quarta-feira, 30 de março de 2011

AEDO CIBERNÉTICO * - LA CARTA


imagem eulunaluz.blogspot.com

Violeta Parra pode ser considerada a mãe da canção comprometida com a luta dos oprimidos e explorados, tendo sido autora de páginas inapagáveis, como a canção "Volver a los 17", que mereceu uma antológica gravação de Milton Nascimento e Mercedes Sosa. Outra de suas canções, "La Carta", cantada em momentos de enorme comoção revolucionária, nas barricadas e nas ocupações, tem entre os seus versos o que diz "Os famintos pedem pão; chumbo lhes dá a polícia". Mas suas canções não apenas são marcadas por versos demolidores contra toda a injustiça social. O lirismo dos versos de canções como "Gracias a la vida" (gravada por Elis Regina) embalou o ânimo de gerações de revolucionários latino-americanos em momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos, assim como a letra comovedora de "Rin de Angelito", quando descreve a morte de um bebê pobre: "No seu bercinho de terra um sino vai te embalar, enquanto a chuva te limpará a carinha na manhã".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Violeta_Parra

Violeta Parra (1917 - 1967) é considerada a maior folclorista do Chile, bem como fundadora da música popular chilena. Estudou música como autodidata logo aos nove anos, e posteriormente passou a compor canções que moveram as massas revolucionárias do país.

Violeta viajou muito quando tornou-se compositora e cantora reconhecida, mas foi sua viagem à Argentina que rendeu-lhe grande sucesso, não só por sua obra em si, mas por ter encantado a diva Mercedes Sosa, por quem tornou-se muito mais popular, já que esta emprestou às canções mais belas de Violeta sua voz quente e apaixonada.

Fonte : http://barcamor.blogspot.com/2008/03/3-violeta-parra-volver-los-17.html e wikipedia


* Na antiguidade, como a escrita era pouco desenvolvida, o AEDO cantava as histórias que iam passando de geração para geração, através da música. Depois, veio o seu assemelhado na idade média que era o trovador. Hoje, juntado tudo isso com a tecnologia, criei o AEDO CIBERNÉTICO.


PS: ESTA SEMANA VOU PUBLICAR TEXTOS E MÚSICAS DE MEMÓRIAS HISTÓRICAS.






14 comentários:

Arena das Crônicas - Administrador disse... 1

Realmente, uma dupla de peso, caro Cacá. Juntar Violeta Parra e Mercedes Sosa, é contar parte da história política da América latina.

Gênios fortes, versos fortes.

Fantástico.

Marcio

Berzé disse... 2

Bom dia Cacá!
Bom lembrar esses seres especiais q nos deram a honra de passar por este planeta: caso da Violeta e Mercedes.
Seu livro,pode ser comprado em livrarias?
Abração!
Berzé

Quintal de Om disse... 4

É, eu tbm não conhecia. E agora, gostei.

Muito interessante Cacá.

Meu beijo e carinho, querido!

Celina disse... 5

OI CACÃ TUDO DE BOM PARA VC E FAMILIA. AINDA HOJE LEMBRO COM SAUDADE DAS LINDAS CANÇÕES DAS DUAS DIVAS,.ELAS CANTAVAAM COM A ALMA, E NOS ENCANTAVAM. QUE BOM AMIGO VC PRESTAR ESTA JUSTA HOMENAGEM A VOZES DE TANTO SENTIMENTO. UM ABRAÇO PARA VC CELINA.

Celina disse... 6

OI CACÃ TUDO DE BOM PARA VC E FAMILIA. AINDA HOJE LEMBRO COM SAUDADE DAS LINDAS CANÇÕES DAS DUAS DIVAS,.ELAS CANTAVAAM COM A ALMA, E NOS ENCANTAVAM. QUE BOM AMIGO VC PRESTAR ESTA JUSTA HOMENAGEM A VOZES DE TANTO SENTIMENTO. UM ABRAÇO PARA VC CELINA.

Kenny Rosa disse... 7

Cacá, esta sua página é um perfeito deleite sempre.
Obrigado!
Kenny Rosa
(http://cronicandocomvoce.blogspot.com)

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse... 8

Essas músicas são maravilhosas mesmo. Letra e melodia, derretendo corações.

Aquela que Milton Nascimento gravou com Mercedes Sosa, é linda...

Obrigada por compartilhar.

Um grande abraço.
Tenha um lindo dia de paz.

Yasmine Lemos disse... 9

BRAVO,BRAVO CACÁ!!! Violeta uma das vozes mais lindas chilenas
amei!
abração

Cris Medeiros disse... 10

Obrigada pela sua visita e pelo seu depoimento que se confirma que existe possibilidade de sair do vício!

Beijocas

Anônimo disse... 11

Humanidade, conhecimento, história, lições de mestre, é o que sempre encontro aqui. Por falar em mestre, recebi hoje "Arcanjo Isabelito". Não resisti à curiosidade, já li metade da obra. Como eu também "não sou ansiosa, não sou ansiosa, não sou ansiosa"! vou comentar meu parecer da leitura, até aqui realizada: eu me considero privilegiada pela oportunidade de fazer parte dos seus leitores, assim como considero os seus leitores também privilegiados. Nos dias em que a grande maioria, perde horas na frente da TV, com a internet e jogando videogames, a boa leitura trás a oportunidade de realizar atividades diferentes, aprender progressivamente e de maneira atraente, divertida, e com isso aprender a exercer a cidadania. Bom, vou terminar de ler e volto para reforçar o meu pensamento em termos de sua espetacular escrita de valores humanos combinados com a sua maneira ("inata"!) de bom humor. Parabéns. Abraços!

Casal 20 disse... 13

Cacá, olá!

Recebeu meu e-mail com meu endereço? Aguardo. Tentei também entrar em seu outro livro (a vida do bebê), mas não consegui achá-lo lá naquelas listas apresentadas. É sobre o quê? Se você o tiver, pode enviá-lo também.

Abraços sempre afetuosos.

Sabor de Pitanga disse... 14

Conheco o trabalho das duas. Mas, só tive o prazer de conhecer a Mercedes ao vivo, num show em Frankfurt e, se já gostava, passei a amar mais o seu trabalho!

Excelentes!
Abracao Cacá.

Web Statistics