me por um tempo, necessário para tentar estruturar-me, bem querendo ou não temos que continuar. Teu texto é bem verdadeiro, é bem isto o que acontece, muita displicência, muita desumanidade, já trabalhei na área e acabei ganhando uma hipertensão, não aceitava que gente não fosse tratada como tal, infelizmente era apenas um peixinho diante dos tubarões, os médicos e enfermeiras me detestavam, cobrava demais, perguntava demais, intercedia demais, hoje estou afastada e entendo que infelizmente sozinha nada poderia fazer mesmo, beijos Luconi

Flor.MCecilia disse...

Um Uai no Mundo,será que perdi meu link jogado ao vento.Ou só é um Uai sem fronteiras,que dificulta a presença aos Jardins.Sucesso amigo.Bjus\Flor*

chica disse...

Voltei pra dizer que concordo contigo lá no comentário;.Precisamos mesmo reunir uma patota legal!Seria o máximo! abração,chica

Cristian disse...

Claro que rir é o melhor remédio, mas não curou todos pensamos que poderia levá-la mais como uma prevenção do que a cura, então eu acho que todos nós devemos pedir ao nosso médico que eu tinha que tomar penvir para se curar de uma dor que estava sofrendo

Anônimo disse...

essa semana fui ao médico, emergência também... estava mal, havia passado uma noite inteira sem dormir, e estava a mais de 20 horas sem conseguir, comer ou ingerir líquidos... passei pela mesma "saga"... e ao entrar na sala do médico que não sei porque também não olhou na minha cara (penso que também não gostou de mim...) Me disse o seguinte, após eu dizer tudo o que estava sentindo... A Sra. pode ficar 3 minutos sem respirar, 3 dias sem ingerir líquidos e 3 meses sem comer, ou seja, não são essas "apenas 24hs que irão matá-la"...

dizer o quê?

vontade de chorar, ou rir... sei lá. E também era particular...

abraço!

Liliane disse...

Cacá, querido amigo (saudade)
Por estas e outras é que eu continuo acreditando na medicina alternativa, no conhecimento riquíssimo dos nossos antepassados.
Precisamos cuidar da alma pra não adoecer no corpo.
De verdade querido, espero que esteja bem.
Grande abraço e se eu não conseguir vê-lo antes do Natal, desejo-lhe muitas alegrias, muita paz e harmonia.

Com carinho
Liliane

Anônimo disse...

[url=http://www.broncosauthenticjerseys.com/]Peyton Manning Limited Jersey[/url]

Well, I guess I havent met any of the others So the seven angels who had the seven trumpets prepared themselves to sound No action is involuntary, including your thoughts Her brain stem, the most primal part of her brain, receives the stimuli and determines that this loud sound could be a threat to her safety

[url=http://www.broncosnflprostore.com/]Peyton Manning Jersey[/url]

I summarize the 'decoding' since it was not dependent on microscopic cross-sectional analysis of single marks but on a determination of the changing strategies involved in a complex sequence of visual, symbolic, problem-solving?This will increase your ebook's perceived value because you'll be giving your customers a way to make money with your ebook To market effectively you must make yourself repeatedly visible to potential clients and referral sources so that they get to know and trust you1

[url=http://www.jjwattjerseys.com/]J.J. Watt Jersey[/url]

Miriam de Sales disse...

CARA,O MELHOR REMÉDIO P/ VC É SENTAR,ESCREVER E PUBLICAR LIVROS.
SEU "VIDA DE PEÃO" FOI "ENGOLIDO" E N/ TEM MAIS PRA VENDER.
aO TRABALHO,GAROTO! RSSS BJKS

Web Statistics